Análise: Virtua Tennis 4 (Wii)

em 02/09/2011

As duas franquias mais famosas de jogos de tênis são, certamente, Top spin e Virtua Tennis. A primeira sempre buscou os jogadores que que... (por Alberto Canen em 02/09/2011, via Nintendo Blast)

CapaAs duas franquias mais famosas de jogos de tênis são, certamente, Top spin e Virtua Tennis. A primeira sempre buscou os jogadores que querem mais realismo; enquanto a segunda, da SEGA, preferiu investir nos jogadores mais casuais, e usa um estilo mais arcade. Como fora lançado um jogo da série concorrente (já analisado pelo Nintendo Blast) antes de ser lançado o novo jogo da série Virtua Tennis, alguma expectativa surgiu em torno de seu próximo lançamento, ainda mais com a promessa da jogabilidade em primeira pessoa, algo inédito até então nos jogos de tênis para videogame. O jogo trouxe a prometida mecânica, mas manteve a sua jogabilidade bastante casual. De fato, são nas mecânicas do jogo que estão contidas as possibilidades de sucesso ou fracasso deste novo game. Vale a pena conferir.

Virtua Tennis sempre foi mais voltado ao estilo arcade, ainda mais se comparado com o seu concorrente direto, Top Spin. Nessa nova versão não foi diferente, e o estilo foi mantido. Contudo, um pouco menos do que antes - ao menos quanto à movimentação, que agora está menos solta - dá para sentir o jogador mais pesado, mais real. Da mesma forma, a reação dos personagens precisa de um tempo entre um golpe e outro.

Para manter o estilo arcade, até um golpe especial está disponível. Basta, para tanto, encher uma barra de energia, para então apertar um botão e desferir a pancada. Mas não espere nada como um Iron Hammer igual ao do Mario em Mario Power Tennis (GC), pois se trata apenas de um golpe mais forte, que pode muito bem ser devolvido sem maiores dificuldades, desde que se perceba a sua direção.

Os controles respondem bem e o jogo traz uma boa progressão na dificuldade. Também os oponentes têm as suas características únicas, o que significa que cada jogador precise de uma estratégia própria para ser batido. Se enfrentar o Fernando González, por exemplo, pode se preparar para um forehand (golpe de direita aplicado pelo destro) bem aplicada e potente, além de ser uma boa pedida explorar o backhand (golpes de esquerda do destro) do chileno. Já ao enfrentar o ex-número 1 do mundo, Jim Courier, que tem golpes muito potentes de ambos os lados, pode se preparar para correr e antecipar bem, pois ele não dá sossego no fundo da quadra.

FedererAs texturas, entretanto, não estão muito boas e os serrilhados são constantes. Os movimentos dos jogadores estão menos comuns, um pouco mais individualizados em relação ao estilo de cada um, mas ainda assim são bem genéricos. O som então, além de poucos, são até vergonhosos de se escutar, algumas vezes parecem grunhidos.

Jogadores profissionais

Apenas 19 jogadores profissionais, entre homens e mulheres, foram disponibilizados para essa nova versão. Uma quantidade um pouco menor do que os 25 de seu concorrente direto, Top Spin 4. Vejamos a lista:

  • 20px-Flag_of_Switzerland.svgRoger Federer VT4 Jogadores
  • 22px-Flag_of_Spain.svgRafael Nadal
  • 22px-Flag_of_Serbia.svgNovak Djokovic
  • 22px-Flag_of_the_United_Kingdom.svgAndy Murray
  • 22px-Flag_of_the_United_States.svgAndy Roddick
  • 22px-Flag_of_France.svgGaël Monfils
  • 22px-Flag_of_Argentina.svgJuan Martín del Potro
  • 22px-Flag_of_Chile.svgFernando González
  • 22px-Flag_of_Germany.svgTommy Haas
  • 22px-Flag_of_Germany.svgPhilipp Kohlschreiber
  • 22px-Flag_of_Italy.svgAndreas Seppi
  • 22px-Flag_of_the_United_States.svgJim Courier
  • 22px-Flag_of_the_United_States.svgVenus Williams
  • 22px-Flag_of_Serbia.svgAna Ivanović
  • 22px-Flag_of_Denmark.svgCaroline Wozniacki
  • 22px-Flag_of_Russia.svgSvetlana Kuznetsova
  • 22px-Flag_of_Russia.svgMaria Sharapova
  • 22px-Flag_of_Russia.svgAnna Chakvetadze
  • 22px-Flag_of_the_United_Kingdom.svgLaura Robson

Modos de jogo

  • IMG_1479WORLD TOUR: é o famoso modo de carreira, no qual é possível criar um personagem customizável. Existem opções suficientes para alterar o rosto, físico, tipo de backhand, forehand e serviço. Este modo é constituído por uma jornada de 4 temporadas para vencer os 4 maiores torneios do mundo na Austrália, França, Inglaterra e Estados unidos. Para tanto, é importante aumentar o seu nível através dos resultados nos jogos, minigames, relacionamento com os fãs e atividades voluntárias, pois tudo isso irá afetar nas taxas do personagem. A forma da jornada do ponto de partida ao torneio final é de uma espécie de tabuleiro do mapa mundial, em que não se pode escolher para onde se quer ir exatamente. As opções são predefinidas, pode ser que apenas 2, 3 e 4 passos sejam possíveis, mas não dar apenas 1 passo, por exemplo. Outro problema é não poder voltar, só se pode andar para frente e também não é possível repetir os minigames. Estes, por sinal, não são tão divertidos e logo se tornam chatos, pois se repetem ao longo da jornada, apenas aumentando a dificuldade conforme o nível do seu personagem também aumenta.

  • ARCADE: essa é uma opção mais rápida e interessante, na qual é possível escolher um dos jogadores profissionais disponíveis; ou 2, caso vá participar em duplas. Os 4 dos maiores campeonatos são jogados em sequência, bastando vencer apenas um jogo para levar o troféu em cada um deles.

IMG_1518

  • EXHIBITION: essa é uma opção que nunca falta (e nem pode), na qual você pode chamar até mais 3 amigos para jogarem entre si.

  • PRACTICE: é o tutorial, mas não ensina tanto assim. Apenas algumas dicas são dadas e o resto é praticar. E essa é mesmo a melhor forma no caso de Virtua Tennis 4, pois os controles são muitos simples e qualquer um consegue dominar o básico com apenas um pouco de prática.

  • PARTY: são alguns minigames disponíveis para quando o jogador cansar de jogar tênis e quiser algo ainda mais casual. Pode ser jogado sozinho ou com até mais 3 pessoas.

IMG_1496

  • MOTION PLAY: esse é o famoso modo em que se pode jogar em primeira pessoa, fazendo uso do controle de movimento do Wii, o Wii remote; também compatível com o Wii Motion Plus.

  • Nintendo WFC: é o modo online, e é bem simples e casual. Você pode jogar contra outras pessoas ao redor do mundo e existe um sistema de ranking que conta as vitórias. Infelizmente, não existe uma opção mais elaborada, do tipo modo carreira ou mesmo nos moldes de um torneio. O que é mesmo uma pena, pois seria muito divertido poder criar seu próprio torneio e convidar os amigos para participar. Algo como Nintendo Blast Open seria uma boa pedida para um novo Grand Slam.

  • MY CLUB: é onde o jogador pode checar o seu progresso e mudar os ajustes do seu kit.

Um passo para frente; dois passos para trás

Wii Motion PlusVirtua Tennis 4 trouxe um avanço ao usar o Wii Motion Plus para jogar com visão em primeira pessoa, o que muitos jogadores já desejavam há algum tempo, até para ter mais aquele sentimento de que se está dentro de uma quadra de verdade. Deu a impressão de ser uma versão beta, com muito a melhorar ainda. Assim como a movimentação que não pode ser feita pelo jogador - o próprio jogo se encarrega disso - a quantidade de golpes também é limitada, contendo apenas o top spin, o slice e uma bola alta chata de responder. Isto é outra desvantagem, pois é difícil pegar o tempo da bola em algumas situações, como a própria bola alta. Mas é até bem divertido e, seja como for, foi um bom primeiro passo (para frente).

Wii Remote HorizontalEm contrapartida, os demais modos de game são todos controlados utilizando o Wii remote horizontalmente, como um controle normal, e não ficou nada interessante. O Virtua Tennis anterior, o 2009, já usava o Wiimote como se espera que ele seja usado, permitindo que o jogador desfira swings como se tivesse uma raquete em mãos. Afinal,  qual a vantagem de ter um Nintendo Wii para jogar um jogo de tênis que leve o jogador de volta aos controles de consoles de gerações passadas. Se fossem estes, ao menos se teria um bom controlador, já que o game não permite nem mesmo o uso do Classic Controller e do controle do GameCube. Foi um verdadeiro retrocesso, de pelo menos 2 gerações, pois até o GameCube faria melhor.

Enquanto isso

Todos já estão familiarizados com a nossa coluna "Enquanto isso", que trata das outras plataformas que não da própria Nintendo. Da mesma forma, esse tópico pretende tratar do jogo Virtua Tennis 4 nos outros dois consoles: Xbox 360 e PlayStation 3.

É praticamente o mesmo jogo em todas as plataformas, não trazendo diferenças além dos controles e do poderio gráfico. Com quem está a vantagem? Depende do gosto de cada um, mas, certamente, não é a versão do Wii. O que acontece é que os concorrentes já se utilizam normalmente de controles que não os de movimento, e o Wii remote, nesse aspecto, só serve como quebra-galho. Se ainda existisse a opção de usar os controles de GameCube ou Classic Controller, como já falado, essa diferença diminuiria bastante.

A comparação gráfica, como é o mesmo jogo, não poderia ter um resultado diferente nos consoles com mais potência, que também tem melhores gráficos e som.

Motion PlayAgora, a grande comparação está na utilização do modo Motion Play, que permite que cada console, finalmente, utilize seus controladores de movimento. E o resultado é bem parecido para os três, não há uma resposta claramente melhor para qualquer um. Tanto o Kinect, do Xbox 360, quanto o PS Move, do PS3, e o Wii Motion Plus têm respostas muito parecidas. Mas, vale lembrar, o uso do Wii Motion Plus se faz necessário, ou então fica quase impossível jogar. A diferença está mais no uso do Kinect, pois o Wii e o PS3 usam uma tecnologia parecida. Não usar um “bastão” pra servir de raquete, ainda é um pouco estranho, pois usar apenas as mãos para rebater as bolas dá uma impressão que se está tentando matar mosquitos. Eis o trailer do Virtua Tennis 4 com o uso do Kinect:

Trailer do Motion Play do Kinect

Prós

  • Motion Play: esse modo é inovador, ao trazer a jogabilidade em primeira pessoa, e divertido, pois a sensação é diferente e instigante.
  • Arcade: os jogadores casuais, que não são poucos, vão gostar do estilo menos realístico.

Contras

  • Controles: são usados horizontalmente, como um controle normal, e não faz uso do controlador de movimentos do Wii, apenas no modo Motion Play.
  • Modo online: muito básico, apenas conta um ranking de vitórias. Não traz a opção de um modo carreira ou de um torneio online – adeus Nintendo Blast Open.
  • Gráficos: ruins e serrilhados.
  • Som: os gritos dos jogadores parecem até grunhidos em alguns momentos – mesmo que alguns, na vida real, realmente façam vergonha.

Virtua Tennis 4 – Nintendo Wii – Nota Final: 6.0

Gráficos: 6.0 | Som: 5.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 6.0


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.