Análise: Pac-Man & Galaga Dimensions (3DS)

em 24/09/2011

“Se Pac-Man tivesse nos influenciado quando crianças, nós todos estaríamos em salas escuras, tomando pílulas e ouvindo música eletrônica ... (por Alveni Lisboa em 24/09/2011, via Nintendo Blast)

image“Se Pac-Man tivesse nos influenciado quando crianças, nós todos estaríamos em salas escuras, tomando pílulas e ouvindo música eletrônica repetitiva”. Acredito que a maioria já deve ter ouvido essa frase. Peraí, não é que influenciou mesmo? Hoje temos boates que tocam música tecno e pessoas que consomem ecstasy para ficar “pilhadões”. Galaga não é tão conhecido quanto a bolota amarela, mas seu nome é familiar a todo gamer. E se a gente juntasse os dois clássicos num só cartucho? Pronto, aí está Pac-Man & Galaga Dimensions, jogo que promete reunir versões modernas e antigas para agradar a todo tipo de jogador.
Primeira coisa que você precisa saber: são 6 jogos no total. Três para Pac-Man e três para Galaga – com um inédito de cada franquia. Uma bela coletânea, diga-se de passagem, mas que não vale o preço de um jogo de 3DS. Continue lendo e você vai entender o porquê.


Uma bolota amarela comilona

imageVamos começar por Pac-Man. O famoso personagem inspirado em uma pizza sem um pedaço de fatia é um sucesso até hoje. É indescritível a diversão que um jogo tão simples consegue proporcionar, mesmo nos dias atuais.

Em Pac-Man & Galaga Dimensions, o jogador poderá escolher entre 3 jogos do amarelinho comilão: o clássico, o Championship Edition e o Tilt, este último desenvolvido exclusivamente para o 3DS. Está com pouca bateria no portátil? Não se preocupe, você vai jogar com o efeito 3D desligado. Nos primeiro imageele não muda absolutamente nada, a não ser uma leve inclinação na tela para lembrar o monitor dos arcades. No Championship você ainda consegue uma leve profundidade, mas nada que influencie a ponto de você deixar o depth slider ativado. No Tilt, ele simplesmente NÃO existe.

“Calma lá, Alveni. Não é esse que foi desenvolvido especialmente para o portátil que exibe imagens em 3D sem óculos da Nintendo?”. Exatamente. A versão exclusiva feita para o 3DS simplesmente não possui suporte ao 3D. Se tiver algum funcionário da Namco aí, poderia me explicar isso?


Malditos Insetos Espaciais

imageSe hoje você joga Star Fox 64 3D, agradeça à Namco. Junto com Space Invaders, Galaga é o precursor dos shooters aeroespaciais, tão populares na década de 90. Ele não ficou tão famoso quanto o “primo rico”, talvez, por ser bem mais difícil. Em vez de inimigos estáticos que apenas atiram em você, Galaga tem inimigos que partem para cima de você e se movem o tempo inteiro. Você tem que desviar deles, fugir dos seus tiros e ainda acertá-los para acabar com a agonia o mais rápido possível. Espere morrer várias vezes na primeira fase, caso não esteja familiarizado.

Galaga também reúne o jogo clássico, a versão psicodélica chamada Legions e a vimageersão exclusiva chamada 3D Impact. O Galaga clássico segue a mesma linha do Pac-Man – só o jogo tradicional com a inclinação na tela. O segundo é um port da versão lançada para Xbox 360. Os efeitos em 3D também não fazem falta alguma, mas pelo menos o visual colorido e hipnotizante vale a pena. O terceiro jogo, o exclusivo, busca uma renovação da série: retirando a perspectiva em terceira pessoa e colocando o jogador dentro do cockpit da nave. Aqui, sim, o efeito 3D faz toda a diferença.


Dissecando os seis games

Pac-Man

imageimage 
O jogo clássico que consiste em comer todas as 240 bolinhas do cenário sem ser capturado pelos fantasmas. Existem 4 pílulas especiais que dão super poderes a Pac-Man, permitindo que ele coma os inimigos. Para ganhar mais pontos, você deve comer as frutas que aparecem por tempo limitado. O interessante é que cada fantasma tem uma inteligência artificial diferente: o vermelho Blinky tenta sempre ficar na sua cola; o azul Inky sempre tenta antecipar seu próximo movimento; o rosa Pinky é bem rápido e difícil de despistar; e o laranjado Clyde tem uma característica parecida com o vermelho, só que bem mais lento. Só cuidado para não ficar encurralado, porque aí é game over na certa. Você pode escolher entre uma máquina de fliperama da vertical, outra na horizontal ou apenas uma tela simples.

Pac-Man Championship Edition

imageimage 
Segue a mesma linha do jogo clássico, porém mais dinâmico. O game é todo disputado num único cenário, apenas com mudanças no nível de dificuldade. Quanto mais pílulas e frutas você come mais ágil e complexa vai ficando a disputa. O jogo não tem fim: ele só acaba quando você perder todas as vidas. Há alguns modos de jogo que se diferenciam apenas pelo formato do labirinto e/ou a velocidade do jogo. Seria interessante se ele tivesse um sistema de multiplayer local. Mesmo assim, é o mais divertido da coletânea.

Pac-Man Tilt

imageimage 
O jogo em 3D sem 3D. Aqui a mecânica é totalmente diferente. Tilt é um jogo de plataforma cujo objetivo é coletar o maior número de pílulas, encher o medidor de especial para conseguir comer os fantasmas e chegar ao final da fase no menor tempo possível. Ao longo dos estágios você precisa superar os desafios usando o giroscópio do 3DS e um pouco (só um pouco) da sua inteligência. As fases são chatas e a mecânica não é nada confortável, fazendo com que você tenha que inclinar o videogame e pular ao mesmo tempo. Por exemplo: se uma plataforma não é alcançável apenas com o pulo de Pac-Man, você pode dar uma inclinadinha no cenário e facilitar a vida do nosso herói. image

São 25 fases regulares e 5 extras. Para liberar a próxima, é preciso superar a atual. Portanto, se você empacar em alguma delas, já era. Para abrir as extras, é preciso conquistar determinado número de medalhas de ouro – obtidas quando você consegue coletar tudo da fase em um tempo perfeito. Confesso que não é das tarefas mais simples conseguir ouro em determinados estágios.

Galaga

imageimage 
Destrua os alienígenas antes que eles destruam você. Você deve atirar em todos os inimigos para avançar nas fases. O problema é que eles te atacam, atiram e se movem constantemente, dificultando a mira. E o pior: eles se organizam em formações distintas e atacam juntos. Cada inimigo tem uma tática diferente, o que complica (e muito) a sua vida. A seu favor você tem o tiro simples, o tiro triplo e a possibilidade de acoplar numa nova nave. Você aumenta o poder de fogo, mas fica com mais probabilidade de ser atingindo. O ideal é usar a nave extra nas fases de bônus como forma de garantir pontos adicionais. Assim como em Pac-Man, você pode escolher qual tipo de fliperama deseja jogar.

Galaga Legions

imageimage 
O objetivo aqui continua sendo o mesmo do Galaga original: destruir os insetos espaciais. Você pode se mover por toda a tela e atirar para frente ou para os lados. Há dois modos disponíveis: o Adventure e o Championship. No primeiro, o objetivo é destruir os inimigos para completar as cinco fases. Cada uma possui um cores diferentes e enormes hordas de inimigos que atacam com estratégias diferentes. O modo Championship é semelhante ao do Pac-Man: sobreviva o tempo que puder para conseguir o maior placar. O desafio é alto e a mecânica é agradável. O que mais chama atenção é o visual bonito e pra lá de psicodélico. Essa Namco vai acabar sendo processada por apologia das drogas psicotrópicas...

Galaga 3D Impact

imageimage 
De forma bem resumida, Galaga 3D Impact é um shooter espacial – igual ao o original – com movimentação predeterminada – semelhante a Star Fox. Assim como em Pac-Man Tilt, o jogo faz uso dos sensores de movimento do portátil para permitir um maior campo de visão durante o jogo. O conceito é bem interessante e teria tudo para ser sucesso. Teria, porque não é.

Infelizmente o visual, apesar do 3D interessante, é muito aquém do potencial do portátil. A sensação é de um game de Nintendo 64, tamanha falta de polimento. A câmera buga se você mover muito o 3DS. Fui fazer um teste para enxergar o cockpit inteiro e fiquei preso! Os insetos me detonando e eu lá olhando para a minha imagecadeira atrás de mim...

O jogo é bastante repetitivo fazendo com o que o mais paciente dos jogadores perca o interesse logo na terceira fase. Não existem checkpoints ou continues. Se você morrer, prepare-se para começar tudo de novo. O que era para ser um desafio extra tornou-se um desmotivador. Como o jogo peca na diversão, não dá vontade alguma de recomeçá-lo após desperdiçar todas as suas preciosas vidas.

Nostalgia com pitadas de decepção

As versões clássicas, apesar de toda a nostalgia, são comprometidas pelo tamanho reduzido da tela. É bem complicado para míopes conseguirem enxergar bem um pontinho vindo em sua direção em Galaga, por exemplo. imageSeria muito melhor se ambos usassem as das telas.

E cadê o multiplayer? Sei que isso não é prioridade em coletâneas, mas a graça de Pac-Man e Galaga é competir com os amigos para ver quem consegue a maior pontuação. Foi assim que eles fizeram sucesso nos arcades. Nenhum dos 6 games possui suporte para jogar com os amigos. O ranking online até ajuda no quesito comparação, mas não tem o mesmo impacto de jogar com uma pessoa.

O ponto alto são as músicas e sons clássicos. Como é bom escutar o tema inicial ou o triste efeito sonoro anunciando a morte de Pac-Man. O mesmo vale para Galaga e seu som de tiro característico ou abertura empolgante.

imageHá também uma pequena animação 3D sobre Pac-Man que é terrível. Não é engraçada, não é interessante, não faz jus ao clássico. Enfim, eu não faço a mínima ideia do motivo da Namco tê-la inserido.

Os games que valem a compra são os que saíram para a Xbox Live e para a PlayStation Network: Pac-Man Championship e Galaga Legions. Por isso, US$ 40 é um preço bem elevado – cada um custava US$ 5. Apesar da Namco ter se esforçado para criar dois games exclusivos, estes são totalmente dispensáveis. As ideias foram boas, mas a execução deixou muito a desejar. A versão clássica, mesmo com a tela pequena, ainda é mais divertida do que os novos jogos.

Infelizmente, Pac-Man & Galaga Dimensions é um daqueles jogos que ninguém faz questão de ter no acervo. Se você tem uma grana sobrando (e é muito fã dos dois jogos) compre a coletânea. Se não, nem perca tempo.

Prós

  • Pac-Man e Galaga
  • Alto desafio
  • Ports do Xbox 360 e PS3

Contras

  • Mecânica truncada
  • Visual feio e pouco trabalhado, na maioria das vezes
  • Efeito 3D não serve para nada
  • Repetitivo e enjoativo
  • Falta de conteúdo para prolongar a vida útil
Pac-Man & Galaga Dimensions – 3DS – Nota Final: 6.0
Gráficos: 6.0 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 5.0 | Diversão: 6.0

Iguana MallPac-Man & Galaga Dimensions nos foi gentilmente cedido para análise pela Iguana Mall.

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.