Na semana passada, o Nintendo Blast publicou um Top 10 com os games do GBA que muita gente acabou não jogando ou deixou passar desapercebido em meio a grande quantidade de títulos memoráveis do portátil. Dando sequência nessa temática, vamos apresentar hoje o Top 10: Melhores games de corrida do GBA, que traz algumas figurinhas carimbadas e vários outras pequenas surpresas. Quer conferir?
*Esse post foi escrito e elaborado com a ajuda de Caio Domingues, diagramador da Revista Nintendo Blast.
-
10. F-Zero - GP Legend – Nintendo
O segundo jogo da série lançado para o GBA trazia melhorias significativas em relação ao primeiro, F-Zero Maximum Velocity. Baseado no popular anime produzido na época, GP leva o mesmo nome da produção para TV e apresenta cenários e personagens vindos de lá – são mais de 30, além de 150 missões. Apesar da grande dificuldade, que deixa o game por vezes bastante frustrante, GP Legends tem fases bem construídas, mas o design de pistas deixa um pouco a desejar, assim como a progressão da história. No mais, é um grande título do portátil – em todos os sentidos.
-
9. Konami Krazy Racers – Konami
Um dos games da linha inicial de títulos do console e praticamente um clone de Mario Kart, o game apresenta vários elementos vindos de lá: pistas desafiadoras, itens especiais e trapaças. Formula certeira, trilha sonora empolgante e personagens carismáticos também estão no pacote. Os gráficos são bem simples, mas nada que comprometa a experiência de jogo. Há elementos bem legais, como a necessidade de licenças para ter acesso a outras pistas, campeonatos e afins. Krazy Racers saiu antes do Mario Kart, porém não popularizou como o clássico da Nintendo.
-
8. Need For Speed Underground 2 – EA Games
Com um visual relativamente bom, considerando as capacidades do console, trilha sonora impecável, com boas musicas e efeitos sonoros, e um belo repertório de pistas, Underground 2 foi uma grata surpresa. Alguns jogadores mais exigentes podem dizer que tudo fica repetitivo demais com o tempo, mas não dá pra reclamar, não é? Pra quem gostava de `tunar`os carros, ainda existia essa possibilidade, bem como vários elementos destraváveis.
-
7. Colin McRae Rally 2.0 – Ubisoft
Com pistas divididas ao longo de seis países diferentes, licenças de cinco marcas e multiplayer para até quatro jogadores, a versão para GBA de Colin McRae Rally 2.0 é simplesmente formidável. Além da boa quantidade de conteúdo, o game ainda apresenta uma jogabilidade extremamente bem balanceada, com veículos que respondem perfeitamente aos comandos e uma física muito bem ajustada. O visual pode não ser aquelas coisas, mas tudo funciona tão direitinho que a gente dá um desconto.
-
6. Rock 'N Roll Racing – Blizzard
Um dos grandes clássicos do Super Nintendo, Rock’N Roll Racing ganhou um port para o GBA em 2003. Apesar de pequenos desajustes nos controles, o game se tornou ainda mais dinâmico e divertido ao se tornar portátil, graças a fidelidade ao original e a melhoria sensível na resposta dos controles. Se juntarmos no pacote uma grande quantidade de pistas, uma trilha sonora fantástica e muito desafio, temos como resultado final um game sem precedentes.
-
5. GT Advance: Championship Racing – THQ
Apesar de bem simples e aparentemente sem muitos atrativos, GT Advance foi um dos games mais legais da primeira leva do GBA. Apresentando uma boa quantidade de carros e pistas, o game era claramente inspirado no clássico Top Gear, tanto que sua jogabilidade é bem fácil e simples, exatamente como no clássico do SNES. Fez tanto sucesso que teve duas continuações lançadas também para o Advance, que para alguns são ainda melhores que esse primeiro.
-
4. Moto Racer Advance – Ubisoft
Outra grata surpresa do portátil, Moto Racer apresenta vários elementos interessantes de jogabilidade, como a presença de vários movimentos que exigem grande perícia do jogador. Mas o grande destaque é, sem dúvida, o motor gráfico extremamente veloz, que mistura cenários em duas e três dimensões de uma maneira bem competente. Há muita diversão aqui e isso é motivado principalmente porque há vários estilos diferentes dentro de um mesmo game, como motocross e GP Racing. Bem legal, pode acreditar.
-
3. Racing Gears Advance – Orbital
Sim, você deve estar surpreso com essa posição para um game tão desconhecido. Não se deixe enganar: aqui está um dos títulos mais incríveis do GBA. Com um excelente design de pistas e a presença de muitos elementos de estratégia, o game tem uma grande dificuldade, o que por si só é louvável. Com um modo single player longo e desafiador e um visual bem competente, Racing Gears tem algumas pequenas falhas, mas consegue ficar enroscado no seu GBA por tempos. E olha que nem somos assim tão fãs do gênero…
-
2. F-Zero Maximum Velocity – Nintendo
Primeiro grande game do GBA, F-Zero Maximum Velocity, consegue ser um dos mais desafiadores, complexos e bonitos títulos do console, mesmo fazendo parte da leva inicial de games da plataforma. Com vários novos veículos e pistas, o game se tornou ainda mais complexo, graças a adição de vários pequenos elementos para ampliar a experiência – como um maior balanceamento na dificuldade das pistas e a presença de uma quantidade maior de veículos com características variadas. Era um game muito legal pra se jogar com os amigos, principalmente porque ainda existia a possibilidade de jogar com mais três outros jogadores utilizando um único cartucho. Sensacional, né?
-
1. Mario Kart Super Circuit
É Mario Kart... precisa dizer o que mais? Como se não bastasse o nome que carrega, Super Circuit foi o primeiro game portátil da série e mesmo com pequenos problemas decorrentes da capacidade técnica do GBA, ainda é um dos games mais divertidos de toda a franquia. São 20 pistas inéditas, isso sem contar a possibilidade de jogar novamente todas as vindas do Super Nintendo. Apesar de não apresentar personagens ou itens que se destacam (praticamente tudo era vindo dos games anteriores da série), SC acrescentou muito para a experiência de jogo, já que possuía uma melhor sensação de velocidade e era portátil. Precisa de mais alguma coisa? Clássico instantâneo.
E você lembra de mais algum clássico do gênero? Se lembrar, conte pra gente!