Top 10

Top 10: Armas da série Metroid

No Top 10: Armaduras de Samus Aran , você conferiu como a Power Suit de Samus Aran pode assumir diferentes formas e características. Dessa v... (por Rafael Neves em 19/08/2011, via Nintendo Blast)

BeamsNo Top 10: Armaduras de Samus Aran, você conferiu como a Power Suit de Samus Aran pode assumir diferentes formas e características. Dessa vez, vamos listar as melhores munições absorvidas pela armadura durante os vários jogos da incrível série Metroid. Assim como outras matérias aqui do Nintendo Blast, esta faz parte de nossa comemoração ao aniversário de 25 anos da série Metroid. E então, quão serão os 10 melhores tiros desferidos pela caçadora Samus Aran? Clique no “Continue Lendo” e descubra!

10. Grapple Beam

Grapple_BeamTalvez não seja exatamente um tiro, mas não é só por possuir o sufixo “Beam” que o Grapple Beam entra nesta lista, mas sim por sua versatilidade, o que o torna parte integrante desse seleto Top 10. Com o Grapple Beam, Samus pode alcançar lugares inacessíveis com o pulo convencional usando-o como corda para se lançar de uma plataforma à outra e, dessa forma, reduzir as distâncias. Não é, normalmente, um dos primeiros power-ups a ser adquirido nos muitos jogos em que aparece. Desde Super Metroid (SNES), sua presença é notável em toda a série, com exceção para Metroid II: Return of Samus (GB) e Metroid Fusion (GBA). Torna-se obsoleto quando o jogador adquire, por exemplo, o Screw Attack.

Grapple_beam_PrimeEm Super Metroid e Metroid: Other M (Wii), o Grapple Beam (ou Grappling Beam neste primeiro) é lançado a partir do canhão de Samus. Em Metroid Prime (GC) e Metroid Prime 2: Echoes (GC), o Grapple Beam é lançado por um suporte no braço esquerdo de Samus (o que não traz um canhão embutido). No entanto, Metroid Prime 3: Corruption coloca o Grapple Beam na luva de Samus, o que permite usar outras adições ao Grapple e sincronizar os controles de jogo (Wiimote na mão direita e Nunchuck na esquerda) aos braços de Samus (um para atirar e outro para o Grapple). Além disso, neste game, o Grapple Beam é chamado de Grapple Swing pela variedade de power-ups com o nome “Grapple”.

Grapple_LassoComo já dito, há diferentes formas além do tradicional Grapple Beam que são inauguradas com Prime 3. O Grapple Lasso, por exemplo, permite a Samus agarrar e puxar à distâncias pedaços do cenário que estejam obstruindo a passagem ou para resolver puzzles, além de ser bem útil na hora de retirar o escudo de Space Pirates.

Além desse, o Grapple Voltage (para transmissão/absorção de energia), sua versão para o Hyper Mode e a habilidade da nave de Samus de carregar cargas pesadas também são variações do Grapple Beam inaugurado lá no Super Nintendo. Não podemos esquecer também, que o Grapple Beam é um dos golpes de Samus em toda a série Super Smash Bros.

9. Wave Beam

Wave_Beam_UpgradeUm dos tiros mais antigos da série (começou no primeiro Metroid para NES), o Wave Beam marca presença em quase todos os jogos da série e, nos poucos em que foi deixado de fora, há sempre um tiro com funções semelhantes à dele. O Wave Beam (como o próprio nome já diz) atira “ondas de energia”. Pode ser tanto um upgrade para os tiros de Samus como um tiro totalmente independente, uma diferença que acompanha a mudança da série do 2D para o 3D. Por vezes, o Wave Beam é capaz de atravessar paredes.

Wave_BeamEm alguns games bidimensionais como Metroid, Metroid II e Super Metroid, o Wave Beam transforma o tiro de Samus em uma onda sinuosa de energia. Em outros, como Metroid: Zero Mission, ele é representado por projéteis que se cruzam. Já em Metroid Fusion, fica difícil saber os efeitos específicos do Wave Beam, uma vez que Samus o adquire já possuindo o Charge, Wide e Plasma Beam. Nesses games, o Wave Beam é capaz de passar por entre paredes.

254551-metroid_25_superJá em Metroid Prime, o Wave Beam é um dos tiros elementais, especificamente do elemento da eletricidade. Não se trata de um upgrade, mas de um tiro independente. O formato do canhão quando usado o Wave Beam é copiado posteriormente no Light Beam e Nova Beam. Quando atirado, o Wave Beam emite três raios roxo-rosa que não atravessam paredes, mas que, quando carregados, lançam um único tiro lento, mas teleguiado. Apesar de ser um game em 3D, Other M faz uso de um Wave Beam semelhante ao de games em 2D.

WaveSkree

8. Plasma Beam

Plasma_BeamO Plasma Beam é outro famoso tiro na série Metroid. Ele segue o mesmo exemplo do Wave Beam: enquanto nos games em 2D é um mero update dos demais tiros, na série Prime ele é uma arma própria. O Plasma Beam é frequentemente usado nos games da série Metroid e, assim como outros itens bem tradicionais, fazem parte da cultura gamer como um dos power-ups mais conhecidos.

Day6Nos games em 2D, como Zero Mission e Metroid Fusion, o Plasma Beam é um upgrade para os demais tiros, que dão a eles a capacidade de atravessar inimigos, podendo acertar um outro que esteja atrás do primeiro ou anular defesas como a Varia Suit de SA-X em  Metroid Fusion. Um detalhe interessante é que o Plasma Beam não pode ser usado em conjunto com o Spazer Beam em Super Metroid, caso contrário, haverá bugs que criam tiros cujos comportamentos são bem estranhos, como o “Murder Beam”.

Space_Pirate_PlasmaJá na série Prime, o Plasma Beam é um tiro de alta temperatura capaz de derreter estruturas e levar o gelo ao estado líquido ou gasoso. Não é mais um acréscimo, mas um tiro novo. Em Metroid Prime, possui o formato do canhão do Annihilator Beam de Prime 2, enquanto em Metroid Prime 3, ele possui o formato do Dark Beam de Prime 2. É uma das armas do caçador de recompensas Ghor em Prime 3.

Other M, por sua vez, apresenta um Plasma Beam de cor esverdeada e meio eletrificado. O tiro recupera sua habilidade de transpassar por inimigos e, neste game, é o mais forte do arsenal de Samus. Em inimigos como Ridley, torna-se essencial. No entanto, há certos inimigos opacos ao Plasma Beam, como a Queen Metroid. Antony Higgs, um soldado da Federação Galáctica, também parece possuir uma espécie de Plasma Beam.

Other_M_Plasma_Beam

7. Imperialist

imagesTodo FPS tem aquela arma ou aquele personagem que parece ter sido feito exclusivamente para se tornar um sniper. Embora a série Prime seja jogada em primeira pessoa, ela está mais para um FPA (First-Person-Adventure) do que um FPS (First-Person-Shooter), no entanto, há um game da série que tende mais para os tiroteios e menos para a aventura, e é nele que mora o Imperialist. Em Metroid Prime Hunters, Samus adquire várias munições vindas de outros caçadores de recompensas e uma delas é o Imperialist. O tiro tem todas as características para seduzir o jogador à tática de “ficar de tocaia atirando de longe”, ou também chamado de camper.

metroidph_003-largeCom o Imperialist, basta apenas um headshot para pulverizar seus adversários no multiplayer de Prime Hunters. Mas, no calor da batalha, é difícil conseguir acertar a cabeça dos inimigos. Para facilitar, a arma permite que você dê zoom na mira apertando o botão R. Dessa forma, é só ir para um lugar seguro, aproximar a mire e estourar os miolos de quem aparecer. Se isso não é o bastante para torná-lo um sniper, que tal tentar usar o Imperialist com o caçador Trace.?Como é possível escolher dentre outros caçadores de recompensas no multiplayer, é só escolher o que tiver afinidade com sua arma preferida. Com Trace, além de expandir a mira, o botão R também permite a ele ficar invisível. É ou não é perfeito para uma tocaia?

 

Imperialist

A única parte ruim do Imperialist é sua demora entre cada disparo. Quando se atira cada jato de luz vermelha, é preciso alguns instantes para outro projétil ser lançado. O tempo entre um e o outro parece ser curto, mas, no calor da batalha, é crucial. Ainda mais quando o jato de luz vermelha é um grande “denunciador” de um sua localização no campo de batalha. Assim como os outros tiros em Prime Hunters e Prime 2, utiliza munição limitada para dinamizar as partidas.

Veja aqui como um jogador bem treinado por ser fenomenal com o Imperialist!

6. Light Beam

Light_Beam (1)Metroid Prime 2: Echoes é um game que mistura bem esses conceitos antagônicos de luz e trevas, yin e yang. Há o planeta Dark Aether e o Aether, a armadura Dark Suit e a Light Suit, logo, não seria de se estranhar que tivéssemos um Light Beam. Exclusivo de Prime 2, o Light Beam é obtido em Dark Aether (talvez uma relação com o yin e yang) e permite a Samus disparar feixes de luz com propriedades semelhantes ao Plasma Beam de Prime. O canhão do Light Beam segue o formato do Wave Beam de Prime e do Nova Beam de Prime 3.

LightblastOs Luminoth (povo que vivia em Aether) criaram o Light Beam na esperança de conter as criaturas de Dark Aether, uma vez que a invenção do Dark Beam não trouxe resultados satisfatórios. O Light Beam, por sua vez, é muito efetivo contra criaturas das trevas, mas não tem nenhuma vantagem contra a Dark Samus (apesar do nome, é um ser feito de Phazon e não proveniente de Dark Aether). Cada disparo consome uma munição de luz, enquanto um Charge Beam dispara cinco projéteis luz que deixam o adversário em chamas: o chamado Light Blast. Há ainda um power-up opcional para quem gosta de explorar o jogo que permite o disparo do Charge Combo do Light Beam. Chamado de Sunburst, consome 30 disparos e 5 mísseis e permite criar um verdadeiro “sol” que destrói inimigos por um certo tempo. Perfeito contra os adversários mais lentos ou fixos em um lugar só.

LightblastO alcance do Light Beam é curto e há um pequeno delay entre seus disparos, além do fato dos projéteis serem feixes de luz contínuos. Essas duas últimas características são semelhantes ao Imperialist. Mesmo assim, é um tiro muito vantajoso contra seres de Dark Aether e permite abrir portais para Aether e portas em Dark Aether, além de ativar campos de proteção contra a atmosfera de Dark Aether e aumentar a eficácia de campos de proteção eternos e temporários.

Sunburst_on_an_IngsmasherMesmo que a munição acabe, é possível carregar um tiro fraco que não consome munição, mas que permite abrir portas e portais, o que impede o jogador de ficar preso em certas salas caso a munição chegue a zero. No multiplayer de Prime 2, o Light Beam é um dos tiros mais úteis pela sua capacidade de deixar os outros jogadores em chamas, o que inflige danos a eles continuamente por algum tempo. Nesse ponto, há uma simetria com o Plasma Beam de Prime e Prime 3.

5. Dark Beam

DarkbeamEnquanto o Light Beam é adquirido em Dark Aether, é em Aether que está o Dark Beam, outro tiro exclusivo de Prime 2. Criado pelos Luminoth, utiliza energia das trevas para disparar glóbulos circulares com capacidades congelantes eficientes contra criaturas de Aether. É o primeiro tiro a ser absorvido pela Power Suit em Prime 2, fora o tradicional Power Beam que já vem acoplado à armadura pelo canhão embutido no braço.

Dark_beamOs Luminoth criaram o Dark Beam na esperança de conseguir uma arma que derrotasse as criaturas Ings de Dark Aether, que ameaçavam os Luminoth, mas provou não ser tão eficaz assim. Seus disparos, como já dito, são espécies de bolotas pretas-roxa que giram entre si até acertarem o alvo e se dispersarem. Quando carregado até o fim pelo Charge Beam, o Dark Beam emite um aglomerado maior de bolotas que, além de ser uma forma fácil de eliminar criaturas de Aether, deixa os inimigos congelados, o nome desse ataque é Entangler. Experimento usar o Charge Combo do Charge Beam, que cria um verdadeiro buraco negro chamado de Darkburst pelo preço de 30 munições de Dark Beam e 5 mísseis.

DarkburstMas não é só o fator congelante que o aproxima do Ice Beam, o Dark Beam deixa o canhão de Samus num formato semelhante ao Ice Beam de Metroid Prime e ao Plasma Beam de Prime 3. Assim como no Light Beam, é possível disparar um Dark Beam bem fraco, mesmo que a munição tenha chegado ao fim. O Dark Beam não possui um intervalo de tempo muito grande entre cada disparo, o que torna-o uma arma fatal no multiplayer, ainda mais por ser congelante. No entanto, os disparos locomovem-se mais lento do que no Light Beam. Além de tudo isso, o Dark Beam neutraliza campos de proteção contra a atmosfera de Dark Aether, sejam fixos ou não, e abre portais para Dark Aether quando estão disponíveis. Não há qualquer relação entre Dark Samus e o Dark Beam, como já dito no texto sobre o Light Beam.

4. Ice Beam

Ice_Beam_UpgradeCom exceção de Prime Hunters, Prime 2 e Prime 3, todos os games da série Metroid possuem o Ice Beam como um dos power-ups mais úteis e um dos mais famosos também. Mesmo nos games que não o possuem, há, por vezes, substitutos, como o Dark Beam em Prime 2, o Judicator em Prime Hunters e o Ice Missile em Prime 3, todos com capacidades de congelar inimigos. É essa a habilidade chave do Ice Beam: congelar. É um dos tiros mais poderoso entre os games em que figura, inclusive é uma arma que salva a vida de Samus, por exemplo, em Metroid Fusion. Inclusive, o site de Metroid Prime se referia ao Ice Beam como “uma das táticas favoritas de Samus”.

Ice_Spreader_MUCH_BETTER_QUALA eficácia do Ice Beam vem de sua capacidade de congelar inimigos e torná-los muito frágeis a impactos intensos como, por exemplo, o de um míssil. Essa estratégia de congelar e estourar funciona perfeitamente com Metroids, uma das criaturas mais perigosas da série. Essa vulnerabilidade do Metroid ao frio é a causa de Samus não conseguir absorver o Ice Beam em Metroid Fusion, uma vez que, neste game, a caçadora encontrava seu DNA misturado ao código genético de um Metroid.

Lethal_Strike_Goyagma_Pyrosphere_HD

Ice_beamEm Metroid Prime, o Ice Beam utiliza um formato de canhão equivalente ao Dark Beam de Prime 2 e ao Plasma Beam de Metroid Prime 3. Neste game, os disparos tem um espaço de tempo maior entre cada um, semelhante ao Light Beam. Além disso, os projéteis são literalmente pedras de gelo, enquanto nos games em 2D, o Ice Beam é um raio azul congelante e mais rápido que em Prime. No entanto, em sua aparição em 3D, o Ice Beam possui como expoente máximo o Ice Spreader, que, ao custo de 10 mísseis, lança um extenso raio congelante que, ao se chocar com algo grande, explodirá formando uma camada de gelo espessa. Diferentemente de Metroid Prime, o Ice Beam é usado, muitas vezes, na resolução de puzzles e para alcançar outras plataformas congelando inimigos e usando-os como ponte. É o caso daquelas criaturas flutuantes vistas, por exemplo, em Super Metroid.

3. Omega Cannon

Omega_CannonEm Metroid Prime Hunters, apesar do principal foco ser o multiplayer online e local, há uma trama por trás do jogo. Nela, Samus e outros caçadores são chamados por uma mensagem telepática para o sistema Alimbic. Movidos cada um por sua ganância, os caçadores de recompensas explorarão diversos planetas atrás da arma suprema deixada pelo povo Alimbic. Acredita-se que seja essa arma o “Omega Cannon”, um tiro extremamente poderoso que Samus utiliza na luta final contra Gorea. E digo “acredita-se” por que essa é uma das armas mais misteriosas da série Metroid.

Em Hunters, o Omega Cannon é obtido quando nenhuma outra arma parece ser eficaz contra a forma final de Gorea. É um arma com um aparente poder de fogo nuclear, pois emite radiação gama. Apesar de ser famosa pelo singleplayer, também é possível obtê-la no multiplayer. No estágio Oubliette da ação para múltiplos jogadores, o Omega Cannon pode ser absorvido no topo da fase. Seu disparo é único e lento, mas tem um poder de destruição fenomenal. Abaixo há algumas curiosidades sobre o Omega Cannon:
  • É possível que o Omega Cannon seja a arma mais poderosa de toda série Metroid, mais ainda do que o nº1 desse Top10.
  • Talvez o Omega Cannon só seja fatal para a raça Alimbic, exceto por sua aparição no multiplayer.
  • Omega Cannon é a única arma obtida no singleplayer que tem munição infinita.
  • Trata-se da única arma que não altera algum detalhe no canhão de Samus.
  • Essa é a arma cujo projétil se move mais lentamente em toda a franquia
  • O item que concede o Omega Cannon emite radiações que lembram a atmosfera de Dark Aether e o Phazon.
  • Na descrição da arma, é dito que ela causa efeitos colaterais ao usuário. No entanto, Samus não demonstrou nenhum efeito. É possível que a Power Suit a tenha protegido disso, ou, talvez, os efeitos venham com o passar do tempo, afinal, a radiação emitida pela arma pode ser cancerígena.

2. Annihilator Beam

AnnihilatorbeamOk, já listamos o Dark Beam e o Light Beam, mas o que acontece quando unimos o yin e o yang no canhão de Samus? Os Luminoth já haviam pensado numa arma que usasse tanto a munição Dark quanto a Light e colocaram essa tecnologia na criatura Quadraxixis feita por eles. Quando Quadraxixis é tomado pelos inimigos dos Luminoth, os Ing, Samus precisa derrotar o ex-aliado para recuperar o Annihilator Beam. Mais um tiro exclusivo de Metroid Prime 2, é a arma mais poderosa encontrada no game e eficaz em todas as criaturas, sejam elas de Aether ou de Dark Aether.

beam_img04O Annihilator Beam tem um disparo veloz, comparável ao do Power Beam, e incríveis capacidades teleguiadas. Logo, é uma arma de poder de fogo intenso, rápida e que persegue os inimigos, mesmo sem travar a mira neles. Quando carregado pelo Charge Beam, o Annihilator Beam dispara o Disruptor, um tiro que não é teleguiado, mas que resulta numa explosão imensa com efeitos elétricos paralizantes. Algumas características se assemelham ao Wave Beam de Metroid Prime, mas o formato do canhão é equivalente ao do Plasma Beam de Prime. Se considerarmos o Annihilator Beam semelhante ao Wave, o Dark ao Ice e o Light ao Plasma, temos uma simetria perfeita entre as armas de Metroid Prime com as de Metroid Prime 2.

Sonic_Boom_testInteressante é que, quando o Annihilator Beam é usado em campos de proteção contra a atmosfera de Dark Aether, ele tanto os energiza ao máximo (efeito do Light Beam) quanto atrai criaturas para lá, onde recebem dano (efeito do Dark Beam). O potencial máximo do Annihilator Beam é visto quando usado seu Charge Combo, o Sonic Boom (não, não é o golpe de Street Fighter). Com esse disparo, que consome 30 munições tanto Light quanto Dark e 5 mísseis, cria-se uma maciça distorção no espaço-tempo. Esse tipo de efeito é bom de ser visto ativando o Echoes Visor, que detecta ondas sonoras. Annihilator_Beam_3Inclusive, muitos puzzles só são solucionados aliando essa arma a este visor.

No multiplayer de Prime 2, o Annihilator é raro de ser encontrado, mas, quando você o obter, fará a festa com seus tiros teleguiados! A munição é limitada, mas é possível curtí-lo por um tempinho em quanto pulveriza seus melhores amigos sem um pingo de dó.

 

1. Hyper Beam

Muito bem, aqui chegamos ao expoente máximo em questão de armas da série Metroid. o Hyper Beam (embora o Omega Cannon dispute o cargo de mais poderoso tiro) recebe o nosso primeiro lugar por ter marcado bastante os fãs da série Metroid quando é obtido ao fim de Super Metroid. Não há dúvidas de seu indiscutível poder de fogo que afronta até mesmo Mother Brain, mas não podemos esquecer de todo o drama por trás da batalha final de Super Metroid que consagra o Hyper Beam como o melhor tiro da série Metroid!

SuperMetroidHyperBeamPrestes a morrer pelas mãos de Mother Brain, Samus estava a um triz de ver toda a sua missão em Zebes se tornar um esforço em vão. Quando a enorme criatura se prepara para o golpe de misericórdia, eis que surge um imenso… Metroid! Um Metroid dessas proporções deveria causar ainda mais medo à Samus, mas, ao invés de sugar toda a energia da caçadora (ou pelo menos o restinho que sobrou), o grotesco parasita se acopla ao grande cérebro de Mother Brain.

Picture-19 Após absorver muita energia, ele devolve a Samus. Mother Brain não é idiota, ela mata sem piedade o Metroid que, após ser salvo por Samus em Metroid II: Return of Samus, agora tenta manter viva sua “mãe”. Cheia de energia concedida pelo Metrod e tomada pela fúria, Samus dispara o… Hyper Beam! Pulverizando sem dó qualquer vestígio de Mother Brain. Veja a cena original em Super Metroid (abaixo) e a versão remasterizada em Other M (acima).

HyperBeamCorruption

Ok, podem chorar, eu deixo… O Hyper Beam substitui todos os outros tiros obtidos em Super Metroid e utiliza algumas habilidades deles. Capaz de passar por inimigos e qualquer elemento do cenário, é um tiro de várias cores que não pode ser parado por nada, talvez seja tão poderoso por que o Metroid tenha passado a Samus conhecimentos tecnológicos que Mother Brain possuía. Já em Other M, o Hyper Beam é apresentado com um projétil laranja e não multi-colorido, o que se adequa melhor à animação em 3D. Mas esta arma não aparece apenas em Super Metroid, e não estou falando do Hyper Beam de Pokémon, mas de Metroid Prime 3. Embora o nome seja o mesmo, em Prime 3, trata-se de uma arma de Phazon. O poder de destruição de ambas é fenomenal, mas o Hyper Beam de Prime 3 consome 1 Energy Tank, pois depende do Hyper Mode, enquanto em Super Metroid, Samus restaura todos os seus Energy Tanks ao obter a arma suprema. Não há outra relação entre ambos.

E você, leitor. Qual sua arma favorita? Curtiu obter seu primeiro Ice Beam em Metroid (NES), ou, quem sabe, não foi incrível fuzilar inimigos com o Annihilator Beam em Metroid Prime 2: Echoes?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Demais esse artigo, os canhos da Samus são os mais interessantes que há!!

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  2. Putz!!! Lista completassa de armas!!!
    Parabéns pela pesquisa.
    A minha predileta é a Ice Beam... creio que pelo efeito de congelamento nos inimigos (na série Prime)

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  3. Estou gostando muito dos especiais sobre metroid, já que a Nintendo não fez festa, a Blast faz :)

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  4. só faltou o phasom beam

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  5. do sacrificio do ultimo metroid samus continua viva pobre metroid

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