A série Kirby é uma das mais mutáveis entre todas as principais franquias da Nintendo. Nos últimos anos, a bolota rosa já rolou por aí controlada unicamente pelo toque do jogador (em Canva’s Curse, DS) e até mesmo foi transformada em um emaranhado de fios e tecidos (em Epic Yarn, Wii). Agora é a vez da série encerrar o ciclo de dois consoles: Wii e DS. A prévia de Kirby: Mass Attack (DS), que chega daqui menos de um mês, você já conferiu aqui no Blast. Hoje é a vez de conhecer os detalhes sobre o game Kriby mais tradicional em anos, que deve chegar ao Wii no próximo dia 24 de outubro. Sim, nós estamos falando de Kirby’s Return to Dream Land.
-
Um retorno ao tradicional
O enredo é simplório, bem típico da série: uma nave alienígena despenca no planeta onde Kirby mora, o Pop Star, deixando cair partes espalhadas por várias localidades diferentes. Kirby decide então sair por aí para encontrar cada uma das partes perdidas e ajudar o simpático alien a retornar para o seu planeta.
A estrutura básica, como dissemos, está toda ali: as fases apresentam uma progressão quase que completamente em duas dimensões (apesar do visual ser construído com polígonos), os controles são simples e tradicionais e toda a jogabilidade ainda está focada na cópia das habilidades dos inimigo, que Kirby faz quando os engole. O visual fofinho e a trilha sonora animadinha também completam o pacote – elementos pra fã nenhum botar defeito.
A Nintendo promete uma gama de habilidades bem grande, indo desde as tradicionais (como Beam, Cutter, Stone e Parasol) até novas habilidades, como a Leaf, que apareceu na demo disponível para teste na última E3, onde Kirby utiliza um enorme tornado de folhas contra o inimigo, e a Whip, onde nossa bolota rosa ganha ares de Indiana Jones com direito a chapéu na cabeça e chicote nas mãos. Mas, dentre as novidades no sistema de habilidades, o que mais chamou a atenção foi a possibilidade do nosso herói ganhar poderes especiais quando engole inimigos específicos. Uma imensa espada para destruir hordas de inimigos que povoam as fases foi a primeira a ser revelada pela Nintendo, mas existirão outras. Chamada de Ultra Sword, ela tem um poder imenso, sendo capaz de dar fim a vários oponentes com apenas um golpe.
Dessa vez, também é possível perceber uma quantidade maior de interação com os cenários, talvez reflexo de Epic Yarn. É possível liberar passagens secretas e destruir elementos presentes em cena, alterando a formação original dos estágios. Cada uma das fases também parece mais variada, oferecendo uma série de elementos nunca antes vistos na série. Nos últimos trailers liberados pela Nintendo, é possível visualizar uma fase onde o jogador carrega uma vela que dissipa a escuridão e até mesmo uma outra onde Kirby está dentro de uma bota (Super Mario Bros. 3 feelings).
A HAL também fez algumas pequenas alterações pontuais na dificuldade e ampliou a variedade dos movimentos. As habilidades agora possuem uma quantidade maior de golpes e utilizações, não ficando restritas apenas a movimentos simples. Outra novidade é a possibilidade de engolir vários inimigos e objetos do cenário de uma única vez e cuspir uma estrela gigante, com poder muito maior do que as estrelas normais.
-
A união faz a força
No multiplayer, os jogadores poderão ser Meta Knight, King Dedede, Waddle Dee e até mesmo uma cor diferente de Kirby. Além de tornar a aventura mais fácil (já que quatro jogadores juntos possuirão quatro vezes mais habilidades), o multiplayer também adiciona algumas novidades, como a possibilidade de Kirby engolir os amigos e cuspi-los nos inimigos, causando um dano considerável, sobretudo aos chefes. A ideia dos produtores é incentivar os jogadores a utilizarem as habilidades em conjunto, tornando a aventura ainda mais divertida.
Para quem sente saudades da geração 16 bit e dos games tradicionais, Kirby’s Return to Dream Land é um verdadeiro presente. Se você cresceu jogando a série, é praticamente um pecado deixar de jogar esse que é um dos games mais legais do Wii para esse final de ano. Simplicidade, tradicionalismo e diversão: esses são os pilares que sustentam Return to Dream Land.
Kirby’s Return to Dream Land (Nintendo Wii)
Nintendo/ HAL
Gênero: Aventura
Lançamento: 24 de outubro de 2011
Expectativa: 4/5