Nintendo canadense fala sobre novos jogos, Wii U, aniversários e dá dicas sobre o futuro

em 12/08/2011

Numa ótima entrevista para o site Ex aminer.com , o relações públicas da Nintendo canadense, Matt Ryan, falou sobre o lançamento do Wii U... (por Romulo Pereira em 12/08/2011, via Nintendo Blast)

Numa ótima entrevista para o site Examiner.com, o relações públicas da Nintendo canadense, Matt Ryan, falou sobre o lançamento do Wii U,  os futuros jogos, os eventos em comemoração aos aniversários de franquias da empresa e mais um monte de outras coisinhas que você vai conferir agora, as partes mais importantes aqui no Nintendo Blast. A entrevista deu algumas pistas interessantes sobre o mercado e sobre o que a Nintendo prepara para os próximos meses:


O entrevistador pergunta o porquê da mudança da data de lançamento de Star Fox 64 3D. Normalmente, a Nintendo faz o lançamento dos seus games de domingo à quarta feira. Desta vez, eles adiantaram o lançamento de Star Fox 64 de domingo dia 11 para sexta dia 9. Veja qual a resposta.
“Lançar um game na sexta tem várias razões pelas quais pode dar certo. A indústria normalmente não faz isso, é emocionante. Nós sabemos que várias pessoas se preparam para o final de semana procurando coisas pra fazer durante este período. Lançamentos no domingo, segunda, terça ou quarta-feira é que são o normal. Lançamentos no domingo nós estamos acostumados a fazer. De segunda a quarta-Feira também. Então, um lançamento numa sexta feira é uma tentativa de fazer algo novo.”
Será que lançar os games na Sexta será uma prática comum na Nintendo a partir de agora? Segundo o nosso amigo da Nintendo of Canada...
“... nós temos que esperar para ver. Mas eu não acho que nós podemos usar os dados das vendas de Star Fox 64 3D, se foi um sucesso ou não, porque o game é incrível e não importa que dia nós lançarmos, será espetacular."
Sentiram a confiança, né?! Eles estão colocando toda a fé do mundo no lançamento de Star Fox 64 3D. O pior é que eles tem razão. O jogo era ótimo no Nintendo 64 e certamente ficará ainda melhor em 3D.

Para os donos do Wii, a maior preocupação hoje é a falta de games e a certeza de que Skyward Sword seja o último prego do caixão em que será enterrado o console, já que a Nintendo não anunciou mais nada pra ele para depois de Zelda. Parece que 2012 não será um bom ano para os donos do Wii. Mas o que a Nintendo tem a dizer sobre isso?
"Sim, haverá títulos para preencher este vazio em 2012 porque nós não falamos realmente nada sobre 2012. Nós falamos sobre o Wii U, nós falamos sobre Luigi’s Mansion 2... para além disso, nós não falamos nada. Mas isso não quer dizer que estes são as únicas coisas que vamos lançar, obviamente. Então, esta é uma questão muito ampla e vaga para responder.”

A Nintendo não anunciou muita coisa para o Wii na E3 desse ano. E o Operation: Rainfall (o movimento pedindo por Xenoblade, Pandora’s Tower e The Last Story para o ocidente)? Será que a Nintendo está em condições de dispensar lançamentos de bons jogos no ocidente?
“Eu diria que o nosso foco estava em fazer as pessoas se empolgarem com o Wii U, depois disso nosso foco estava definitivamente em 2011 para o Nintendo 3DS e todos que estão preocupados com o Wii não deveriam estar porque Skyward Sword valerá a pena e Kirby Wii também.”
Neste momento da entrevista, o entrevistador David Oxford interrompe o entrevistado com uma colocação maravilhosamente oportuna. Confira:
“(...) eu não acho que alguém está questionando a qualidade destes dos games, mas que há vários jogadores que vão comprar o game, jogá-los e depois procurar pelo próximo. Eles passarão pelo Kirby, e então pelo Zelda e esses dois títulos irão saciá-los por não mais que alguns meses. Essas são as pessoas que estão fazendo campanhas para a Nintendo lançar os games que a Europa e o Japão estão recebendo.”
O lançamento do Wii U significa a morte do Wii? Será que vão fazer com o Wii o mesmo que aconteceu com o Game Cube quando o Wii foi lançado (pra quem não sabe, Twilight Princess foi o último jogo da Nintendo para o Cubo)?
“Nós estamos comprometidos com ambos os consoles, Wii e Wii U, coexistindo juntos ao mesmo tempo (nota do tradutor: “coexistindo juntos ao mesmo tempo” provavelmente é o recorde mundial de redundância, mas esse cara disse isso mesmo. XD). Nós recebemos um monte de perguntas: “vocês lançarão games para os dois consoles?”, “vocês vão continuar fazendo grandes jogos para o Wii?”. Nós não sabemos as respostas para essas perguntas. Até que façamos novos anúncios, não há muito o que dizer. (...) Eu acho que nós podemos ficar confiantes de que ambos os sistemas vão existir juntos por aí durante um certo tempo. (...) “Nós fechamos o Game Cube com Twilight Princess, sim.” ele me contou. “Eu não direi que faremos a mesma coisa com o Wii.”
Mudando o foco para o Wii U. Aquela conversa de que só um controle tablet poderá ser usado de cada vez com o console. O que ele tem a dizer sobre isso?
“Deixe-me corrigir um engano,” disse Ryan. “Nós dissemos que o Wii U virá com um único controle, mas nós não dissemos que apenas um Wii U controle pode ser usado. O fato é que se um desenvolvedor faz um jogo em que use mais de um controle, então tudo é possível. (...) É difícil para nós falar de algo concreto, mas esta é um possibilidade porque os controles são compatíveis. É possível ter este tipo de experiência.”
Satoru Iwata disse uma vez que “você poderá carregar a experiência do Wii U com você”. Já que o controle do Wii U não funciona sozinho sem o console, o que ele queria dizer com essa frase?
“O controle do Wii U não é um console portátil. Você pode estar em movimento mas em a uma certa distância do console. Porém, você pode pegar conteúdo do seu console, colocá-lo no controle do Wii U, levá-lo para algum lugar e ser capaz de fazer upload dele. Esta tecnologia é possível.”
Quando o controle do Wii U foi mostrado todo mundo ficou pensando nas melhorias que aquela novidade poderia trazer para a jogabilidade. Mas e a dupla dinâmica Remote e Nunchuk? Ganha a aposentadoria?
“Alguns jogos serão desenvolvidos baseados no Wii Remote, incorporando controles de movimentos e tudo isso, e agora isso incorpora também o que o Wii U pode fazer. Agora ele oferece uma perspectiva diferente, ou uma perspectiva complementar ou uma perspectiva competitiva. Entretanto, você vai querer ver isso acontecer. Isso envolve construir experiências em volta disso. (...)nem todos os jogos irão necessariamente focar no controle do Wii U . É uma nova tecnologia, é uma nova maneira de jogar, mas isto não precisa ser o foco principal”.
Para fechar a entrevista, um último comentário sobre a comemoração dos aniversários de 25 e 30 anos de Metroid e Donkey Kong respectivamente:
“Sim, eu sei, vocês ficarão chateados se nós não fizermos nada para o Donkey Kong. Então, felizmente nós podemos fazer algo especial. Só para vocês. Nós não falamos ainda sobre qualquer outra coisa sendo celebrada. Não que nós não estejamos celebrando como uma empresa, mas nós estamos colocando muito do nosso tempo e esforço no aniversário de 25 anos de The Legend of Zelda, mais do que nós fizemos no aniversário de 25 anos de Super Mario Bros. É difícil dizer se haverá grandes campanhas por trás disso (os aniversários de Metroid e Donkey Kong). A celebração dos 25 anos de Zelda é uma grande campanha e claro que nós já contamos muito sobre ela e ainda tem mais informação por vir.”
Ele dá a entender que ainda há informações sobre o aniversário de Zelda que não foram reveladas. O que será? Infelizmente, parece difícil que Samus e DK ganhem a mesma festa que a princesa Zelda.

Via: Examiner.com

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.