O jogo começa mostrando uma partida tênis, em duplas, entre Mario/Luigi contra Wario/Waluigi, pelo Peach Dome Tournament. E, como era de se esperar, a dupla de encanadores vence. Contudo, o famigerado Bowser estava observando tudo pela televisão, já com planos para derrotar a todos. Começa então uma verdadeira operação, com baterias de treinos mais do que “especiais”, cheias de contra-indicações, tendo o cuspidor de fogo como “treinador”. O esforço rendeu frutos, e a dupla entrou em uma ótima forma física e técnica. Ainda assim, o que eles queriam mesmo era invadir o torneio atirando Bullet Bills e Bob-ombs nos participantes. Nada disso poderia ser problema para a dupla italiana mais famosa dos videogames. Quem sabe dessa vez o verdão aprende sua lição.
Depois da longa e divertida introdução, somos apresentados as diversas opções do jogo. Desde uma partida mais tradicional, até jogos que se não tivessem uma raquete nas mãos, em nada lembrariam o nobre esporte. Tanto um quanto o outro são extremamente divertidos, como a maioria dos jogos em que a turma do Mario faz parte. Afinal, todos já aprendemos a gostar do jogo até mesmo antes de jogá-lo, bastando ter o bigodudo no elenco.
Jogos de tênis não são novidade alguma, e cada um tem que encontrar um diferencial para se destacar. Mario Power Tennis tem o elenco de peso, mas também uma jogabilidade muito peculiar. Fora os golpes normais do esporte, forehands (direita), backhands (esquerda), serviços e voleios, ainda é possível desferir golpes que não estão no arsenal de nenhum tenista profissional, tão poderosos que deixam um rastro de fogo por onde passam. E as defesas são as mais espetaculares, e aqui vale a máxima: “não existe bola perdida”. Mesmo que esteja a uma distância bem considerável. Ora, não são quaisquer jogadores em quadra, são sim especialistas em jogadas de efeito extraordinário, já acostumados com grandes feitos, tais como salvar reinos inteiros, e até galáxias hoje em dia.
Os modos do jogo
Exhibition: um dos modos mais divertidos, em que até 4 jogadores podem jogar ao mesmo tempo. Todos podem escolher seus personagens e fazer ajustes em relação aos power shots. Essa é a opção para chamar os amigos para uma disputa. São 3 formas de se jogar:
- Standard: partidas de tênis normais, com ou sem poderes.
- Ring Shot: o jogador deve passar a bola dentro de argolas e acumular pontos.
- Item Battle: o jogador deve utilizar itens para jogar uma partida de tênis frenética.
Tournament: o jogador precisa derrotar os oponentes controlados pelo “computador”, ou inteligência artificial (IA), para vencer uma copa e levar o troféu para casa. Existe a opção World Open, onde as partidas são “normais” e Gimmick Masters, onde as quadras tem “utensílios” a serem dominados.
Special Games: além do modo de exibição, também os jogos especiais podem ser jogados por até 4 jogadores.
- Artist on the Court: os jogadores precisam colorir um desenho na parede usando bolas coloridas.
- Terror Tennis: os jogadores precisam prevenir que fantasmas saiam das pintura e os ataquem.
- Tic-Tac-Glow: o jogador precisa pegar 3 Shine Sprites em fileira.
- Chain-Chomp Challenge: os jogadores precisam alimentar uma faminta Chain Chomp com bolas.
- Gooper Blooper Volley: jogadores precisam rebater raquetadas de um Gooper Blooper com 4 raquetes.
- Mecha-Bowser Mayhem: os jogadores precisam acertar bolas de tênis, Bullet Bills e Bob-ombs no Mecha-Bowser.
- Coin Collectors: os jogadores precisam ganhar moedas que aparecem na quadra e evitar as bolas de fogo.
- Balloon Panic: os jogadores precisam evitar Klaptraps de estourar os balões DK.
Os tenistas
Todos os personagens tem um power shot ofensivo e um defensivo. E também tem 5 tipos de habilidade diferentes: All Around; Technique; Power; Defense; Speedy; e tricky. Conforme eles sejam, respectivamente, equilbrados, técnicos, fortes, defensivos, velozes ou enganem com curvas.
Vamos lembrar o tipo de técnica, o power shot ofensivo e o defensivo dos nossos jogadores favoritos:
- Mario: All Around; Iron Hammer; Spin Jump Return.
- Luigi: All Around; Squeaky Mallet; Poltergust Return.
- Peach: Technique; Super Peach Spin; Sweet Kiss Return.
- Daisy: Technique; Wonder Flower; Flowerbed Return.
- Wario: Power; Thunder Cast Shot; Ultra-Hand Return.
- Waluigi: Defense; Whirluigi; Swimming Return.
- Bowser: Power; Fire Breath; Spinning Shell Dash.
- Donkey Kong: Power; Barrel Cannon Blast; Boomerang Banana Return.
- Diddy Kong: Speedy; Acrobatic Banana; Barrel Jet.
- Yoshi: Speedy; Rainbow Flutter; Rolling Egg Return.
- Bowser Jr.: Tricky; Magic Paint; Rolling Brush Return.
- Koopa Troopa: Speedy; Water Bomb; Water Shell Dash.
- Boo: Tricky; Boo Blast; Boo Brigade Return.
- Shy Guy: Technique; Lightning Spear; Spear Dance Return.
- Fly Guy (Desbloqueável): Tricky; Tornado Twist; Tornado Return.
- Paratroopa (Desbloqueável): Technique; Energy Ball; Sky Dive.
- Wiggler (Desbloqueável): Defense; Anger Management; Flutter Return.
- Petey Piranha (Desbloqueável): Power; Sludge Racket; Piranha Swingback.
As quadras
Um verdadeiro winner
No tênis, winner é o ponto vencedor, aquele que o jogador aplica com precisão tal que o oponente não tem como defender. É exatamente o que Mario Power Tennis é, um jogo vencedor, ao menos no quesito diversão, que é ao que ele se propõe. Não que um bom jogo de tênis mais realístico não seja interessante e divertido, mas sempre é mais sério. Já este jogo do encanador é do tipo em que você praticamente não está competindo, mas sim brincando com os adversários, e é a melhor forma de se jogar para relaxar. Mesmo quem perde sai ganhando. Vale a pena reunir os amigos e participar. É o que eu faço aqui, e você?