Alguns dizem que os jogos estão ficado mais fáceis nos últimos tempos. Já a opinião de outros é que eles têm ficado mais refinados. Fato é que continuamos nos enfurecendo em alguns deles pelo modo irritante como o game insiste em nos maltratar: com mortes extremamente chatas ou frustrantes! E não é só uma ou duas vezes. Quem nunca levou horas para passar de um obstáculo aparentemente inofensivo (como um inocente abismo)? Ou teve a frustrante surpresa de descobrir ter pego o caminho errado enquanto o ar do seu personagem acabava? Vamos ao Top 10 mais chato dos últimos tempos! Os tipos de mortes mais chatas em games!
10 – O Tempo
O décimo lugar não é bem uma morte (afinal é o décimo lugar e começaremos pegando leve), mas quando vocês perdiam por tempo, vai dizer que vocês nunca exclamaram “morri?”. Bom, imaginem a cena: lá estão Ryu e Sagat, dois inimigos eternos, clássicos e mortais da série Street Fighter, eles estão envolvidos em mais uma batalha épica disputadíssima e então quando eles estão prestes a dar o último golpe um no outro o tempo acaba. Os dois se entreolham, baixam a guarda e é o fim da luta. Em uma palavra: Frustrante!
9 – Magma que sobe
Magma é algo realmente desesperador! Não adianta tentar fugir, não adianta se esconder, não adianta ficar parado para evitar encontros aleatórios, o magma vai subir, consumindo rapidamente toda a tela, todo o mapa, você chega a sentir o calor derretendo seus circuitos, tudo ao seu redor vai derretendo e as vidas vão acabando, sua barra de vida se esvai e no final é morte certa, não importa o que você faça. Deve ser sobre isso que o Tio Ali falava quando se referia a nadar no mar de fogo do inferno…
8 – A Fase Aquática
Mario, Sonic, Earthworm Jim, Megaman, entre tantos outros personagens já morreram afogados. Triste, mas verdade. Vamos lá, atire a primeira pedra quem nunca se desesperou com o ar acabando ao mesmo tempo em que temos a certeza de que a superfície está a quilômetros de distância! Nadamos, esperneamos, a procura de ar, de uma bolha, de um save point que seja, mas essas fases insistem (com raras exceções) em não nos deixar salvar o jogo debaixo d’água. É por isso que essa fase merece nosso oitavo lugar.
7 – Fase do Gelo
Ah, os jogos de plataforma! Nos divertimos matando nossos inimigos fase a fase, vencendo cada desafio e, quando a dificuldade vai aumentando gradualmente, de repente, vem a fase do gelo… E então precisamos de um novo tratamento capilar. Essas fases escorregadias tornam tudo mais difícil. Saltar ganha uma nova complicação: a derrapagem na aterrisagem. Correr também sofre o mesmo efeito na hora de frear e nos vemos tendo que repetir essa fase milhões de vezes…
6 – Espinhos malditos
Então, ok, você passa fases e mais fases lutando contra os monstros mais poderosos que o universo (ou algum professor maluco) consegue produzir. Você sobrevive por todos os intempéries que as mentes pervertidas dos programadores de games (Deus proteja suas mães) conseguem criar. É ai, então, que você cai num monte de espinhos. E morre. Não simplesmente porque os espinhos te matam, mas porque você não consegue sair deles! Você passa agoniantes (e frustrantes) segundos piscando em cima dos espinhos, procurando, desesperado, uma saída que não existe. E é o fim.
5 – Para onde vou agora?
Os jogos são sempre cheios de caminhos secretos, portas falsas, labirintos infindáveis que (achamos que) nunca conseguiremos sair e becos (realmente) sem saída. É então que nos deparamos com essa velha pergunta que persegue os gamers ao redor do mundo: “Para onde vou agora?”. Apelamos para detonados, fóruns pela internet (e como era que se fazia na era pré-internet?) a fora, enfim, fazemos de tudo para encontrar novamente nosso rumo na vida. No processo, somos invariavelmente mortos milhares de vezes até acharmos o caminho certo.
4 – Inimigos virtualmente invencíveis
Nemesis, Sagat, as cabeças da medusa de Castlevania, o enxame de Zubats em cavernas do mundo Pokémon, enfim, são inimigos tão lazarentos que qualquer um desanima só de ter que enfrentá-los mais e mais vezes no decorrer do jogo, gastando mais e mais poções, perdendo mais e mais vidas, investindo mais e mais continues. Existem tantos inimigos assim nos games que acho que eles mereciam um top 10 só deles! Mas fica pra próxima.
3 – Abismos
Dr. Wily, Bowser, tartarugas, fantasmas, balas gigantes, nenhum deles deve ter ceifado, na história dos games, mais vidas que os malditos abismos. Nos games de corrida, nós caímos neles e acabamos voltando para a última colocação, nos jogos de plataforma, não preciso nem comentar. Sem contar, é claro, com os monstros que sobrevoam abismos. Pois é, eles merecem uma classificação especial aqui, então falemos mais desses monstros insuportáveis…
2 – Inimigos que sobrevoam abismos
E lá está você, mais uma vez, frente ao abismo assassino. Você se prepara para pular naquela mínima e escorregadia plataforma flutuante. Corre para pegar impulso, espera até o último centímetro de chão para poder pular, o movimento é perfeito, você tem a certeza absoluta que vai cair exatamente onde quer… Se não fosse aquele inimigo que insiste em sobrevoar o abismo que você queria pular. Boa, campeão!
1 – O maldito lag
A internet nos trouxe muitas alegrias (como nosso querido site Nintendo Blast), mas também nos trouxe muitas frustrações. E o maior exemplo da dor de cabeça que a internet pode dar (além dos vírus) são as mortes por lag. Nada pior do que se ver de mãos atadas enquanto leva uma surra e perde pontos que você demorou dias, meses, talvez até mesmo anos, para conseguir.
Então? Para vocês? Quais são os modos mais chatos de se morrer em games?