Top 10: Games esquecidos do Game Boy Advance

em 25/07/2011

Quando se pensa em bons games lançados para o Game Boy Advance , não é muito difícil lembrar de Zelda: Minish Cap , P okémon Ruby/ Sapp... (por Gustavo Assumpção em 25/07/2011, via Nintendo Blast)

top10_banner_thumb[2][7]

Quando se pensa em bons games lançados para o Game Boy Advance, não é muito difícil lembrar de Zelda: Minish Cap, Pokémon Ruby/ Sapphire, Metroid Zero Mission, Advance Wars, Mario Kart Super Circuit… são muitos os sucessos que o portátil da Nintendo teve ao longo de sua história. Só que hoje, aqui nesse Top 10, os protagonistas são outros: vamos relembrar 10 excelentes games lançados para o GBA que não estão na lista daqueles que todo mundo lembra, mas possuem grandes qualidades e estão entre os games mais legais da história do console. Quer conferir?

  • 10. Kuru Kuru Kururin

35950-kuru-kuru-kururin-game-boy-advance-screenshot-in-gamesKurukurukururin_screenshot

Mistura maluca de corrida com puzzle, Kuru Kuru Kururin foi um dos primeiros games a ser anunciados para o Game Boy Advance. Desenvolvido pela Eighting (de Tatsunoko vs Capcom e Marvel vs Capcom 3), o game contava com um nível de dificuldade altíssimo, se tornando um dos games mais difíceis que apareceram no GBA. De forma básica, o objetivo principal do game é mover uma barra entre os cenários, impedindo que ela toque as paredes. Parece simples, mas o desafio é grande e o design é primoroso. O game nunca foi lançado em território americano, mas chegou a ter uma versão europeia. No Japão, teve até uma continuação, Kururin Paradise, lançada em 2002.

  • 9. Hamtaro: Ham-Ham Heartbreak

a_med_hamtaro_gba_ss2hamtaro_ham_ham_heartbreak

Se você acompanhava os animes mais populares da primeira metade da década passada, certamente viu algum episódio de Hamtaro, uma série fofinha que tinha como protagonista um porquinho-da-Índia e seus amigos. O primeiro game lançado para o GBA é uma aventura extremamente divertida e despretensiosa, com momentos que a colocam entre os melhores games do gênero do GBA, principalmente devido a boa quantidade de extras, sobretudo minigames. Se você assistia a série, esse é uma excelente opção, mesmo nos dias de hoje.

  • 8. Sabre Wulf

imagesSabre_wulf_gba_screen

Um dos últimos games da Rare lançado para consoles Nintendo, Sabre Wulf é remake de um título originalmente lançado em 1984, nos primórdios dos videogames. Misturando plataforma e RPG, o game possui uma progressão da história bem consistente, personagens carismáticos e um belo visual, principalmente se levarmos em consideração as capacidades do portátil. Apesar de puzzles simples e da jornada ser pouco desafiadora, o esquema de jogabilidade baseado na utilização de criaturas que concedem habilidades extras é muito, mas muito interessante mesmo. Vale uma jogada.

  • 7. Riviera: The Promissed Land

ss-022 (1)ss-020

Portado do Wonder Swan Color (o portátil da Bandai lançado apenas no Japão), Riviera é um JRPG clássico, sem deixar de lado inovações pontuais no sistema de batalha, como a introdução de elementos estratégicos e a presença de características típicas de simuladores de encontro japoneses. Outro bom destaque é o visual, que está entre os melhores do GBA. Quem gosta do gênero e não jogou Riviera, com certeza deixou de experimentar um dos grandes games do tipo do portátil.

  • 6. Alien Hominid

2310balienhominid-gba4

Se você gosta de games tradicionais side scrolling de ação, Alien Hominid é perfeito. Originalmente, o game da The Bahemoth era um flash game despretensioso, sem grandes atrativos. Foi então que a produtora resolveu adaptá-lo para os consoles da época. A melhor versão acabou chegando ao portátil da Nintendo, mostrando uma qualidade técnica elevada e uma jogabilidade extremamente desafiadora, lembrando os melhores momentos do gênero, lá na década de 90. Destaque também para o carisma dos personagens, que mereciam ter tido melhor sorte com o grande público.

  • 5. Tactics Ogre: The Knight of Lodis

images (1)step_4b

Para quem não sabe, Tactics Ogre é a série precursora dos games de estratégia e RPG e foi a grande inspiração para o clássico Final Fantasy Tactics, que também teve uma versão para o GBA. The Knights of Lodis é um dos games mais completos do gênero, com um belo enredo, uma jogabilidade muito desafiadora, apesar das limitações de movimentação que existiam nos mapas – uma perda necessária devido ao hardware limitado do portátil. Mesmo assim, marcou época.

  • 4. Astro Boy Omega Factor

Astro-boyastro-boy-omega-factor-20040820093236512

A criação máxima de Osamu Tezuka, Astro Boy, ganhou esse simpático game de ação e aventura para o GBA em 2003. Não se deixe enganar: esse é um dos games mais legais que o portátil viu em toda a sua vida. Desenvolvimento pela talentosa equipe da Treasure, o game conseguiu unir uma jogabilidade rápida, eficaz e variada com um design de fases muito legal, ao mesmo tempo em que dosou perfeitamente a dificuldade. O resultado é um game que consegue agradar até mesmo os jogadores mais exigentes.

  • 3.Lunar Legend

0001lunar_082602_11_640w

Versão simplificada de Lunar: Silver Star Story, Lunar Legend é um dos melhores RPGs do portátil, já que conseguiu manter o original praticamente inalterado – e olha que SSS é um dos grandes games do gênero em toda a história dos videogames. Se você gosta de uma história tradicional, personagens carismáticos e muitas surpresas em um enredo emocionante do início ao fim, esse aqui vai conseguir te cativar por horas e horas. Destaque também para o visual e a qualidade dos sprites dos personagens principais, surpreendente para o padrão do console.

  • 2. Chu Chu Rocket

36b6a00d83452989a69e20105357b3d94970b-800wi

Resultado da mente inventiva de Yuji Naka (o pai de Sonic), Chu Chu Rocket foi originalmente lançado para o Dreamcast e foi o primeiro game a experimentar as possibilidades online do console. No GBA, o game se aproveitou das capacidades multiplayer para se tornar um dos games mais legais para se jogar contra os amigos. Pra quem não conhece, Chu Chu Rocket é um estranho puzzle onde os jogadores controlam ratos que precisam pegar um foguete e fugir de gatos. São vários níveis diferentes, cada qual com dificuldades e exigências específicas. Parece bobo, mas é viciante.

  • 1. Drill Dozer

111

Desenvolvido pelos mesmos criadores de Pokémon, Drill Dozer é uma simpática e divertida aventura single player que utiliza um inventivo esquema de jogabilidade. Tudo gira em torno da menina Jill e de sua escavadeira, a tal Drill Dozer, que deve superar vários obstáculos para livrar o mundo da gangue dos Red Dozers. Com uma história simpática, bons personagens, uma jogabilidade extremamente bem projetada e desafiadora, Drill Dozer é uma experiência única. Esse é um dos games que foi lançado tardiamente para o console e acabou não encontrando seu público. Uma pena.

E vocês, lembram de algum game esquecido do GBA que pouca gente jogou? Conta aí.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.