A renomada série de RPG Shin Megami Tensei da Atlus presentou o Nintendo DS com um spin-off muito bem recebido pela crítica, mas nem tanto pelas vendas. Devil Survivor coloca o jogador em uma Tóquio contemporânea, onde demônios ameaçam a vida na metrópole e mistérios recheiam a trama. No 3DS, a Atlus decidiu arriscar o game de novo. O sistema interessantíssimo de batalhas, aliado a uma trama exímia está de volta! A versão remasterizada Devil Survivor Overlocked chega ao 3DS 23 de Agosto.
Você tem 7 dias!
Não, não é uma chamada para um filme de terror, trata-se da temática de Shin Megami Tensei: Devil Survivor Overlocked:sobrevivência. Você (o protagonista), Atsuro (um estudante de computação) e Yuzu (que gosta muito de música) são três grandes amigos. Seu primo, Naoya, marca um encontro com vocês três, mas ele não pôde participar. Para compensar (ou pelo menos é isso o que você pensa), ele presenteia cada um dos três com um COMP (Comunication Player), um gadget muito útil para comunicação.
Atsuro consegue desbloquear o aparelho (antes tinha o formato de um DS, agora é de um 3DS), o que o permite receber um estranho e-mail. A mensagem prevê três eventos sinistros que acontecerão naquele mesmo dia. Esquisito? Ficará mais estranho ainda quando os eventos começarem a virar realidade. Os três garotos têm acesso ao programa Sumoning Program, que permite adestrar monstros. Isso mesmo, monstros! Tóquio é alvo do ataque de terríveis demônios. Alegando que houve vazamento de gás tóxico e inflamável, os militares japoneses fecham a Yamanote Line, o que deixa os três jovens presos no distrito. Começa a lutar pela sobrevivência!
Sobreviva!
A trama já começa de forma intrigante. Ela não é clichê, usa um cenário contemporâneo que mistura tecnologia à surrealidade e conta com um atmosfera mais adulta. Há muitos mistérios, e estes vão sendo revelados ao desenrolar do enredo, assim como a introdução de novos personagens como Haru e Keisuke. Não é uma história que vem mastigada, ela precisa ser interpretada e conta com a dedicação do jogador. Assim como em outros RPGs, há muito texto, então é bom que você tenha o mínimo de domínio sobre a língua inglesa.
Enquanto você não estiver nas batalhas (leia mais adiante), há muita exploração para ser feita no chamado Map Mode. Há vários evento acontecendo, e eles têm hora marcada, cada um o leva para uma cena com diálogo com outros personagens (veja imagem ao lado). O interessante é que você pode visualizar o Death Clock em cima da cabeça dos outros personagens, que mostra quantos dias de vida ainda lhes restam. Também é possível, eventualmente, responder às perguntas feitas ao protagonista, o que dá um ar pessoal ao rumo da história. Não é a toa que Overlocked conta com 5 finais diferentes para o jogador explorar, façanha que apenas sucessos como Chrono Trigger (SNES) conseguiram fazer!
Para tornar o diálogo menos maçante, Overlocked trará dublagens. Diferentemente da versão de DS, este remake para 3DS contará com a dublagem completa. A pequena demonstração das vozes que tivemos da versão japonesa mostram uma interpretação convincente e boas vozes.
The World Ends With… Devil Survivor?
Devil Survivor Overlocked se passa numa metrópole japonesa contemporânea, o limite de sete dias é marcante, o cenário apocalíptico marca presença, a presença de monstros é grande… Alguém ai lembrou de The World Ends With You (DS)? Sim, há muitas relações entre os dois games. Até mesmo o design dos personagens se assemelha.
Tático e em turnos
Para sobreviver aos ataques de monstros, o jogador terá de comandar seus heróis num sistema de batalha que mistura RPGs táticos (como Final Fantasy Tactis) com lutas em turnos (como em Dragon Quest). Os personagens se movimentam na grade quadriculada e, quando entram em conflito com os demônios, o game passa para outro plano. Ao invés dos ataques serem desferidos no próprio mapa como na maioria dos games táticos, neste o jogador é transportado para a clássica batalha em turnos em primeira pessoa. Há muitas mecânicas de ataque, defesa, magias e até de turnos extras. Se você jogou a primeira versão de Devil Survivor, sabe que o game requer muita estratégia e planejamento. Em Overlocked não será diferente!
Mas o que três jovens podem fazer contra criaturas monstruosas? Pedir ajuda a outras criaturas monstruosas, provavelmente. Em Devil Survivor Overlocked, você pode montar um time de 4 personagens e 2 monstros aliados a cada um deles através do COMP. Existem várias mecânicas de customização dos monstros e personagens. E quando digo muitas, são muitas mesmo! Não espere por um RPG simples. Se você quiser superar a impiedade das batalhas, melhor planejar com cuidado cada passo! Há muitos menus, números e mecânicas que podem assustar de primeira, mas que abrem um leque de possibilidades quando você se aperfeiçoa nelas.
A inclusão dos demônios na sua equipe é um grande diferencial em Devil Survivor, embora este não seja o primeiro RPG a possuir essa função – Pokémon é o maior expoente neste aspecto. É necessário comprar monstros através de um leilão que é acessado pelo COMP, logo, é necessário racionar o uso da moeda do jogo (Macca). Para os mais comprometidos, há ainda a opção de combinar diferentes monstros para criar um demônio ainda mais poderoso. Você provavelmente passará algum tempo usando as opções do COMP até arriscar aquela batalha que já lhe fez sofrer várias vezes. Sim, é um jogo bem desafiador
O oitavo dia!
Quem já jogou a versão para DS provavelmente não se interessaria tanto por um remake que mais parece um port. Dublagens e gráficos novos são apenas mudanças estéticas, mas e que tal conteúdo extra? Se foi esse o motivo para você não comprar Zelda: Ocarina of Time 3D, saiba que Devil Survivor Overlocked tem sim conteúdo que a versão original não tinha. Para começar, há 150 monstros a mais na versão 3D. Mas o verdadeiro extra não é este.
Trata-se do 8º dia. Convencionalmente, o game tem 7 dias de sobrevivência, então o que será que a Atlus preparou para este dia extra? Ele não estava na versão DS do game, então provavelmente é o diferencial colocado para os gamers comprarem a versão de 3DS também. Só esperamos que não seja um extra curto como os “9 minutos extras do filme Avatar”, certo?
Eu preferia que o Devil Survivor 2 fosse um jogo de 3DS ao invés de um futuro lançamento para DS. Uma continuação faria muito mais pelo novo portátil do queum remake, mas, para os que ainda não curtiram no DS, a versão 3DS do primeiro Devil Survivor é uma excelente pedida!
Expectativa: 3/5