Depois de ir atrás dos mitos da bandeirada em Super Mario Bros (leia a 17ª Edição da Revista Nintendo Blast) e do Stop ‘N’ Swop em Banjo-Kazooie (leia a matéria aqui) chegou a hora da terceira edição da nossa coluna MythBlasters!
A lenda
Quando Super Smash Bros. (N64) chegou às lojas, impressionou pelo brilhante cross-over entre os principais personagens da Nintendo, um sonho que parecia impossível para a época. Melee (GC) veio e deixou o game ainda mais hardcore, fazendo valer, muitas vezes, a compra de um GC só para jogá-lo. Depois chegou Brawl (Wii) e apresentou um dos melhores gráficos do console branco da Nintendo, muito conteúdo nostálgico remasterizado e o modo online.Mas por mais que o número de personagens selecionáveis não pare de crescer, os jogadores ainda tem a vontade de controlar a Master Hand. O último chefão da série de luta é apenas uma mão enluvada, mas com poderes incríveis. Muitos terminaram o jogo com os melhores scores possíveis em todos os modos e níveis de dificuldade possíveis, mas a esperada mensagem “Congratulations! You unlocked Master Hand!” jamais veio à tela. Resultado? Como não há métodos tradicionais de obter o sonhado personagem, hora de ler a programação do jogo em busca de algo. Usando recursos que mudam a programação do game, é possível jogar com qualquer personagem possível (inclusive a Master Hand), afinal, se os arquivos do lutador estão lá, é só fazê-los se tornar acessíveis.
Esse método envolve um hack do jogo e as maneiras não são todas lícitas, logo, não estamos satisfeitos com elas. Queremos a Master Hand sem precisar reprogramar o jogo. Mas se os desenvolvedores não deixaram nenhuma maneira de obter o personagem por métodos convencionais? Então precisamos de algo no limiar do hack com os métodos tradicionais… Alguém ai lembrou dos glitches (ou bugs)?
Botando a “mão” na massa!
Quando você enfrenta a Master Hand em algum Smash Bros., onde fica a porcentagem de dano dela? Fica no lugar do Player 3, então, para descobrir o bug que permite jogar com a Master Hand, é preciso ter em mente o Player 3. Quando você escolhe um lutador pela seleção de personagens, você está mandando o game carregar o ID desse personagem. Então qual seria o ID da Master Hand? Em Super Smash Bros. Melee, o ID dele é 0 (zero). A única forma de escolher o ID 0 é se você não escolher nenhum personagem, mas é impossível começar uma luta sem selecionar um lutador. É, então é preciso deixar o Player 3 sem escolher nenhum personagem e começar uma luta, algo que somente um bug conseguiria fazer.Ainda em Melee, fãs descobriram que se você (na tela de seleção de lutadores) executar a ação BACK (que volta o jogo para o menu anterior) e NAME ENTRY (que leva o game à tela de criação de um novo nickname para o personagem) exatamente ao mesmo tempo, o game se embolará e, na tentativa de executar as duas ações, irá para a tela de seleção de estágio. Logo, é possível usar esse bug para começar uma luta sem nenhum personagem para o Player 3, já que o bug funciona mesmo assim. Há duas formas de selecionar BACK e NAME ENTRY ao mesmo tempo. Uma maneira usa dois controles e a outra apenas um. Eu testei as duas e o resultado você verá adiante, mas adianto que com dois controles é mais fácil, embora só funcione no modo Versus.
Vamos ver se esse bug realmente funciona? Tire as teias de aranha do seu Super Smash Bros. Melee e siga as instruções abaixo:
Método 1: Usando dois controles
Você vai precisar de:- Um Game Cube ou Nintendo Wii
- Super Smash Bros. Melee (GC)
- Dois controles de GC (com os botões em bom estado)
- Coloque um controle conectado à segunda porta ou primeira (Player 2 ou Player 1) e outro conectado à terceira (Player 3).
- É preferível que você apague todos os nicknames exceto um pelas configurações do jogo.
- Entre no modo Versus e escolha um personagem qualquer para o Player 2.
- Coloque o cursor do Player 2 sobre o botão BACK no canto superior direito da tela.
- Agora, com o Player 3, não escolha nenhum personagem.
- Clique no retângulo preto abaixo de onde estaria a imagem do personagem do Player 3. A barra de rolagem com os nomes aparecerá.
- Coloque o cursor do Player 3 na opção NAME ENTRY
- Com o cursor do Player 2 no botão BACK e o do Player 3 na opção NAME ENTRY, aperte A com os dois controles ao mesmo tempo com EXTREMA precisão
- É recomendado que você mesmo use os dois controles e não peça ajuda a outra pessoa.
- Se o timing não for exato, você será direcionado para o menu anterior (o BACK foi mais rápido) ou à tela de escrever nicknames (o NAME ENTRY foi mais rápido).
- Se tudo der certo, você irá para a tela de seleção de estágio. Basta escolher qualquer um e o Player 3 será a Master Hand!
Método 2: Usando um controle
Você vai precisar de- Um Game Cube ou Wii
- Super Smash Bros. Melee (GC)
- Apenas um controle de GC (com os botões em bom estado)
- Coloque o controle no Player 3 (mesmo que seja um modo single-player).
- Escolha o modo que quer jogar (não pode ser o Tourneament) e não escolha nenhum personagem para o Player 3.
- Coloque o cursor sobre o retângulo preto onde fica o nome do personagem (que, no caso, está vazio).
- Aperte, ao mesmo tempo, A e B.
- A barra com os nicknames aparecerá, solte o botão A, mas mantenha o B pressionado.
- Com o B pressionado por algum tempo, o jogo voltaria para o menu anterior. Antes que isto aconteça, selecione NAME ENTRY ao mesmo tempo em que você ouve o efeito sonoro da ação de voltar ao menu anterior.
- Se o timing for perfeito, ao invés de voltar ou ir para a tela de escrever nicknames, o game pulará para a seleção de estágio (ou, no Classic Mode, direto pra a ação).
Mito confirmado!
Se tudo der certo, você conseguirá jogar com a Master Hand! A Master Hand não se move livremente pelo estágio, você apenas pode selecionar golpes pelo direcional em cruz e combinando-o aos botões de ação. Tudo bem que só funciona em Melee, mas não há como não admitir que é um glitch muito interessante. Mas também é um pouco de sorte. E se o ID da Master Hand fosse 526? Provavelmente o truque não funcionaria. Será que os desenvolvedores colocaram o ID 0 de propósito?Para melhor entender o tutorial, é bom compreender como o bug funciona, vai facilitar na hora de improvisar um pouco. Créditos a Exchord92, quem descobriu este famoso “NAME ENTRY glitch”.
Continue de olho no Nintendo Blast para mais MythBlasters! Se você tiver alguma sugestão de mito para a nossa equipe detonar (ou tentar detonar), só sugerir nos comentários!