Blast from the Past: Metal Warriors (SNES)

em 28/07/2011

Metal Warriors fez parte da minha infância. Eu sempre ia correndo à locadora na sexta-feira para conseguir alugar esse jogo. Não importav... (por Jean Duarte em 28/07/2011, via Nintendo Blast)

Metal Warriors fez parte da minha infância. Eu sempre ia correndo à locadora na sexta-feira para conseguir alugar esse jogo. Não importava o número de vezes que eu havia terminado, Metal Warriors sempre me entreteve com sua boa ação, do início ao fim. Com uma jogabilidade simples, variedade de missões, “robôs” e inimigos, o desafio sempre me instigava. Mesmo depois de crescido, me peguei jogando Metal Warriors várias vezes. Que boas lembranças. Confira também esse sucesso lançado pela Konami, que te leva ao meio de uma futurística guerra intergaláctica.

A história do jogo se passa em 2102. Você é o Tenente Stone, um bravo e habilidoso piloto de um esquadrão de elite de Metal Warriors, que são uma espécie de armaduras pilotadas. Seu objetivo é destruir as forças inimigas de Dark Axis, humanos que vivem vagando pelo espaço em busca de planetas habitáveis para conquistar. A maior parte do tempo, você lutará pelo espaço, dentro de bases e planetas onde deve destruir o adversário sem dó e nem piedade.

Armas ou armaduras?

Os Metal Warriors são encontrados por todas as fases e cada um deles tem habilidades específicas que podem (ou não) ajudar você a completar suas missões. O jogo não te mostra uma barra de vida para controle do seu Metal Warrior. Isso é definido pela cor dele, o que pode ser um pouco incômodo à primeira vista. A cor da sua armadura é um tom forte de vermelho e, à medida que ela se degrada com os tiros, a cor vai escurecendo até um tom de cinza escuro. Conforme você recebe danos, a armadura deixa de atirar, lutar corpo a corpo, até o ponto em que ela apenas se movimenta. Você tem a opção de apertar select e sair dela, contudo, com um tiro da armadura adversária, você morre.

Ao sair da armadura, você conta com um jetpack e uma arma que apenas causa dano a inimigos fora da armadura, o suficiente para encontrar outra e pressionar select novamente, para entrar. Ao trocar tiros com outros pilotos e receber dano, uma contagem para cada tiro aparece em ordem decrescente, de 10 a 1. Acho que não preciso dizer o que acontece  quando chega a 0.

Nitro

Você inicia grande um número de fases com ele. Possui bom armamento e a arma corpo a corpo mais forte – um sabre de energia. Sua grande vantagem é o vôo. Você pode atirar parado ou voando em qualquer direção, mas andar atirando, só para a frente. Seu escudo é básico e protege da maioria dos ataques. Muito rápido e versátil, você acaba, não só acostumando-se com ele, mas perceberá que vai querer mantê-lo próximo de você em missões que deve sair da armadura.

Drache

Na minha opinião, o pior deles. Drache tem a habilidade de voar, sem pressionar nenhum botão. Basta movimentar o direcional e a armadura voará livremente pela tela, sem que se dê conta sobre a lei da gravidade. Todos os quatro botões atiram, só que para lados diferentes. Y atira para esquerda, X atira para cima, A atira para direita e B atira para baixo. Para atirar em diagonal, basta pressionar dois botões referente a direção pretendida. Drache também possui uma investida em forma de mergulho, apertando R, onde destrói com facilidade tudo o que está abaixo, sejam armaduras, pontes ou artilharia de defesa.

Prometheus

A armadura de artilharia pesada. Prometheus tem graves déficits, como não pular e não voar. Depende de elevadores para subir em plataformas. Contudo, ele pode “continuar” seguindo uma plataforma, pois tem a habilidade de criar pontes, bloco a bloco. Seu escudo o protege completamente e seus canhões destroem inimigos com até 2 disparos. Sua arma de curta distância é o lança-chamas, que não só danifica mas também tonteia o adversário. Para inimigos que o sobrevoam, pode-se usar as minas aéreas, que flutuam pra cima e destroem com facilidade os inimigos. Prometheus é o tanque de guerra do jogo.

Ballistic

Esta armadura é a mais rápida do jogo. Possui um ataque “spin dash” como o do nosso querido Sonic. Seu pulo é razoável, mas sua principal fraqueza é não poder atirar enquanto se movimenta. Isso o torna alvo fácil para armaduras como Prometheus e Drache. Suas metralhadoras são rápidas, porém não tão fortes. Seu escudo é razoável e o protege de ataques frontais. Ballistic é mais um quebra galho, quando sua armadura principal está danificada e você é obrigado a pegar qualquer uma no meio da fase.

Spider

Spider é uma espécie de armadura “stealth”. Como seu nome sugere, Spider tem a habilidade de andar por paredes e teto. Seu ataque corpo-a-corpo é devastador e destrói alguns blocos com facilidade. Seu canhão é rápido e ligeiramente forte. O maior trunfo de Spider é ter, no lugar do escudo, um modo de invisibilidade. Contudo, não é possível usar esse modo em movimento. Isso faz com que Spider seja uma excelente escolha dentro de fases em que inimigos são extremamente fortes ou há muito fogo cruzado.

Havoc

Havoc é uma armadura simples e padrão. A maior parte dos inimigos é composta por Havocs. Você também encontra várias dessas armaduras vazias pelas fases. Havoc pula bem, mas sua metralhadora é inferior à de todos os outros, sua corrente-chicote não é das melhores armas corpo-a-corpo e seu escudo é fraco. Entretanto, Havoc conta com mini-jatos que fazem parecer com que ele fique patinando com velocidade, permitindo que você entre e saia rapidamente de combates. Havoc pode se tornar a última escolha para alguns jogadores.

Power-ups para todos

Durante o jogo, você pode encontrar Power-Ups que lhe darão algumas habilidades distintas. Todas as armaduras podem equipar Power-Ups, que ficam acopladas no “ombro”. Existem vários tipos como por exemplo lança-mísseis, life-ups, lança-granadas, alternadores de gravidade, upgrades de armas (de níveis 1 a 4), speed-ups, rebatedores de tiros e tiros teleguiados. Basta escolher o seu preferido e guerrear.

É fácil identificar o inimigo, pois suas armaduras são sempre azul escuro/roxo. É necessário precaução e paciência pois os inimigos podem se aglomerar com facilidade e você verá a necessidade iminente de bater retirada para não ser abatido. É difícil encontrar power-ups, portanto, use-os com sabedoria.

O jogo é bem original em seu estilo. Com 9 missões, você precisa cumprir pré-requisitos para prosseguir em determinadas partes, como por exemplo, resgate de soldados. As lutas com os chefões podem lhe trazer um pouco de dor de cabeça, mas nada que tire a sua diversão de chegar ao fim. O modo multiplayer é uma batalha  no melhor estilo “versus”. Os jogadores escolhem suas armaduras, escolhem o cenário e vão para o combate. A tela se divide assim como em Mario Kart.

Metal Warriors ficou perdido no tempo, mas não na nossa memória. E você, amigo leitor, qual é o seu Metal Warrior favorito?

Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).