Nos dois últimos finais de semana, São Paulo recebeu mais uma edição do Anime Friends, maior evento do gênero na América Latina. Realizado desde 2003, a edição desse ano levou para o Mart Center, na Vila Guilherme, milhares de fãs de animes, mangás e cultura japonesa. O Nintendo Blast esteve presente no evento e conta como foram as atrações do segundo final de semana:
A edição 2011 do evento aconteceu, como já dissemos, no Mart Center, um espaço gigantesco e mais que suficiente para reunir a quantidade absurda de pessoas que comparecem ao local. Chegar até lá foi bem simples, graças a presença de transporte oficial da organização do evento e muitas sinalizações.
Na edição desse ano, os números espantaram: mais de 298 caravanas de todo o país compareceram ao evento, recorde absoluto da história do Anime Friends. Além disso, os presentes puderam conferir novidades em 51 estandes, assistir a apresentação de 17 bandas e participar de oito campeonatos de games diferentes.
Os campeonatos, como não poderiam deixar de ser, reuniram uma quantidade bem grande de participares, que se digladiaram em busca da vitória. Destaque para os confrontos em Super Smash Bros. Brawl, que reuniram uma quantidade grande de jogadores. Além dos campeonatos, o público presente pode experimentar uma série de games freeplay e conferir estandes de empresas como Level Up! e Hazit. A organização chamou a atenção: quase não houveram filas e tudo transcorreu na mais perfeita paz (exceção feita para a fila na bilheteria, que rapidamente foi reduzida).
Nas salas temáticas, o destaque ficou por conta da equipe da N Party, que mais uma vez realizou um trabalho sensacional, distribuindo prêmios, realizando campeonatos e sendo o espaço perfeito para a galera que curte consoles Nintendo conversar, disputar partidinhas com os amigos e até mesmo experimentar games retrô, como os clássicos Super Mario World (SNES) e Goldeneye 007 (N64). Quem levou o seu 3DS ainda pode se aproveitar do Street Pass e aumentar suas estatísticas. Em um único dia era possível conseguir mais de 40 Miis para o seu portátil.
Outro destaque foi a sala Dance Party, também organizada pela equipe do N Party, só que dessa vez destinada exclusivamente para disputas de dança em Just Dance, um dos games de maior sucesso do Wii. A sala chamou tanto a atenção que era impossível não se arriscar em alguma das coreografias (até esse que vos escreve resolveu tentar a sorte ao lado do também membro do Blast, Pablo Montenegro. Sérgio Estrella saiu de fininho, mas prometemos que no próximo ano ele não escapa).
Outro destaque foi a realização de mais um torneio da Liga Oficial Pokémon de São Paulo, a LOP-SP, que deu ao grande vencedor um Nintendo 3DS novinho. Desde 2003 a equipe paulista realiza torneios durante o evento e esse ano o destaque foi a presença de disputas baseadas nos novíssimos Pokémon Black & White.
Por fim, como não poderia deixar de ser, os cosplays, tradicionais em eventos desse tipo, também marcaram presença. Nossa equipe flagrou alguns, que você confere abaixo:
Fotos: Sérgio Estrella e Pablo Montenegro