A estrela de Sonic estava meio apagada. Desde que entrou no mundo 3D, o ouriço não se confirmou e perdeu a pose para o mascote bigodudo da Nintendo. O espinhudo tentou se aventurar pelo mundo usando uma espada, se transformando em lobo (alguma coincidência com Twilight Princess?), participou da história do Rei Arthur, correu com Karts e poderes (hmm... que game veio à sua cabeça para comparação?) e disputou jogos Olímpicos de Verão e Inverno com a trupe da Big N. Mesmo assim, em seus games faltava aquele brilho que tinha durante a década de 90. Mas chega de tristeza, agora é hora de colorir seu Wii e o estrelato do ouriço com Sonic Colors.
Nota: este texto contou com a participação do colega e redator da equipe, Jaime Ninice.
O ouriço azul e todas as cores
Takashi Iizuka, o produtor do game, já havia dito que Colors seria um dos melhores jogos e que o game certamente agradaria aos donos do Wii. E qual a melhor forma de agradar aos jogadores nintendistas? Com fases no espaço! Ah, você se lembrou daquela aventura galáctica que jogou com um encanador e que... bom, deixa pra lá.
A história deste jogo é uma das mais agradáveis em toda a série, agora com um ar mais voltado para um desenho animado, porém sem abandonar as características do universo Sonic. Todo aquele estilo dos integrantes foi mantido. Pode-se perceber a marcante característica "nerd" de Tails, assim como o constante espírito inquieto e aventureiro de Sonic, sempre procurando aproveitar seu tempo livre com algumas coisinhas, como derrotar um robô gigante que estava simplesmente ameaçando toda a ordem do planeta.
Dr. Eggman abriu um gigantesco parque de diversões interestelar criado no espaço, acima do planeta natal de Sonic, que abrange diversos outros planetas com os mais diversos temas. Esses planetas são habitados por espécies corredoras alienígenas conhecidas como Wisps, criaturas coloridas que possuem diversos poderes, que foram expulsos de suas casas. Muitos deles foram possuídos e transformados em NegaWisps pelo maquiavélico arqui-inimigo de Sonic, com o intuito de aproveitar suas energias na construção de um plano infalível. Ao passar pelos mais diversos mundos, Sonic irá contar com a ajuda desses Wisps, que emprestarão seus poderes para ajudar na resolução de enigmas e para facilitar a passagem em muitos dos locais.
Em frente e rumo à perfeição
Exclusivo para as plataformas Nintendo, Sonic Colors é um game do ouriço que tenta conseguir um resultado que há muito tempo a Sega vem querendo com sua franquia: retornar às origens de maneira a conseguir mais público interessado em voltar a correr alinhadamente pelas mais diversas fases mirabolantes e com um bom nível de mecânica.
O jogo não perde tempo com explicações e, já no início, segue correndo para o que realmente importa: fases de corrida ao bom e velho estilo 3D que tanto consagrou a franquia na série Adventure, com sua perfeita junção aos estilos laterais de plataforma das séries mais tradicionais. A ligação entre as duas perspectivas está funcionando perfeitamente. Diversos elementos novos estão presentes para reiterar as características e qualidades do jogo, tornando ele uma evolução que possui os melhores elementos de todos os jogos da série até agora.
Muitas das idéias de Colors foram retiradas dos últimos Sonics lançados até então. Você perceberá inúmeras semelhanças, como as animações que aparecem na introdução corrida de fases bem engenhosas, retiradas de Sonic and the Black Knight; fases laterais e momentos de exploração com grande frenesi nos chefes, retiradas de Sonic Unleashed; além dos elementos cadenciais da série Adventure, que nos passam pela memória muitas vezes quando vemos um corrimão que se liga a um looping e termina com um vôo pelo espaço, para depois cair num dash de velocidade para pegar mais argolas e assim continuar até o fim.
Ao primeiro contato percebe-se que muitas das fases – 6 mais o chefe por zona – são extremamente curtas, porém outras de tamanhos colossais também estão presentes para ajudar a equilibrar nesse aspecto. Aliás, elas devem ser vistas como um conjunto, em que todas se cadenciam formando uma só, mas com diversos momentos de transição. São belíssimas e os temas bastante interessantes. Algumas vezes você irá correr por pistas enormes e ensolaradas numa fábrica de doces, já em outras terá de percorrer gramados e desviar de abismos e cachoeiras, ou ainda deverá achar a saída nas profundidades do mar, desviando das conhecidas piranhas dos jogos anteriores e de samurais em cenários tematizados. Em certos momentos o universo será seu caminho e você poderá se aproveitar dos meteoros existentes para atravessar determinados locais.
Colorindo o seu Wii
Você pode pensar que os Wisps são os Restart, mas eles não são. Cada um possui uma cor e concede uma habilidade diferente para Sonic e com tempo limitado. Veja-os a seguir:
Os Wisps brancos são os mais comuns no game. Eles enchem o marcador de Sonic e concedem mais velocidade para Sonic, além de rebater em anéis. Poder que é conhecido como White Boost;
Os amarelos possibilitam Sonic perfurar o solo (Yellow Drill), quase como o Spin Drill de Galaxy 2, e se transformar em um tornado em fases aquáticas. Porém, se no solo o poder acabar e Sonic estiver sob a terra, é morte na certa;
Os azuis possibilitam um dos puzzles mais divertidos do game: transformar moedas azuis em blocos e vice-versa, com o poder Blue Cube. Além disso, os inimigos próximos do impacto vão “para o espaço”;
Concedem o poder Green Hover, permitindo que Sonic plane para chegar em lugares inacessíveis para o ouriço e é a habilidade mais complicados de controlar;
Com a habilidade Cyan Laser, o ouriço pode mover-se na velocidade da luz em forma de um laser e também pode refletir entre os espelhos pelos cenários, útil principalmente para encontrar os anéis vermelhos;
O poder rosa (Pink Spikes) transforma Sonic em uma bola rosa (duh!) e cheia de espinhos, possibilitando que a mascote da Sega role pelas paredes, desafiando a gravidade;
Ao usar o poder Orange Rocket, Sonic se transforma em um foguete e atinge alturas impressionantes. Quando o poder termina, o ouriço poder cair planando lentamente;
Ao ativar a habilidade Purple Frenzy, o ouriço se transforma em um Berserker Chomp. Ele vai comendo tudo o que está pelo caminho e vai aumentando seu tamanho e o poder de destruição.
Um colorido fenomenal e rápidas perspectivas
Os gráficos representam um dos pontos mais fortes em Colors, com cenários de fundo extremamente cheios de detalhes e um alvorecer de cores alucinante. Despertam o que há de melhor em criatividade e tornam este um dos mais belos gráficos do Wii, podendo até ser comparado com os gráficos de jogos de outras plataformas que possuem maior poder de processamento. As cores se misturam e trazem aquele efeito psicodélico ao que Sonic avança com mais velocidade pela tela.
A trilha sonora do jogo é composta de temas de fundo mais voltados ao ritmo eletrônico. Todas elas combinam muito bem e dão o ritmo certo para as fases. Ficamos super empolgados com a mudança que elas tiveram entre os atos. De extrema criatividade!
Talvez o que os fãs mais esperavam do próximo game Sonic para as grandes plataformas eram fases enormes, velocidade desenfreada, ótima jogabilidade, extras aos montes e um carisma inconfundível que só a série da Sega sabe trazer. Muitos dos objetivos foram cumpridos com Colors, mais ainda esperávamos mais extras além da aventura principal.
O jogo utiliza também o controle de Game Cube e o Classic Controller. Seu sistema de multiplayer se constitui de fases bônus monocoloridas em que 2 jogadores percorrem-na passando por criativos obstáculos para chegar ao final. É muito divertido correr em alta velocidade e sem tela dividida com mais outro personagem na tela, porém faltaram os tradicionais e competitivos modos nas fases normais da série Adventure, em que se disputavam qual jogador conseguia chegar ao final primeiro, atrapalhando os adversários com poderes extras acumulados.
A duração do game é ampliada pelo ótimo conteúdo e variedade de desafios entre as fases, e com alguns fatores, tais quais as argolas vermelhas, que devem ser coletadas durante todas as fases e a pontuação a ser alcançada no final. O sistema de Ranks também voltou e é necessária muita dedicação para conseguir o famigerado Rank S em todas as fases.
O novo jogo da franquia se superou desta vez, e mostra que elementos antigos servem sim para complementar a experiência e trazer de volta todas as qualidades que os fãs sempre esperam. Sonic Colors possui um ótimo conteúdo e é item indispensável para todo e qualquer fã do ouriço azul mais famoso do mundo dos games.
Prós:
- Visual e música empolgantes;
- História bem contextualizada e com bons toques de humor;
- Ótimo conteúdo extra nas fases, seguindo a linha das porcentagens para o rank final.
Contras:
- A mecânica dos Wisps as vezes quebra todo o ritmo veloz do jogo;
- Falta de um multiplayer decente, como foi no Adventure 2 Battle;
- Outros personagens da série, como Knuckles e Amy não aparecem, deixando o game com uma cara de solitário.
Sonic Colors – Nintendo Wii – Nota Final: 9,0
Gráficos: 9,5 | Som: 9,0 | Jogabilidade: 8,5 | Diversão: 9,0