Análise: Dream Trigger 3D (3DS)

em 20/07/2011

Dream Trigger 3D é um jogo diferente. Dream Trigger 3D é um jogo incomum. Tá bom! Dream Trigger 3D é um jogo estranho pra caramba, ao me... (por Rodrigo Trapp em 20/07/2011, via Nintendo Blast)

3DS_L_Titlesheet_NOADream Trigger 3D é um jogo diferente. Dream Trigger 3D é um jogo incomum. Tá bom! Dream Trigger 3D é um jogo estranho pra caramba, ao menos em um primeiro momento. Quando peguei o game para jogar a primeira vez, fiquei trancado um bom tempo na primeira fase (leia-se: morrendo continuamente por mais de meia hora) sem ter muita noção do que fazer. Um tutorial aparece logo de início, mas também não serve pra muita coisa. Porém, depois que a coisa anda e você pega o jeito, o jogo acaba se tornando um passatempo descompromissado bem divertido. Pena que por pouco tempo. Quer saber o motivo? Então clique aí no “Continue Lendo” e acompanhe a gente em mais uma análise para o 3DS.

Mas como se joga isso, afinal?

De uma forma bem básica, Dream Trigger 3D é uma espécie de puzzle-shooter, em que o gameplay se resume a encontrar seus inimigos, atirar até destruí-los e permanecer vivo, custe o que custar. Mas isso é só a cereja do bolo. O buraco mesmo é um pouco mais embaixo, visto que encontrar os inimigos não é uma tarefa tão fácil assim.

Vou tentar explicar um pouco melhor com o auxílio das duas imagens abaixo. Sua nave fica na tela, aparecendo de diferentes formas ao longo do jogo, como borboletas (foto 1) ou até mesmo uma simples mira (foto 2). Para controla-la é muito simples: use o analógico para a movimentação e o botão “L” para atirar.

Já a touch screen do seu 3DS é o Sonar, que mostra o tempo todo onde os seus inimigos (os pontinhos roxos das imagens) estão. Porém, para que você possa efetivamente destrui-los, deve fazer com que os mesmos apareçam também na tela de cima. Para isso, é necessário que você espalhe Sonar Pings com a caneta pela Touch Screen (representados por todos os outros pontos coloridos). Em cada ponto da tela que você tocar com a caneta, um Sonar Ping será depositado. Paralelo a isso, a barra branca (chamada Rhythm Bar) vai “varrendo” a tela de baixo no ritmo da música da fase. Cada sonar ping que ela encontrar pelo caminho, irá gerar uma explosão que, caso acerte algum inimigo que esteja passando pelo local, faz com que ele seja exposto na tela de cima e aí (e somente aí) você poderá destruí-lo com os tiros de sua nave.

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Parece complexo? Até pode ser, mas o problema todo é só no início e desaparece ao longo do tempo. Depois que você pega o jeito, a coisa fica bem automática e o jogo se torna extremamente divertido.

A grande dificuldade está em prestar atenção nas duas telas ao mesmo tempo. Você não pode em nenhum momento se descuidar da tela 3D, para que sua nave não fique levando tiros, mas também não pode deixar de olhar a tela de baixo, onde os inimigos estão visíveis, pois você precisa colocar continuamente os Sonar Pings. Uma coisa importantíssima de saber quando se está jogando (e eu demorei um pouco até me dar conta disso) é que enquanto você estiver segurando o botão de tiro (“L”, por padrão), você fica invencível. Caso esteja em cima de algum inimigo visível, você irá acertá-lo. Caso acidentalmente passe por cima de algum tiro, irá acertá-lo também e sua nave não sofrerá nenhum dano. Só muito cuidado com a barra de tiro que aparece na parte de baixo da tela, pois ela vai acabando conforme você atira. Para recarregá-la, você deve continuar localizando inimigos, utilizando Sonar Pings.

Quatro em um?

São 4 modos de jogo no total. A proposta, que devia ser de variar as coisas entre esses modos, acaba se tornando um tanto quanto enfadonha depois de certo tempo, pois em todas as modalidades as fases e o estilo de jogo são sempre os mesmos. Nenhum gameplay novo ou alguma ideia diferente foi acrescentada. Uma pena. Os modos são estes: 

World Map Mode: É o principal. Conforme você vai passando as fases, novos pontos e conexões aparecem no mapa, com novos estágios e chefes. São 55 no total. De acordo com sua pontuação em cada fase, você recebe uma quantidade de Dream Points, que são usados para movimentar-se no mapa e atingir pontos mais remotos. O grande problema é que, apesar de a dificuldade e o número de inimigos aumentarem gradativamente, a trajetória e os objetivos não mudam nada ao longo das 55 fases, o que pode se tornar um pouco cansativo depois de um tempo.

Free Play Mode: Escolha alguma fase que já foi vencida no World Map Mode e jogue-a quantas vezes quiser, tentando alcançar o maior número de pontos possível.

Time Attack Mode: Novamente usa as fases já concluídas no World Map Mode. Dessa vez, porém, tente terminar o mais rápido que puder.

Versus Mode:  Multiplayer utilizando wireless local.

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A parte mais bacana de Dream Trigger 3D depois de um certo tempo é a oportunidade de colecionar os Challenges, diversos prêmios que você recebe por cumprir determinados objetivos ao longo do jogo. São 117 no total (sem contar os secretos), que variam desde um premio por passar uma fase inteira sem sofrer dano, até liberar todos os 55 estágios no World Map Mode, passando por coisas mais bizarras, como durar pelo menos dois minutos em uma batalha contra um chefe. Alguns challenges só podem ser adquiridos jogando batalhas on-line, ou seja, para completar 100% do game, você irá depender de algum amigo que também possua o jogo.

Uma beleza

Apesar de não fazer uso de grande parte do potencial de hardware do 3DS, visto que tanto sua nave quanto os inimigos não são nada muito trabalhados, Dream Trigger 3D nos presenteia com cenários espetaculares, que por muitas vezes acabam distraindo sua atenção, tamanha sua beleza. Já que você irá fazer sempre a mesma coisa durante o jogo todo, ao menos que seja em vários lugares diferentes (e bonitos), não é mesmo? Estações espaciais, florestas, castelos, fundo do mar ou simplesmente polígonos soltos pelo espaço são alguns dos locais pelos quais você irá passar. Os chefes também cumprem o seu papel. Grandalhões, ocupando grande parte da tela na maioria das vezes e com designs bem interessantes, são um capítulo a parte.

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Aliado a isso, temos uma trilha sonora bem legal. Uma mistura na dose certa de música eletrônica com alguns toques do bom e velho Rock N’ Roll fazem bonito no áudio, que se apresenta de uma forma bem peculiar: em partes mais calmas das fases, enquanto você está somente localizando inimigos ou desviando dos tiros, a música fica bem calma, com o volume baixo, praticamente nulo, fazendo com que você ouça somente os efeitos do local. Porém, enquanto você segura o botão de tiro e vai destruindo os inimigos, o volume sobe e a trilha fica extremamente intensa, dando aquele clima de ação e inquietude. 

Dream Trigger 3D pode agradar os fãs de shooter que estejam procurando algo diferente do habitual, pois sua originalidade surpreende. Uma pena que isso não tenha sido melhor trabalhado pela desenvolvedora D3, pois suas limitações de conteúdo acabam diminuindo bastante a vida útil e o replay do jogo.

Prós:

  • Cenários muito bem trabalhados
  • Musicas empolgantes que garantem o clima de ação
  • Uma gama imensa de Challenges para colecionar
  • Gameplay completamente original

Contras:

  • Um pouco confuso no início, com um tutorial inútil
  • Modo principal com objetivos repetitivos demais
  • Nenhuma variação válida entre os diferentes modos de jogo

 

Dream Trigger 3D – Nintendo 3DS – Nota Final: 6.5

Gráficos: 7.5 | Som: 7.0 | Jogabilidade: 7.0 | Diversão: 4.5

 

iguanamall_logo[4]Dream Trigger 3D nos foi gentilmente cedido para análise pela Iguana Mall. www.iguanamall.com.br

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