Alguém se lembra da E3 de 2009? Tudo bem que nós recebemos dúzias de notícias sobre games a cada dia, mas não é tão difícil transportar a sua mente para um mundo 2 anos atrás, certo? Em meio ao anúncio de Metroid: Other M, Super Mario Galaxy 2 e Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story, a Nintendo tirou uma tempo para falar dos jogadores casuais. Para estes, a BigN não reservou apenas Wii Sport Resort e Wii Fit Plus, mas o acessório Wii Vitality Sensor também. Até agora, pouco sabemos sobre ele e é ai que vem a pergunta: O Vitality Sensor vem ou não vem?
As circunstâncias da época
Vamos voltar no tempo. O Vitality Sensor foi anunciado na E3 de 2009, mas a pergunta é: por que? Naquela E3, a Nintendo estava se deliciando com as vendas do Wii e DS (o DSi tinha sido lançado) nos mais altos patamares. Como um dos motivos para a explosão de plataformas Nintendo nas casas do mundo foi o público casual, a Big N fez uma baita homenagem a eles na apresentação. Mesmo com o anúncio de Metroid: Other M no Wii e C.O.P para o DS, tivemos um excesso de Mario (Super Mario Galaxy 2 deu o que fala, Super Mario Bros. Wii trouxe de volta aquela nostalgia, Mario vs. Donkey Kong: Minis March Again nos deu um motivo para visitar o DSi Shop e Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story fez jus aos RPGs de DS). Embora todos os quatro sejam excelentes títulos para jogadores hardcore, não há como negar que boa parte dos consumidores de Mario são crianças pequenas.
Além disso, a Nintendo mostrou Wii Fit Plus, que pouco inovou em relação ao primeiro Wii Fit, mas se tornou mais um best-seller da empresa. A Big N também demonstrou o novo Wii Sports Resort para mostrar o apoio ao recém-anunciado Wii Motion Plus. Esses dois títulos são voltados principalmente para o público mais causal e menos familiarizado com botões e games complicados, que não é o público que assiste a E3, mas, mesmo assim, foi a base da apresentação da Nintendo. Após Wii Fit Plus e Wii Sports Resort, a Nintendo levou ao telão o Wii Vitality Sensor.
Trata-se de uma acessório ligado à saída do Wiimote (onde colocamos o Nunchuk ou o Classic Controller) e que se conecta ao… dedo do jogador!? Isso mesmo, o periférico é bem clean e consegue detectar os batimentos e frequencia cardíaca do jogador. Como estamos falando de vide-games, as informações recolhidas pelo acessório provavelmente vão modificar a forma como o jogo se comporta. Se você ficar com medo, seus batimentos acelerarão e o jogo se tornará mais fácil, que tal?
A questão é como exatamente ele irá modificar o jogo e que jogos irão aceitar essas modificações. Eu acredito que seja algo muito específico para funcionar em todos os games, visto que alguns nem possuem “níveis de dificuldade” programados. Será que nem o Wii Motion Plus, que só funciona em jogos feito exclusivamente para fazerem uso do acessório?
Que tal em 2010?
No ano de 2010, meio que a coisa inverteu. Enquanto a Sony e Microsoft que, em 2009, se concentraram em anunciar games de peso, ficaram focadas em seus novos periféricos (Kinect e PS3 Move), a Nintendo parou de vangloriar tanto os casuais na E3 e surpreendeu o público com dezenas de jogos. Tivemos o retorno de Donkey Kong com Country Returns da Retro Studios, uma nova maneira de curtir o mundo de Kirby com Kirby Epic’s Yarn, a volta do mascote Mickey aos video-games com Disney Epic Mickey, o tão esperado e de cair o queixo Zelda: Skyward Sword. Não só isso como também o anúncio de um remake de GoldenEye, clássico do N64 agora para o Wii, e mais um pouco sobre o renovado Golden Sun: Dark Dawn para o DS. Só um jogo para DS? Sim, pois o foco foi mesmo o novíssimo 3DS e sua linha de lançamento de peso.
É, em 2010 não tivemos nada sobre o Vitality Sensor, mas, na época, ninguém deu muita importância, pois estavam ocupados demais vibrando com o 3DS ou relembrando dos tiroteios multiplayer em GoldeEye. A própria Nintendo reconheceu que a E3 não é o melhor lugar para falar de algo como o Vitality Sensor, não é a toa que o único jogo mais causal do evento foi o Wii Party, a não ser que você também inclua Mario Sports Mix nessa categoria.
Afinal, do que se trata?
Mesmo sem nada muito concreto saindo da boca da Nintendo, a empresa já deu uma palavrinha sobre o Vitality Sensor recentemente, mas algo bem vago. Segundo a gigante japonesa, o acessório está, sim, em desenvolvimento e não foi cancelado, como muitos especulam. A razão de ainda não estar nas lojas é pelo alcance do mesmo, que, segundo a empresa, funciona em 80% das pessoas, enquanto a meta é, pelo menos, 99%. De fato, cada organismo é diferente e sempre será difícil criar um produto que analisa o metabolismo humano sem admitir uma margem de erro.
A patente do Wii Vitality Sensor mostra mais ou menos como o periférico funciona e mostra um pouco sobre um suposto jogo que faz uso do acessório. Quando colocado no dedo, o Vitality Sensor lança luzes infra-vermelho. Essas luzes passam pelo dedo e chegam até um receptor do lado oposto. No entanto, parte dessa luz será absorvida pela hemoglobina (proteína encontrada nas hemáceas, que são células transportadoras de gases dentro do sangue). Quando a pessoa está estressada, zangada ou com medo, a circulação sanguínea acelera, o que aumenta a concentração de hemoglobina no sangue. Mais hemáceas absorverão mais luzes infra-vermelho, logo, o receptor receberá menos luz. Já uma pessoa relaxada terá um circulação menos intensa, menos hemoglobina no sangue e, por conta da menor absorção de luz pela hemoglobina, mas luz chegará ao receptor. Através da variação de luz que chega ao receptor, será possível determinar o estado em que o jogador se encontra.
No dito game, você terá de movimentar um estranho personagem que lembra um polvo através de cenários laterais ao estilo side-scrolling. Para movê-lo, basta levantar e abaixar o Wiimote, mas não é só isso. Quando você inspira (você mesmo, jogador), o chapéu do polvinho sobe em direção ao teto do cenário, ao passo que expirar fará o chapéu voltar ao seu lugar. Então o Vitality Sensor também detecta a respiração? Sim, mas indiretamente, ele detecta mudanças na circulação que correspondem à respiração pulmonar.
Confira as imagens abaixo:
Em 2011, quem sabe?
A E3 de 2011 parece seguir o mesmo caminho (e sucesso) da de 2010. A Nintendo provavelmente sabe que o impacto dos lançamentos hardcore em 2010 foram melhores do que a apresentação de 2009, ainda mais quando irá anunciar um novo console para suceder o Wii. Mesmo assim, ainda podemos esperar pelo Vitality Sensor. O Wii está dando seus últimos suspiros, então, é agora ou nunca: ou o Vitality Sensor é lançado agora, ou fica para o… Cafe?! A teoria não é tão estranha assim, talvez a demora para a vinda do novo acessório seja justamente por ele ter sido movido para o novo console da Nintendo.
Eu não sei como aquele treco vai entrar no dedo de um jogador ocupado com o apertar de botões, mas, vindo da Nintendo, tudo é possível! E3 2011, nos vemos lá!