Videogames são ótimos, não? Jogamos por horas, lemos análises, artigos, assistimos a trailers, fazemos discussões acaloradas, acompanhamos fielmente as notícias sobre o tema. Mas não precisamos levar os jogos tão a sério em tempo integral, há momentos em que só queremos descontrair e dar umas risadas de situações que os próprios games (e os jogadores) proporcionam. Afinal, qualquer enredo, personagem, cenário, defeito ou qualidade é uma piada em potencial. Para isso, nada melhor que essa seleção de webcomics inspiradas no universo gamer, onde qualquer situação é motivo para gargalhadas.
Nota: as traduções das tirinhas aparecem deixando o mouse parado sobre elas.
10. Letters to an Absent Father
Ash vivia feliz com sua querida mãe na cidade de Pallet, até que partiu em uma aventura ao redor do mundo para capturar todos os pokémon, certo? Mas... quem é o pai de Ash? Por que ele não aparece na história? Para o cartunista Maré Odomo, o aventureiro tem pai sim, mas que está sempre longe de casa, e nos conta essa história emocionante através das cartas enviadas por Ash, narrando os acontecimentos que nós já conhecemos e alguns que nem tanto.
- Link para a versão original: mareodomo.com/#425319/Letters-To-An-Absent-Father
- Link para a tradução em português (incompleta): brincanagem.com.br/?p=1167
9. Nerf NOW!!
Focada na batalha sem fim de Team Fortress 2, mas também abordando outros jogos, Nerf NOW!! foi criada por José Pereira. O diferencial são os visuais “fofos” e que lembram animes, usados em situações onde seria totalmente inapropriados, como personagens tentando matar uns aos outros.
- Link para a versão original: www.nerfnow.com
8. 2P Start
O 2P Start foi criado por Tim Harding e Ray Hargreaves para tirar um sarro e fazer algumas críticas a jogos e consoles atuais. As piadas aparecem com a exploração de situações incomuns envolvendo personagens conhecidos (normalmente criadas pelos próprios desenvolvedores) e também os próprios autores, já que as suas versões cartunizadas estão bastante presentes na tirinha, inclusive levando elementos da vida real. Infelizmente, as atualizações pararam em 2010, mas todo o arquivo de três anos de trabalho está disponível.
- Link para a versão original: www.2pstart.com/2010/05/20/2p-finish/
7. Penny Arcade
A Penny Arcade é uma das mais antigas representantes dessa lista, aparecendo pela primeira vez já em 1998 e sendo atualizada até hoje. O segredo de tanta longevidade é que seus criadores, Jerry Holkins e Mike Krahulik, a transformaram em um negócio lucrativo, e contam com uma equipe dedicada exclusivamente à série. Na história, dois amigos gamers que passam por situações bem surreais e engraçadas.
- Link para a versão original: www.penny-arcade.com/comic/
6. Virtual Shackles
Sim, mais uma feita por e sobre dois caras que gostam de videogames. Mas o diferencial de Virtual Shackles é que, além de fazer humor com games e consoles, Jeremy Vinar e Mike Fahmie conseguem ironizar toda essa indústria, já que eles próprios trabalham nela. Assim nasceram Orion e Jack, dois empregados frustrados de uma empresa de jogos.
- Link para a versão original: www.virtualshackles.com
5. Dueling Analogs
Ahá, saímos da seção “tirinhas sobre uma dupla de gamers” desse top 10. Dueling Analogs (um trocadilho com Dual Analog Controller), ao contrário das anteriores, não possui uma linha de enredo e personagens recorrentes, tratando de qualquer assunto relacionado aos games.
- Link para a versão original: www.duelinganalogs.com
4. Awkward Zombie
Awkward Zombie é um daqueles sites ótimos para dar risadas de momentos bizarros dos nossos jogos favoritos. Katie Tiedrich cria situações com algumas cenas que acontecem normalmente nos mundos virtuais dos games, mas que na vida real são totalmente sem sentido e, por isso mesmo, hilárias. Destaque para a grande quantidade de tirinhas sobre Pokémon.
- Link para a versão original: www.awkwardzombie.com
3. VG Cats
O cartunista canadense Scott Ramsoomair conseguiu transformar seus dois gatos de estimação em um dos maiores símbolos da paródia de videogames com o site Video Game Cats. Aeris e Leo tornam-se jogadores, personagens, críticos e qualquer outro papel para fazer um ótimo humor com o mercado de games.
- Link para a versão original: www.vgcats.com/comics/
2. Brawl in the Family
Brawl in the Family é a webcomic definitiva sobre o universo Nintendo. Matthew Taranto conseguiu reunir nessa tirinha grande parte do elenco da Big N com ótimas histórias, com um enfoque especial nos personagens de Kirby. Além dos quadrinhos “comuns”, também são criados musicais (como o da abertura desse artigo) e “séries” com uma narrativa mais longa, tudo sem perder a qualidade.
- Link para a versão original: brawlinthefamily.keenspot.com
1. Super Effective
Nem só de gatos vive o VG Cats. Sim, o nosso terceiro colocado retorna para ficar com a primeira posição graças a melhor série de paródia de Pokémon: Super Effective. Interessante como o jogo da Nintendo rende assunto para essas webcomics, não é mesmo? Bem, em Super Effective acompanhamos toda a saga em busca dos monstrinhos, mas fazendo graça de algumas pérolas famosas da franquia. Afinal, será que o Professor Oak não sabe mesmo o nome do seu neto?
- Link para a versão original: www.vgcats.com/super/
- Link para a tradução em português: capinaremos.com/tag/super-efetivo
E então, caros leitores, conheciam essas tirinhas? Todas, nenhuma? Qual a sua favorita? Infelizmente essas webcomics são todas em inglês, mas não é muito difícil encontrar traduções pela internet. E não deixe de compartilhar outras que conheçam, afinal existem muitas e só dá para falar de algumas. Espero que divirtam-se com esse conteúdo humorístico gamer.