Cospe fogo, Charizard! |
A segunda geração surgiu com os jogos Gold & Silver, trazendo três grandes novidades: o Atributo especial era dividido em Special ATK e Special Def (um grande avanço), a possibilidade de equipar itens nos monstrinhos e dois novos tipos, Dark e Steel.
Os itens foram a novidade da geração II |
Eis que surge a terceira geração, uma das mais importantes para o desenvolvimento do sistema de batalha. Os jogos Ruby & Sapphire não traziam só mais um bando de novos pokémon, novas possibilidades surgiram. O número de berries aumentou, assim como os golpes e itens, mas os grandes destaques foram o surgimento das Abilities e Natures, além do equilíbrio nos atributos dos Pokémon, com a divisão mais balanceada dos EVs. As Abilities são habilidades especiais que são ativadas automaticamente dentro de certas circunstâncias. Seus efeitos em batalhas fizeram o leque de estratégias aumentar consideravelmente. Existiam Abilities que permitiam que seu pokémon aumentasse a própria Speed a cada rodada, outras não deixavam que ele tivesse o ATK reduzido, entre muitas outras.
As Natures juntamente com os EVs podem ser considerados a batida do martelo que permitiu os treinadores a falarem, ”O MEU Swampert e o MEU Charizard”, pois são recursos que praticamente customizam os seus pokémon.
Os EVs podem ser invisíveis, mas a Nature e a Ability não são. |
Natures tem quase a mesma função. Cada uma delas irá aumentar 10% de um atributo e diminuir outro na mesma proporção. Existem 25 Natures e somente 20 afetam os seus atributos, então, podem ignorar as outras 5.
Ahh, mas não adianta aumentar um e diminuir outroCalma meu amigo! Não sou o Entei, mas posso dizer que tá tudo bem agora!
- Leitor desapontado com as Natures.
Se você para pra pensar um pouco, perceberá que certos pokémon não precisam de alguns atributos.
Veja o exemplo do Aerodactyl. Ele é um pokémon rápido e razoavelmente forte. Tem Speed e ATK altos, enquanto o seu Special ATK é horrível. Qual é a importância deste atributo ruim pra ele? NENHUMA! Ele só irá utilizar golpes que dependem do ATK, por isso, não há problema algum em reduzir o atributo inútil com a Nature. Não é só o Aerodactyl que é assim, vários pokémon são da mesma forma, entretanto também existem outros que precisam de todos os atributos, cabendo ao treinador a decisão final.
Esse sorriso mostra a felicidade de Gengar ao descobrir que batalharia mais. |
Essa diversificação de treinamento com EV e Nature, combinada com as Abilities, itens e golpes é que vai definir a eficiência do seu pokémon. Cada um desses fatores está proporcionando novas possibilidades de estratégia, e infelizmente, isso é algo que afasta alguns jogadores.Imaginem como é trabalhoso “criar” uma estratégia. Além disso, o jogador ainda tem que treinar um monstrinho e depois repetir o mesmo processo pelo menos cinco vezes se ele quiser um time completo.
Clique nesta imagem e seja feliz |
Concluímos então que para construir o seu time é preciso pensar em algumas coisas: Definir os golpes, distribuir os EVs, escolher uma Nature, equipar um item que melhore sua estratégia, saber como a ability poderá ajudar durante a luta e ter conhecimento das características de cada tipo de pokémon.
Não é uma tarefa fácil, várias projeções de times requerem cálculos e simulações de possíveis situações complicadas que podem ocorrer durante a luta.
(((((((Level × 2 ÷ 5) + 2) × BasePower × [Sp]Atk ÷ 50) ÷ [Sp]Def) × Mod1) + 2) × CH × Mod2 × R ÷ 100) × STAB × Type1 × Type2 × Mod3) Fórmula para cálculo de dano - Quem disse que pokémon não ajuda nos estudos?Horas e horas podem ser gastas na criação e desenvolvimento de um time, mas muita gente se diverte com isso. Você está testando os seus limites contra o oponente, e quando o resultado é uma boa luta, a realização é grande.
Na edição anterior...
Falamos sobre como a complexidade de Pokémon divide os jogadores entre casuais e hardcore. Vamos ver agora os trechos de alguns comentários:
Até as versões Gold/Silver eu era um jogador hardcore. Tinha todos os pokémon e ainda transferia via transfer pak para o meu Nintendo 64 (bons tempos). Depois de me desatualizar totalmente sobre as versões posteriores, meio que me deu saudade e decidi voltar. Pokémon mudou tanto e está tão complexo que tenho que reaprender tudo de novo. Devido ao grau de dificuldade e aos vários tipos de treinamento possíveis, pokémon deixa de ser tão infantil. – Hareon
Sou um treinador que adora uma nova jornada pokemon, gosto de capturar todos os Pokémon que vejo pela frente, e eu gosto de Pokemon por ser um jogo estratégico em que você tem que pensar em uma estrategia para destruir o oponente... – Super Mario Bros
Eu jogava pokemon desde a epoca que era''febre'',porem de ums meses pra cá parei de jogar,mas essa materia me fez sentir saudades,principalmente da minha versão favorita a pokemon ruby... - Robson
Acredito eu que sou mais o tipo casual. Pois já tentei treinar meus pokémon para batalhas online, e não consigo ganhar de forma alguma! As estratégias que eles usam chegam a parecer game shark. Pokémons dragão que sobrevivem a blizzards e etc é o que mais aparece por lá. E quando o treinador é japonês, vish... desligo o DS... – EwertonInfelizmente não tenho espaço para exibir todos os comentários, mas tem muita gente interessada em evoluir no jogo!
Leitores do Nintendo Blast, qual é a experiência de vocês com treinamento pokémon? possuem alguma história engraçada? uma luta interessante? Comentem!