Eu sei que você deve estar, assim como a gente, com os ânimos exaltados e muitas dúvidas após a apresentação da Nintendo na E3 2011, que o Nintendo Blast cobriu durante toda a tarde de ontem (07/06). Sei também que você acompanhou com a gente a revelação do Nintendo Wii U, o novo e esperado console da Nintendo, que promete unir jogadores casuais e hardcore em uma mesma plataforma. Mas, será que o caminho é por aí? Passada a coletiva, vamos opinar muito, fazer exercício de futurologia e tentar entender: será que há limites para os caminhos que a Nintendo pretende percorrer?
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Wii U: Nós, você e um novo passo para a indústria
A gente já detalhou o Wii U aqui, então vamos pular essa parte dessa vez. Após conhecermos todas as características do novo console (todas as reveladas, obviamente), fica bem claro que está todo mundo mais cheio de dúvidas do que de respostas. Nós ainda não tivemos a oportunidade de testar o novo console, então boa parte dos nossos questionamentos são compartilhados por várias jogadores mundo afora, sendo resultado apenas de observações e impressões. Se a gente tivesse jogado o console, provavelmente teríamos uma impressão diferente, mas isso não impede que a gente tente colocar na berlinda as maiores questões sobre o Wii U até o momento.
Tentando analisar de maneira mais fria, o novo console consegue parecer um produto ao mesmo tempo perfeito para quem está acostumado com o Wii e algo totalmente novo, como uma síntese entre o que de melhor a Nintendo fez no Wii e no DS. O próprio Miyamoto, em entrevista ao CNET, disse que o Wii U muda a forma como o videogame é jogado pelo player: “eu acho que o que vai ser único é que ele cria uma nova estrutura, na medida em que você tem a sua própria tela, mas você também tem a tela da TV, e estes duas podem interagir uma com a outra. E isso vai criar um monte de coisas novas que você pode fazer, não apenas com os jogos, obviamente, ele vai criar uma nova jogabilidade, mas também cria novas formas de interagir com coisas como serviços de internet, ou mesmo, como um exemplo simples como visualização de fotos”.
O controle pode não ser único e extremamente inovador com o Wii Remote foi, mas ele reúne, como nenhum outro controle de um videogame do mercado, uma quantidade de funcionalidades imensas. É o produto mais completo que a Nintendo já disponibilizou, sendo resultado de décadas de evolução técnica, testes, inovações esporádicas e riscos – afinal, quem imaginava que os controles com sensores de movimento iam se tornar o padrão antes do Wii? Nem a própria Nintendo parece enxergar até onde as possibilidades podem ir e isso é extremamente positivo para quem futuramente adquira o console. “Estou realmente muito animado para ver se todos os game designers talentosos desse mundo vão olhar para isso com os mesmos olhos que você fez e como eles vão se aproveitar do controle", concluiu Miyamoto.
Antes da revelação do Wii U, um dos maiores receios era a possibilidade da Nintendo simplesmente partir para o mundo dito hardcore e esquecer a legião de pessoas que ela trouxe para o universo dos games com o Wii. Ciente da importância de manter esse público e também da necessidade de conquistar os jogadores que se digladiam em troca de um bom FPS nos consoles HD, a Nintendo manteve o aspecto simples e extremamente adaptável a toda família ao mesmo tempo em que oferece um console robusto e poderoso para os jogadores mais exigentes.
Há muitas perguntas sem resposta até o momento, mas no horizonte é possível vislumbrar uma série de possibilidades para o Wii U. Tá em dúvida sobre o que pensar sobre esse novo passo? Confira abaixo as opiniões da equipe Nintendo Blast sobre o console e uma análise curta do que gostamos e do que não gostamos até agora no que foi revelado:
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O que você achou do Nintendo Wii U?
Sérgio Oliveira: Não tem mais do que reclamar: a nova geração está aí, o novo console da Nintendo terá gráficos em alta definição e novamente inovará a forma que jogaremos. A E3 é o lugar para mostrar potencial e diferencial, cativar e causar euforia no público e a Nintendo fez isso com seu novo controle revolucionário. Engana-se quem diz que o Wii U é mais do mesmo, ou um tablet com roupagem diferente - é mais profundo que isso, o conceito é diferente, mais 1001 possibilidades surgirão e jogaremos de maneira diferente com esse console e seu controle. Mais uma vez a Nintendo inovou, definiu padrões e arrasará. À nós, mortais, nos resta esperar o console chegar e ver a concorrência correr atrás do "prejuizo". A mágica está vindo e viva a Nintendo!
Alex Sandro: Simplesmente incrível! A Nintendo mostra mais uma vez que quando o assunto é videogame, está na frente da concorrência. A inovação marca presença novamente - apesar do nome estranho... Nintendo "UIU" - e com toda certeza será um sucesso. Destaque para os novos detalhes de Super Mario 3DS e Skyward Sword. Esperava também por mais anúncios de third-parties, mas é só questão de tempo para começar aparecer jogos de outras empresas. Uma pena não vermos grandes anúncios para o Wii e fica a dúvida: o que a Nintendo fará até o lançamento do Wii U?
Wii U = What is it? Unbealievable...
Carlos Heinecke: A ideia é boa, implementar a tela, câmera, microfone e ainda os botões num só controle é mesmo difícil, mas... meu, esse design é muito ”prezinho” (sic), cansei de branco e arredondado. Podiam ter se esforçado um pouquinho mais no design pra deixar diferente sem perder a "identidade" do Wii, que é bem popular e atrai novos jogadores. A tendência de ter games compatíveis tanto com o portátil quanto com o de mesa me parece bem promissora. Então é meio isso, tô (sic) um pouco cético ainda, mas claro q eu vou querer experimentar alguma hora :)
Jaime Ninice: A Nintendo mostra extrema criatividade com o seu mais novo projeto. Confesso que me assustou a ideia de andar com um tipo de tablet para jogar, isso afastaria as crianças? Porém o apoio massivo das Third Parties, com jogos como Assasin’s Creed e Metro: Last Night são fatos que só aumentam a esperança por boas novidades num futuro próximo.
Guilherme Vargas: Voltando no tempo, eu lembro a primeira vez que vi o Wiimote. Testei no começo, com um receio de não gostar dele, mas vi que a experiência era ainda melhor do que era descrito por aí. O controle, como já disseram, é um tanto grande, mas ví opiniões que dizem que, ergonomicamente, se encaixa perfeitamente na mão, dando a sensação de conforto ao jogá-lo. Em questão do visual, achei um tanto exagerado, acabou ficando meio feio, mas deve ser questão de costume, nada que o tempo não resolva. Agora, mais informação que isso, só testando para ver se a primeira impressão bate com o que é.
Thiago Abreu: O que mais me chamou atenção na conferência da Nintendo foi o apoio das Third-parties, que mostraram muito entusiasmo por finalmente trazer algumas franquias para o público da Nintendo. Desde que surgiu o rumor do Projeto Café já deu a entender que a Nintendo ia dar para as desenvolvedoras um ótimo hardware para trabalharem. Sim, gostei do controle do Wii U, gostei dos gráficos, uma apresentação linda, mas estou com aquela sensação que ficou faltando algo. Espero mais informações nos próximos dias sobre o console.
Alveni Lisboa: Os gráficos são os melhores que já vi. É preciso vermos outros vídeos e demonstrações de jogos para ver se essa parte vai estar realmente muito a frente dos concorrentes - vale lembrar que somente agora o PS3 está mostrando todo o potencial de superioridade em relação ao Xbox 360. Achei a integração com o Wii perfeita. Você consegue manter os jogadores casuais antigos e trazer os novos. Além do mais, você não precisa arrumar um espaço para guardar seus milhares de acessórios da geração passada. A aposta em um controle-tablet-tv parece ter sido boa (afinal, os tablets são o futuro da "computação casual"). Resta saber como a tecnologia será usada. O meu grande temor é o preço que este controle pode ter, já que possui tantas funções. Além de desembolsar uma grana violenta pra adquirir o WiiU (eu chuto que ele deve custar em torno de US$ 350), ter que gastar US$ 150-200 para comprar um controle me parece extremamente salgado. O que eu quero saber, de verdade, é o funcionamento do modo online. A maioria das experiências online do Wii são frustrantes (salvo Mario Kart). Isso sem contar esse esquema chatíssimo de Friend Codes (eu adicionei todo mundo da equipe no 3DS e apenas dois me adicionaram de volta, por exemplo). É um sistema antiquado e que me faz recordar das antigas passwords... Outra questão: vai ter suporte à 3D? Não é possível que um console HD revolucionário não tenha suporte a essa tecnologia, que está se popularizando (ainda que lentamente). Falar nisso agora pode não ser prioridade, mas daqui há 3 ou 4 anos, quando as TVs 3D sem óculos já estarão no mercado, tenho certeza que fará falta. Enfim, gostei muito do que vi, mas ainda é muito cedo para emitir opiniões mais sólidas
Rodrigo Estevam: O Nintendo Wii U é simplesmente incrível. Ele tem tudo aquilo que o Wii tem de melhor e mais um pouco. Ele tem potencial para agradar jogadores casuais e hardcores, ele permite que se comece a jogatina na TV da sala e continue na cama do seu quarto. Possibilita uma nova forma de multiplayer, seja usando tanto a tela do controle e a TV quanto apenas "telinha" do controle. É entretenimento com gráficos de alta definição bem ali, nas suas mãos. À primeira vista o controle do Wii U pode até causar certo desconforto graças ao seu tamanho, mas pensando no leque de possibilidades que ele abre essa impressão realmente muda. Mal posso esperar para colocar minhas mãos no novo console da Nintendo.
Rafael Neves: Mais uma vez, a Nintendo expõe um console onde o controle é o foco das atenções, o epicentro da experiência de jogo. Depois de tanta especulação, temos em mãos um controle que mais parece um tablet, mas tem potencial até mesmo para um novo console. O Wii U segue o hype inicial do Wii em 2006, mas com um apoio amplo das third-parties, além da própria Nintendo. O vídeo do Zelda mostra o quão linda a série pode ser, New Super Mario Bros. Mii nos traz de volta aquela nostalgia, mas é emocionante ver que teremos, mais uma vez, jogos como Ninja Gaiden 3. O que faltou? Explicar melhor como exatamente essa belezura funciona e anunciar mais jogos!
Alberto Canen: Nós/você (Wii U). Um jogo de palavras perfeito para demonstrar as intenções do novo console da Nintendo: agradar a todo tipo de jogador, desde os ditos "hardcore", que primam pela maior capacidade gráfica e de processamento, quanto os jogadores mais casuais, que buscam, principalmente, a diversão. O controle é o "cérebro" e a "alma" do Wii U, que interage muito bem com os demais eletrônicos: TV, Wii e 3DS. As third parties, que faziam tanta falta ao Wii, estão apoiando o novo console e, pelo visto, vão continuar. Como sempre, a Nintendo continua trazendo magia para as nossas casas.
Leandro Freire: Shigeru Miyamoto nunca dá um tiro no pé. Mesmo não mostrando muitas especificações a respeito da parte técnica do console, o Wii U tem tudo para arrebatar todos os corações. Para começar, Miyamoto já deve ter vários jogos em produção que utilizarão o "tablet" de uma forma nunca antes imaginada. Segundo, a quantidade de third parties que apoiarão a Nintendo não é brincadeira. Mesmo na entressafra de jogos da Nintendo, muitos outros de outras empresas estarão nas prateleiras. Por fim, o principal: o novo console tem características que atraem a todos: gamers hardcore, velhos, crianças... Afinal, quem não gosta de tablets?
Sérgio Estrella: Com o Wii U a Nintendo mostra que reconhece seus erros da atual geração e que tem um gosto peculiar para nomes. Acredito que o controle mais uma vez vai renovar a forma que jogamos videogames, de maneira parecida com o que vimos na interação GameCube/GBA, algo que pouca gente teve acesso, mas quem teve sabe como é divertido jogar Zelda: Four Swords Adventures usando múltiplas telas. Na coletiva, a empresa fez demonstrações de games casuais e hardcores, mas ainda permanece a preocupação quanto a potência do novo console: quando os sucessores do PS3 e X360 saírem, será que não vamos repetir a mesma história do Wii, com capacidade técnica claramente abaixo da concorrência?
Daniel Moisés: Oba! É hora de ver o novo console da Nintendo... “Wii U”? Sério? Como vou pronunciar isso? “Uiu”? “Ui-ú”? “Ui-iú”? “U”? Tudo bem, não gostei do nome... típico da Nintendo, escolher um nome esquisito, mas eu me acostumo. Isso é o de menos, vamos ver como ele é realmente... ah, o controle tem mesmo uma tela! Touchscreen, câmera, era tudo verdade... o controle é grande, mas parece funcional. Gostei, abre inúmeras possibilidades. Espero que não seja caro demais. O console é simples, mas bonito... é um Wii polido. Bom saber que tudo do Wii funciona nele... não vou precisar encostar os acessórios dele tão cedo. Siiiim! Alta definição, finalmente!... mas é mesmo mais poderoso que os concorrentes? Será que ele vai conseguir segurar a barra quando novos concorrentes surgirem? Acho que só vamos descobrir mais pra frente. Mas e os jogos? E os jogos?!?! Smash Bros.! Era tudo o que precisava ouvir! O que?!? Dois Smash Bros.?!? Pro 3DS também?!? Querem nos matar do coração?!? Mas... o que é isso?... pelos bigodes do Mario, é... ZELDA EM ALTA DEFINIÇÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!! É do jeito que eu vi nos meus sonhos!!! E o que temos de third-parties? Batman Arkham City! Assasin’s Creed: Revelations! Ninja Gaiden 3! Lego City Stories! Realmente, o apoio dos terceiros está sendo ótimo! Mas eu quero ver mais! Mais! Não tem mais? Tudo bem, eu espero... com certeza ainda veremos muitas surpresas e novidades antes do lançamento do console. Parabéns Nintendo... você conseguiu novamente. E uma última coisa:... eu quero um Wii U!
Felipe de Castro: A Nintendo sempre procurando revolucionar a forma como se joga vídeo-games consegue novamente essa proeza ao mostrar a utilização de um controlador com tela sensível ao toque ao apresentar seu novo console para o mundo. O controle apesar de inovador para os games e com suas N(intendo) possibilidades e interações, visualmente passa um certo desconforto. Talvez seja apenas uma questão de adaptação. Além disso, as imagens referentes ao potencial do Wii U é realmente de deixar os olhos lagrimados de alegrias com tamanha beleza e riqueza de detalhes. Gostei muito da interação com os demais dispositivos dos consoles anteriores e principalmente o apoio da third parties e os discursos empolgantes sobre o Wii U. Contudo, ainda é cedo para dar um parecer definitivo sobre o novo console da Nintendo, é preciso mais informações (principalmente visuais) para dizer se o Wii U vai fazer história na acirrada indústria gamística.
Ricardo Syozi: Este U do Wii U deve significar uma coisa: Unificação.
O novo console promete juntar o melhor do mundo hardcore e do mundo casual para revolucionar o mundo dos games mais uma vez. Ponto para a Nintendo que cada vez mais tenta inovar e dessa vez, principalmente, renovar. Aos poucos, com o Wii U, o jogador que termina Metroid com facilidade estará se divertindo com o jogador que só curte balançar o esqueleto em Just Dance.
A ideia é uma: Todos juntos agora.
Douglas Fernandes: Eu sou um entusiasta da Nintendo e por isso não consegui ver problema algum com o novo sistema ou controle. A BigN não irá entregar um "tijolão" desconfortável, e todas as tecnologias mostradas são viáveis ainda mais depois de todo a base de conhecimento ganho com desenvolvimento do MotionPlus para Wii. Tem tudo pra dar certo não só pelos belos gráficos em HD mas também pela retrocompatibilidade com o Wii.
Romero Araujo: Não me apaixonei de cara pelo Wii U. Assim, os gráficos são bacanas, mas já estava na hora... O controle eu achei escandalosamente grande. Agora que já me acostumei com o Wii Remote, que é pequeno, acho que vou ficar meio atrapalhado. A segunda tela também, no DS ela funciona bem porque as duas estão bem perto. Já no console não, você pode estar a quase 5 metros da tv. Isso de ficar focando e desfocando coisas pode dar um pouco de dificuldade... E, da mesma forma, a Nintendo não se portou tão bem (na minha opinião) pros jogadores casuais. Eu sei, a E3 é muito especializada, muita gente nem sabe que ela existe, mas mesmo assim, existem jornalistas de vários meios, não apenas da mídia de jogos lá. Isso pode meio que diminuir a atenção do pessoal para o novo console. Por fim: comparando com as coletivas pífias das outras empresas, a Nintendo se portou muito bem. Não faltaram novidades nem surpresas (ou nem tanta surpresa assim). Só falta agora a Nintendo liberar o SDK do Wii U pra gente, como a Apple fez com o iPhone. Quero fazer um jogo indie bacana e ficar trilionário!!!
Alex Silva: O WiiU chegou numa hora em que os tablets estão em alta e como sendo a Nintendo eles estão sempre procurando novas formas de "como" e "onde" jogar. Com certeza vai agradar ao público hardcore pelos ótimos gráficos e aos casuais pela experiência.
Maxwell Marinho: Adorei o novo controle, ele sintetiza tudo de novo em matéria de tecnologia que a Nintendo vem implementando, e consegue fazer isso de forma inovadora, algo que nenhuma outra empresa nem sequer imagina. O controle traz características simples, mas ao mesmo tempo tão especiais, que nos faz acreditar que a Nintendo quando se trata de games, interação, diversão e inovação, é a única empresa que realmente sabe o que faz.
O que gostamos:
- O novo controle é muito interessante, permitindo novas possibilidades de jogabilidade
- Quem testou garante que a transição da imagem da tela para o console é rápida e sem maiores problemas
- O controle, apesar de grande, vem ganhando vários elogios a sua ergonomia e facilidade de manuseio
- A retrocompatibilidade com os acessórios do Wii é uma boa pedida para manter os casuais interessados
- O apoio das third parties é bom e promete crescer mais nos próximos meses
- A demo técnica apresentada mostra que o console é poderoso
O que não gostamos:
- Vai mesmo ser possível utilizar só um controle tablet por console? E se o meu quebrar, o que eu faço?
- O Wii U tem, visualmente, cara de console casual e familiar, o que pode afastar aqueles que gostam de games mais sérios, assim como aconteceu com o Wii
- Os vídeos apresentados de games que sairão para o novo console eram das versões equivalentes para PS3 e X360, prejudicando o nosso entendimento sobre o real potencial gráfico do console
O que ficamos sem saber:
- Afinal, a rede online será tão robusta quando a dos concorrentes?
- Em que ponto está o desenvolvimento de games para o Wii U? Para um lançamento entre abril e dezembro de 2012 as coisas não parecem atrasadas demais?
- Quanto de memória interna o console tem?
- A tela do controle é multitoque?
- E o preço, não será caro demais?
Agora queremos suas impressões: O que você achou do Wii U? Gostou? Não gostou? O Nintendo Blast quer ouvir você!