Especial: O que esperar da conferência da Nintendo na E3?

em 04/06/2011

O mercado dos games é acirrado, muito bem disputado e as companhias que apresentam as melhores ”armas” conseguem agregar novos fãs e satisfa... (por Anônimo em 04/06/2011, via Nintendo Blast)

E3 Nintendo 2011O mercado dos games é acirrado, muito bem disputado e as companhias que apresentam as melhores ”armas” conseguem agregar novos fãs e satisfazer o público exigente. E é exatamente na maior feira internacional de jogos eletrônicos, a Electronic Entertainment Expo (E3), que as empresas apresentam suas “armas”).  Em meio a esse período de pré-E3, muitos boatos e especulações surgem aos montes, principalmente referente as principais companhias (Nintendo, Microsoft e Sony). São rumores de sucessores dos consoles dessa geração, novos recursos para os consoles atuais, aguardadas atualizações, games esperados, remakes de sucesso para os portáteis, novos combatentes para jogos de lutas, enfim são várias noticias que deixam os "istas" eufóricos e apreensivos para a conferência da sua companhia preferida.  Com essa proximidade da maior feira de games, o Nintendo Blast tenta responder a difícil pergunta: “O que esperar da conferência da Nintendo na E3?”.

  • Um breve resumo dos acontecimentos da E3 2010

Na conferência da E3 de 2010, a Nintendo iniciou sua apresentação com um discurso instigante de tecnologia e design, onde mostrou que novas tecnologias precisam ser encaradas como ferramentas para a ampliação da experiência do usuário. Logo depois nos apresentou pela primeira vez The Legend of Zelda: Skyward Sword  para o Nintendo Wii, deixando todo mundo eufórico. Miyamoto apareceu no palco e nós deu uma singela explicação sobre a funcionalidade do game. Apesar das falhas técnicas, já que o Wiimote insistia em não reconhecer os movimentos que ele fazia, a apresentação mostrou um Zelda sólido, interessante e com desenvolvimento bastante avançado. Logo em seguida, mais um discurso focado na diversão rápida e na experiência para todos. E com essas palavras foram apresentando os games do Wii: Mario Sports Mix, Wii Party, GoldenEye 007, Epic Mickey, Kirby: Epic Yarn, Donkey Kong Country Return e Metroid: Other M.

Exemplificando o discurso inicial da Nintendo sobre tecnologia e design,  é apresentado o Nintendo 3DS, o momento então mais esperado da conferência. O inovador portátil que possibilitava aos jogadores o efeito 3D sem a necessidade de óculos específicos agradou a comunidade gamer e deu o que falar.  Além disso, A Nintendo ainda apresentou alguns jogos exclusivos para o portátil 3D: Kid Icarus: Uprising, Nintendogs + Cats dentre eles também estavam os remakes de The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Star Fox 64. As third-party ainda revelaram outras surpresas para o portátil, dentre elas: Resident Evil: Revelations, Super Street Fighter IV e Metal Gear Solid: Snake Eater.

E ainda, alguns jogos do Nintendo DS foram anunciados mostrando que o portátil ainda tinha um tempo de vida: Professor Layton and the Unwound Future, Mario Vs Donkey Kong: Mini-land Mayhem!, Pokémon Ranger: Guardian Signs, Super Scribblenauts, Sonic Colors, Golden Sun: Dark Dawn e Dragon Quest IX: Sentinels of the Starry Skies. Com grande impacto e muitos elogios, a a Nintendo conseguiu, com o anúncio de grandes jogos e do 3DS, ser a grande vitoriosa da E3 2010. E agora o que esperar da conferência deste ano?

  • Wii e DS: O último suspiro do sucesso

Primeiramente vamos analisar o fabuloso DS que já ganhou um sucessor, mas ainda resiste e consegue seus últimos momentos de glória. Mas não espere por muito nessa E3, acreditamos que possa ser anunciado alguns poucos títulos com o lançamento para este ano ainda. Dentre eles destaco: Captain America: Super Soldier, Green Lantern: Rise of the Manhunters, Cars 2, The Adventures of Tintin, Tom Clancy’s Ghost Recon: Future Soldier, Professor Layton and Devil Flute e Gather! Kirby (ainda sem nome americano definido).

Mesmo que ainda não tenha sido anunciado oficialmente, o Project Cafe ofuscou o Nintendo Wii. Mas, de acordo com a própria Nintendo, ela ainda planeja muita coisa para seu atual console. E nós fãs, mesmo que ansiosos para o anúncio do novo console, ainda esperamos algumas surpresas para o Wii. E sem sombras de dúvidas a mais aguardada é The Legend of Zelda: Skyward Sword. Nessa E3, a Nintendo deve revelar a data de lançamento e maiores detalhes sobre esse game tão esperado. Esperamos por novos vídeos mostrando a jogabilidade do jogo, novidades sobre a jogabilidade e quem sabe um tapa no visual (já que o que foi apresentado ano passado deixou um gostinho amargo). Em comemoração ao 25º aniversário da franquia, é bem possível que vamos ter o anúncio de uma coletânea com os primeiros games – ou quem sabe uma surpresa maior?

Além de The Legend of Zelda, podemos esperar o anúncio de alguns dos RPGs lançado no oriente que (esperamos) terão seu lançamento no ocidente. Quem sabe não seremos agraciados com The Last Story, Xenoblade e Pandora's Tower?  No mais, provavelmente será apresentando alguns outros títulos que serão lançados ao decorrer deste ano: Spider-Man: Edge of Time, X-Men: Destiny, The Adventures of Tintin, Dragon Quest X (quem sabe?) e um novo game da bolota rosa até então intitulado Hoshi no Kirby. Também não acreditamos que o Vitality Sensor seja citado nessa conferência (a não ser que ele se torne algum aspecto importante do Cafe).

  • Onde está o Mario no Nintendo 3DS?

O Nintendo 3DS chegou, inovou, agradou os consumidores, mas uma pergunta ficou: cadê os games? A apresentação do Nintendo 3DS e os games do portátil foram os destaque na última conferência, mas poucos daqueles títulos já estão nas lojas. Nos próximos meses,  a chegada de The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Reisdent Evil The Mercenaries 3D vai dar um novo fôlego ao portátil, mas isso vai acontecer quase um ano depois da E3 2010.
Por isso uma das maiores expectativas referente ao portátil 3D é o anúncio de vários títulos e inclusive a data de lançamento de Kid Icarus: Uprising, Mario Kart, Paper Mario e até mesmo alguns games vindos de third parties. Além disso, podemos aguardar por maiores detalhes sobre a primeira grande atualização do portátil e alguns dos futuros títulos que estarão disponíveis pelo eShop. Sem falar que os fãs aguardam pela estreia do ícone da Nintendo nos ambientes 3D do 3DS com o super esperado Super Mario 3DS, que deve ganhar boa parte do tempo de apresentação da Big N.
  • A grande expectativa da conferência 

Mas o grande destaque dessa conferência e o que todos nós estamos aguardando é a revelação do Project Cafe. Daqui a poucos dias, todo os rumores que rondam esse novo console serão ou não confirmados: a potência do Project Cafe com gráficos em HD, a utilização de mídias em Blu-Ray e confirmaremos se realmente seus controles possuem câmera e a tão esperada tela sensível.

Além disso, muito se cogita de um lançamento de um título do Mario para o novo console. Lembrando que o último console que teve a oportunidade de ser lançado juntamente com um jogo do Mario foi o Nintendo 64, em 1996. De qualquer forma, fazer uma análise sobre os possíveis jogos desse novo console é complicado, mas  aguardamos todas as novidades referentes ao Project Cafe.

Apostamos que essa primeira apresentação deve ser entremeada por demos técnicas, talvez sem a confirmação de nenhum game específico, pelo menos não agora. Mesmo assim, não dá pra deixar de torcer por versões de F-Zero e Star Fox, um novo Super Smash Bros. e, quem sabe, um novíssimo projeto da Retro? Vamos torcer muito.

Dessa forma, só nos resta aguardar pelo dia 7 de junho, quando Satoru Iwata e Reggie Fils-Aime vão subir ao palco do Nokia Theater e revelarão os planos da Nintendo. E para você leitor, que não quer perder nenhum detalhe dessa que promete ser uma grande conferência da Nintendo, acompanhe todas as informações no Nintendo Blast. Que venha a E3 2011!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.