Enquanto Isso: como foi a conferência da Microsoft na E3?

em 06/06/2011

Finalmente ela começou. A maior feira de vídeo games do planeta, a E3, teve início às 13h30. Como na edição passada da feira, a primeira ... (por Jones Oliveira em 06/06/2011, via Nintendo Blast)

XBOX PNGFinalmente ela começou. A maior feira de vídeo games do planeta, a E3, teve início às 13h30. Como na edição passada da feira, a primeira grande empresa a realizar sua conferência foi a Microsoft. Mas ao contrário do que acontecera no ano anterior com o então Project Natal, a Microsoft não dispunha de uma arma secreta que tirasse o fôlego da audiência. Acompanhamos de perto o que a gigante de Redmond tinha a nos anunciar e convidamos você a dividir conosco suas impressões. O que foi revelado? Qual o grande anúnico da Microsoft? O que foi bom e ruim na primeira grande conferência da feira? Continue lendo, descubra e comente conosco.

Jogos não exclusivos

A conferência começou com uma demo jogável de Call of Duty: Modern Warfare 3, numa sequência de ação submarina que mostrou o cenário bem trabalhado do jogo. Inicialmente tranquila, a ação se intensifica mais ainda na medida em que o jogador invade um submarino e segue em fuga num bote em alta velocidade.

ss01Apesar dos excelentes cenários e gráficos mais que impecáveis, o jogo não mostrou nenhuma novidade aparente a não ser um bullet time forçado e uma piada (ou foi bug) no começo da demonstração que pedia que o jogador reconectasse seu controle.

Logo em seguida Don Mattrick da Microsoft Interactive Entertainment subiu ao palco para definir o tom da apresentação: agradecimentos pelo ano de 2010 e promessas de jogos arrasa quarteirão, novos jogos para Kinect, novas formas de interação com o Kinect e novas formas de interação com a televisão.

Pela primeira vez o novo Tomb Raider foi mostrado como um demo jogável e só confirmou tudo aquilo que já tínhamos visto no seu trailer de anúncio: graficamente o jogo é bonito, bem ambientado e passa bem a agonia da eterna musa dos vídeo games em sua primeira aventura. Por falar nela, Lara Croft recebeu uma boa remodelada e está bem mais bonita do que a Lara siliconada que estamos acostumados. O jogo está previsto para a segunda metade de 2012.

Peter Moore da EA Sport apresentou quatro novos jogos que apresentarão suporte ao Kinect em 2012: Tiger Woods PGA Tour, Madden NFL, FIFA 12 e outro que eles anunciarão “depois”.

Jogos com suporte a Kinect

A rápida aparição de Peter Moore marcou o início dos anúncios de dezenas de jogos com suporte para Kinect, que dominaram praticamente toda a conferência da empresa norte-americana.

O primeiro a ser mostrado foi o esperado e já aclamado Mass Effect 3 que contará com reconhecimento e comandos de voz. E antes que você diga que isso é bobo e não faz sentido, precisamos admitir que é o potencial do Kinect sendo mostrado e comprovado. Mass Effect 3 tem lançamento previsto para 6 de março de 2012.

A Ubisoft anunciou o já esperado Ghost Recon: Future Soldier da série Tom Clancy’s. O CEO e co-fundador da empresa, Yves Guillemot, reforçou o comprometimento da empresa em desenvolver meios de interação com o Kinect. A bola da vez agora é o mapeamento corporal e o reconhecimento de voz, demonstrados na customização de armas e num rápido gameplay.

Ao término da sua apresentação, Yves afirmou que todos os futuros jogos da série Tom Clancy’s trarão full support ao Kinect.

Novos recursos da Live e Dashboard

ss02Após Ghost Recon: Future Soldier, Marc Whitten da Xbox Live veio ao palco e defendeu “mais jogos, músicas, filmes, aplicações e formas de conectar aos seus amigos” na mais madura plataforma online dentre todas as dos consoles (temos que reconhecer isso).

Conhecida por Metro, a interface visual adotada no Windows Phone 7 e que será adotada no Windows 8 foi mostrada na nova dashboard do console, totalmente integrada ao Kinect. Não apenas o controle será utilizado, mas também seus gestos e voz. Novas parcerias com o Youtube, buscas interativas (leia-se Kinect) com Bing e a promessa de que esse é o ano da Live TV com as novas parceiras Canal+, Sky e Foxtel também foram anunciadas.

Jogos exclusivos (e com suporte a Kinect)

ss03Após esse conjunto de apresentações, seguiu-se o anúncio de vários jogos exclusivos para a plataforma da Microsoft, “o que há de melhor em todos os consoles” segundo eles. Foram apresentados o maciçamente divulgado e já jogado Gears of Wars 3; seguido por RYSE, uma espécie de FPS medieval da Crytek e finalmente o anúncio de Halo Combat Evolved, um remake em HD do primeiro jogo da franquia para Xbox com total suporte à Live, para 15 de novembro de 2011.

Para os fãs de jogos de corrida, Forza Motosport 4 apareceu mais uma vez, mas sem nenhuma surpresa. Apenas um showcase parecido com o mostrado na E3 anterior e um trailer. O gameplay com Kinect (e com controle) foi deixado de lado. Uma pena já que esse é um dos principais jogos do Xbox 360.

A boa surpresa ficou nas mãos de Peter Molyneux que anunciou Fable: The Journey, um novo episódio da aclamada franquia de RPGs da Lionhead Studios. Ao que parece a franquia agora será totalmente em primeira pessoa e está integrada ao Kinect. Ao contrário do que acontece na maioria dos jogos, Fabl exige do jogador movimentos mais “naturais”, não deixando você com sensação de vergonha alheia. Restou apenas uma dúvida: o jogo vai ser On Rails?

Ainda houveram anúncio de vários jogos infantis e casuais como Disneyland Adventures, que permite você dar uma volta nos parques da Disney e reviver algumas aventuras dos principais desenhos da empresa; Vila Sésamo também deu as caras numa demonstração; Minercraft Kinect foi anunciado rapidamente sem muitos detalhes; Kinect Fun Labs trouxe vários recursos interessantes do Kinect, como a criação de fotos 3D com efeitos especiais e a criação de avatars através do mapeamento corporal do jogador; Kinect Sports 2 deu as caras e talvez tenha sido o momento mais constrangedor de toda a conferência que, àquelas alturas, já não empolgava mais como no começo e praticamente só o hoster batia palmas.

De todas essas apresentações pós Fable: The Journey, a única que realmente poderia empolgar mais um pouco seria a de Dance Central 2 que mostrou a mesma originalidade do primeiro título, mas nenhuma inovação de verdade. O tão aguardado Star Wars Kinect também foi apresentado, mas curiosamente não parecia tão fantástico quanto fora no seu anúncio. A demonstração do jogo sofreu com delays consideráveis e a mecânica do jogo pareceu, de novo, PARECEU muito simples.

A coletiva foi encerrada com a reafirmação de todas as promessas e jogos anunciados anteriormente. Infelizmente o que parecia a maior surpresa de todas, o anúncio do nascimento de uma nova trilogia com Halo 4, não causou tanto furor quanto deveria, já que a informação foi vazada no site do próprio Xbox horas antes da conferência. Era uma surpresa esperada e que já havia sido confirmada.

No final das contas ficou muito evidente os esforços da Microsoft e das thirds em desenvolver novas e interessantes experiências para o Kinect, o fortalecimento e consolidação da Xbox Live como a melhor opção de rede online da geração e a falta de um anúncio que realmente fizesse os expactadores soltarem um “wow” e sentir uma palpitada mais forte no coração. Uma coletiva tecnicamente muito boa, mas que de conteúdo deixou um pouco a desejar. Falou um dono de Xbox aqui, no Nintendo Blast.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.