Depois de declarar instantes antes, durante a conferência da Microsoft, que estaria apoiando o Kinect com seu lado esportivo, a EA iniciou sua conferência demonstrando imagens do belo Mass Effect 3, que também já havia roubado a cena na apresentação anterior. Além de apresentar reconhecimento de voz com o Kinect, o game continuará levando em consideração as decisões feitas nas duas versões anteriores. O fim para a trilogia já tem data, e deverá ocorrer no dia 6 de março de 2012.
Prometendo viagens de Nova York a San Franciso, Need for Speed: The Run tomou a tela em seguida. De acordo com Jason DeLong, produtor do jogo, as cenas de ação a pé, aparentemente disponíveis somente em eventos rápidos durante a jogatina, prometem equilibrar as duras perseguições de carro, enquanto o sistema de autolog, já visto em Hot Pursuit, controla a campanha.
O conhecido tema de Star Wars encantou a plateia, e Greg Zeschuk subiu ao palco para falar de Star Wars: The Old Republic. Em uma declaração quase apaixonada, o representante da BioWare chamou um vídeo com imagens do jogo. Algumas, no entanto, vindas direto da E3 passada. Nada muito novo. Imagens bonitas e trilha bem trabalhada.
Na sequência, em meio a um nevoeiro gelado que tomou a conferência, uma emocionante descida por uma montanha de neve com pessoas em pranchas anunciou a vez de SSX. A data de lançamento, que informou janeiro de 2012 como a época escolhida, foi antecedida por uma avalanche de velocidade. Enquanto Peter Moore, da EA Sports, mencionou os três modos de jogo, que serão Race It, Trick It e Survive It. Um detalhe especial diz respeito ao mundo aberto do jogo, que aparentemente recebeu dados de pesquisas feitas pela NASA.
Moore falou sobre FIFA 12 e suas conquistas. De acordo com ele, a franquia já atingiu o nível de série mais aclamada da geração. Em sua vez de falar, Matt Bilbey comentou algumas características do jogo, como defesa tática e drible preciso, além de ressaltar que a física do jogo será capaz de proporcionar maior realidade às lesões. Um vídeo com várias celebridades do futebol, das quais duas eram brasileiras, finalizou o argumento da EA de que FIFA é adorado por todos. O lançamento deve ocorrer ainda esse ano, durante a nossa primavera.
Em seguida, fomos introduzidos a mais integração. EA Sports Football Club será a nova rede social de FIFA. Nela, você poderá criar seu próprio time e subir escalas mundiais enquanto ganha pontos por completar desafios. A melhor parte: você poderá se exibir online para seus amigos sem gastar nada. Alguns fatores interessantes, como a dinâmica que permite ao sistema responder a resultados vindos do mundo real também empolgaram o público. FIFA 12 já virá com o Football Club, e existe a promessa de que todos os jogos futuros serão adaptados para a rede.
Pouco depois, foi a vez de Madden NFL. Um vídeo exaltado demonstrou a experiência do jogo, que comprovou não fazer feio quanto aos gráficos. Três importantes jogadores de futebol americano surgiram no palco, então, munidos de frases de efeito para promover o lançamento. Entre outros aspectos, o game deverá proporcionar uma experiência dinâmica, com um ótimo sistema de colisão. Espere tudo isso para o dia 30 de agosto.
Em uma mudança brusca, The Sims Social assumiu os holofotes. O game será mais um aplicativo que promete muita interação com o Facebook. Pensou em FarmVille? Pois é, mas a promessa é que The Sims Social será diferente e menos robótico. Em poucas palavras, o jogo permitirá a interação com seus amigos virtuais da rede social, enquanto você pode ver seu Sim se divertindo. Ou seja, mais uma vida virtual para controlarmos.
De repente, o misterioso RPG da 38 Studios decidiu aparecer. Pouco foi dito, mas se depender do time por trás de Kingdoms of Amalur Reckoning, o qual inclui estrelas como Ken Rolston, Todd McFarlan e RA Salvatore, o mundo vasto e a história interessante do game farão jus aos seus visuais bonitos.
Chegou a vez da Insomniac Games. A imagem de Ted Price foi logo ofuscada pelo anúncio de Overstrike, uma nova dose de ação bem humorada com um toque de armas malucas vinda empresa. Overstrike colocará os humanos nas mãos de um time de quatro personagens com diferentes características, como um cientista irado, uma detetive e um mercenário.
A última e melhor parte da apresentação ficou para o final. Battlefield 3 já chegou apresentando uma nova engine, a Frostbite 2, da qual fará uso. Enquanto a plateia ainda delirava com uma demonstração da capacidade do motor, que inclui cenários detalhados e interativos, uma fase multiplayer, ambientada no metrô de Paris, tirou o fôlego que ainda restava dos mais fortes.
Em meio ao anúncio da rede social e gratuita Origin, soube-se que Battlefield 3 entrará em open beta, para alegria dos fãs, ainda em setembro, nas plataformas em que será lançado. A conferência foi finalizada com uma demonstração incrível de um deserto, chamado Kavir Desert, no qual o jogador comanda um dos vários tanques presentes. O combate impressionante e o detalhamento magnífico quase tornaram a data de lançamento, 25 de outubro, imperceptível.
Infelizmente, as plataformas da Nintendo ficaram meio de lado na apresentação, já que existe a promessa de revelação do Project Cafe amanhã. Continue ligado no Nintendo Blast para mais notícias sobre a E3 2011!