Você viu a apresentação da Nintendo na E3. Acompanhou todas as notícias, leu todas as entrevistas, assistiu a todos os vídeos. Mesmo assim, ainda está difícil de visualizar o que um controle com touchscreen, câmera fotográfica e acelerômetros pode oferecer de interessante? Para sanar essas dúvidas, busquei comentários, vídeos e imagens e, num grande exercício de imaginação e futurologia, trago para vocês as mais incríveis possibilidades de uso do novo controle do WiiU.
Console de mesa portátil
A primeira função do WiiU que vem à cabeça é a possibilidade de liberar a TV para outra pessoa usá-la e continuar a jogatina no controle, e assim todos ficam felizes. Vi muita gente reclamar que não quer deixar de usufruir de seu belo aparelho televisor fullHD para jogar em míseras 6 polegadas, o que faz muito sentido. Mas, embora essa utilização tenha recebido bastante atenção durante e pós a E3, provavelmente será a mais básica e não tão importante.
Explico: transferir todo o jogo para a tela do controle deverá ser uma medida “emergencial” para os momentos de guerra pelo controle remoto, quando você gentilmente cederia e passaria um tempo jogando na telinha. Muito dificilmente seremos obrigados a jogar exclusivamente como um portátil, até porque, como a Nintendo já disse, precisaremos manter o console por perto. A exceção seriam games bem mais simples, como um jogo “go” (jogo de tabuleiro asiático) usando o controle como tabuleiro, o que foi mostrado no trailer do novo console.
Dando novos limites à sua televisão
Uma característica do WiiU que foi bastante usada, mas talvez não tenha recebido a merecida atenção, é a possibilidade de mostrar partes do cenário na TV e outras no controle. Imagine estar andando por um ambiente amplo, com o que está na sua frente sendo exibido na televisão. Sem mover a câmera, será possível visualizar o que está à direita, esquerda, atrás, acima e abaixo, apenas segurando o controle em diferentes direções.
As utilidades são inúmeras, de meros detalhes como exibir a bola de golfe na areia aos seus pés até ajudar em games que valorizam a exploração, tendo que olhar ao redor para encontrar itens e lugares. A demonstração na E3, em que era necessário desviar das flechas que os piratas atiravam, é um exemplo interessante, pois a imagem da TV era fixa no barco, e as flechas deveriam ser encontradas justamente com esse recurso de olhar ao redor. Além disso, elementos como a lua e um outro navio só apareciam quando usávamos essa técnica. Não seria muito legal um jogo no qual, durante uma fase noturna, apenas olhássemos para cima com o controle sobre nossas cabeças e víssemos um céu estrelado?
Na animação do passarinho em uma paisagem japonesa, mais uma possibilidade: ver a mesma cena de duas perspectivas diferentes simultaneamente. Enquanto o pássaro voava na televisão, era possível visualizar o resto do cenário apenas virando o controle. Resumindo, em vez de reduzir o espaço de exibição para uma tela de 6 polegadas como alguns disseram, o WiiU está ampliando a nossa TV.
Mais espaço na sua tela
Você só quer poder sentar e admirar a beleza de um jogo no seu televisor gigante. Ótimo, não é mesmo? Mas quanto da tela realmente é a ação do jogo, e quanto está sendo ocupado por mapas, radares, menus e afins? E além de ocupar precioso espaço, navegar por eles nem sempre é uma tarefa das mais simples. Não seria tudo mais fácil se pudéssemos manipular esses elementos apenas clicando sobre eles, sem precisar pausar o jogo ou perder visibilidade?
Pois é exatamente isso que o controle do WiiU oferece. Enquanto um menu de itens, por exemplo, aparece na tela de 6 polegadas, e você os seleciona com o sensor de toque, o game continua na sua televisão sem interrupções. Mais prático, fácil e organizado. Talvez até mesmo os jogos de estratégia, mais comuns em computadores por causa causa de sua jogabilidade, apareçam mais.
Aumentando a realidade
O que a Nintendo iniciou em suas plataformas com o 3DS, provavelmente continuará e evoluirá com o WiiU: realidade aumentada. Como o novo controle possui uma câmera, será possível utilizar a realidade aumentada, aquela tecnologia que sobrepõe imagens virtuais sobre um cenário real. Talvez possamos esperar inclusive compatibilidade com os AR Cards do 3DS. O maior obstáculo, contudo, seria a posição da lente, logo acima da tela de toque, o que não é nada prático, já que possivelmente colocaríamos o cartão sobre uma mesa e apontaríamos com o controle, ou seja, ele precisaria ser virado de costas para o jogador, impedindo a utilização da tela e dos botões.
Para aplicações que colocam o jogador no game, como Wario Ware Snapped! (DSi), entretanto, esse é o formato ideal, pois a câmera estará sempre mirando seu rosto. No quesito realidade aumentada, é torcer para que mesmo com a posição desfavorável da lente, ainda seja possível oferecer mecânicas interessantes como o jogo Eye of Judgement (PS3).
Caça e caçador
Um problema que sempre existiu no multiplayer local é que seu adversário poderia ver suas jogadas, graças à tela dividida. A Sony está tentando resolver isso com a sua nova TV 3D, e a Nintendo com o WiiU. Uma das “experiências” mostradas na E3, a “Chase Mii”, ilustra muito bem isso. Funcionando como uma brincadeira de esconde-esconde, um jogador fica com o novo controle e usa a tela do mesmo, procurando um lugar para se esconder, enquanto seus companheiros usam wiimotes e a tela da TV para procurá-lo. Sem duas telas “independentes”, isso não seria possível.
A Ubisoft também fez uma demonstração interessante dessa nova característica no jogo exclusivo para WiiU, Killer Freaks From Outer Space. Um competidor organizava estratégias de ataque dos pequenos alienígenas na touchscreen, enquanto outro jogava como o personagem principal com o wiimote e precisava se defender dos planos do adversário.
Qualquer game com multiplayer local competitivo se beneficiará muito disso, de algo relativamente simples como batalha naval até jogos de ação mais robustos. E se não for para competir, também existe a opção de se divertir importunando os seus amigos. Em Ju-On: The Grudge (Wii), alguém poderia usar um segundo wiimote para ativar armadilhas e sustos, algo bem fácil de se imaginar para o novo controle do WiiU.
Fala que eu escuto
Uma “novidade” que o Kinect está tentando popularizar nessa geração são comandos por voz para jogos e aplicativos. Como o novo controle do WiiU terá um microfone, e até mesmo fará vídeo chamadas, não é muito difícil supor que também será possível implementar controle de voz nos softwares da nova plataforma. A partir desse ponto, o limite é a criatividade dos desenvolvedores. De navegação por menus e seleção de opções até realmente conversar com personagens. Antes que você pense que isso já é algo muito avançado, lembre-se que vários jogos já contam com essa jogabilidade, inclusive o futuro lançamento da Capcom para o 3DS: Nazo Waku Yakata.
E Nazo Waku Yakata é um game que preza pela experiência sonora, usando a tecnologia “Optophonics”, ou “som 3D”, que simula a intensidade, distância e direção dos efeitos sonoros, tornando eles muito realísticos, como se você estivesse no meio da cena (confira no vídeo acima). O problema é que para aproveitá-lo, é necessário o uso de um fone de ouvido, por mais simples que seja. Como o novo controle do WiiU terá entrada para fones de ouvido, nada impede que o “Optophonics” seja implementado em alguns jogos (lembrando que sem os fones, o áudio fica normal, ou seja, ninguém seria obrigado a jogar sempre com eles).
Seja o artista
Uma das funções mais óbvias e que todos devem ter pensado logo que viram o novo videogame é como ele será perfeito para qualquer mecânica que envolva desenhar ou outros movimentos que exijam essa precisão. O Wii e o DS já eram bons para essas aplicações, mas o WiiU promete ser ainda melhor.
Começando pelo mais básico, podemos contar com editores de imagem como o que aparece no trailer de lançamento do console, com uma pessoa desenhando Link na tela. Considerando o passado da Nintendo, é quase certo um editor de fotografias, então preparem-se para receber bigodes do Mario e ter suas bochechas rasbicadas. Além disso, os Miis possivelmente poderão receber mais detalhes graças a isso.
Já nos games, os mais óbvios seriam os que seguem a linha de todos aqueles lançados para o uDraw. Para quem não se lembra, esse foi um acessório desenvolvido pela THQ para as plataformas da última geração, que nada mais era que uma tablet para desenhos. Ou seja, todos os jogos para ela são perfeitamente adaptáveis para WiiU, e isso envolve games no estilo Imagem & Ação e a série Drawn to Life.
A primeira coisa que pensei quando vi o novo controle foi como eu gostaria de jogar Okami nele. Tivemos uma versão para Wii e a continuação no DS (Okamiden), ambos se aproveitando dos controles para melhorar a jogabilidade, que consiste em desenhar na tela para manipular o mundo. No WiiU, teríamos a junção do melhor de cada sistema, mas como as vendas da série não foram muito boas dificilmente poderemos testar (mas que seria incrível, seria). De qualquer forma, qualquer jogo que explore direta ou indiretamente desenhos, como Epic Mickey (Wii) e Max and the Magic Marker (WiiWare), terá na nova plataforma da Nintendo um lar.
E não só rabiscos, séries como Trauma Center, que exigem uma maior precisão na manipulação de instrumentos cirúrgicos, também se encaixam aqui. E recordam das marcações nos mapas de The Legend of Zelda: Phantom Hourglass (DS)? Certamente podemos esperar por esse tipo de uso da tela de toque do console.
Ideias randômicas
Nada disso o convenceu? Quer ver mais aplicações? Ótimo, abaixo listo algumas ideias interessantes e divertidas (ou nem tanto) que saíram de conversas com amigos sobre o WiiU. São apenas devaneios imaginativos, então não me culpe se alguns deles não forem utilizadas ou mesmo não sejam possíveis de serem implementadas.
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Mirar o controle em um objeto do cenário, puxando o item, que sairia da TV e iria parar em um inventário na telinha. Depois, poderíamos recolocar o objeto em outro local.
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Uma “raspadinha virtual”: aparece uma imagem na tela e você precisa esfregá-la para descobrir o que está por trás. Pode ser usado em puzzles ou mesmo como algum prêmio que você ganhou.
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Um emulador de controles antigos: na tela do controle do WiiU aparece um controle de NES, por exemplo, que pode ser utilizado apertando os botões através do touchscreen. Pode não ser tão fiel ao original, mas seria uma opção bacana para o Virtual Console.
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Usar a tela de toque para “scroll down”.
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Transformar o controle em máquina fotográfica, para jogos como Pokémon Snap (N64) e Fatal Frame.
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Em um game como Paper Mario, virar o controle trocaria o mundo entre as versões 2D e 3D.
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Tornar fotos e talvez até mesmo imagens da TV em partes de jogos, seja em um outdoor em um game de corrida a transformar seus amigos em lutadores como em Photo Dojo (DSi).
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Misturar controles de movimento do wiimote e nunchuck com o novo controle.
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Usar o novo controle como volante.
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Usar a tela de toque como controle alternativo para games como Rock Band (as notas passariam na pequena tela).
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Posicionar o controle em frente a uma parede no jogo e desenhar sobre ela. Por exemplo, criar uma porta para acessar uma nova área.
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Customizar personagens a mão livre.
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Detector de digitais para abrir passagens trancadas.
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Escrever letras em jogos como em Super Scribblenauts (DS).
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Usar a câmera para reconhecimento facial, algo que já está sendo implementado no 3DS e games como Nintendogs+cats e Love Plus 3D.
Enfim, quais dessas ideias se tornarão realidade? Não sabemos, essas são apenas suposições baseadas no que já vimos do console e experiências passadas. A Nintendo já disse que não deseja limitar as desenvolvedoras, dando total liberdade para que elas criem o que quiserem para o WiiU, então podemos esperar novos, criativos e ousados usos para o novo controle. E você, gostou dessas possibilidades? Achou elas legais, ruins? Como será que jogaremos no novo console da Nintendo?