O ano de 1996 ficou marcado para a história da Nintendo. Em 1996, iniciava-se uma nova era na história dos videogames, o lançamento do Nintendo 64. O primeiro (e que viria a ser o único) console de 64-bit, trazia grandes inovações e uma capacidade gráfica surpreendente, bem superior a dos seus concorrentes. Com o Nintendo 64 tivemos a oportunidade de experimentar os mais diversos títulos, alguns deles verdadeiras obras de arte. Grandes títulos que deixaram sua marca na história dos games e se tornaram inesquecíveis.
Em 2011, dois memoráveis títulos do Nintendo 64 terão seu remake para o Nintendo 3DS: The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D e Star Fox 64 3D. Com estes remakes será possível vivenciar as aventuras de Link e Fox com gráficos melhorados, controles que utilizam o giroscópio e o 3D sem óculos que o Nintendo 3DS nos oferece. Pensando nisso, o Top 10 vai palpitar e trazer outros grandes clássicos do Nintendo 64 que mereciam seu remake.
10- Donkey Kong 64
Claro que existem rumores de um possível jogo inédito do Donkey Country no novo portátil da Nintendo, o que tornaria o remake do macacão do N64 desnecessário. Mas confesso que seria ótimo vivenciar as aventuras desse game de plataforma com os cincos Kongs (Donkey, Diddy, Tiny, Lanky e Chunky) e suas habilidades no 3DS. Por isso Donkey Kong 64 enquadra nossa décima posição.
9- Shadow Man
Baseado em um personagem de história em quadrinhos, o game retratava as aventuras de Michael Leroy, que tinha a habilidade de se transportar do mundo real para o mundo dos mortos. Michael Leroy era um conhecedor da arte das trevas, da bruxaria e do vodu, contudo apenas utilizava seus poderes com intuito benéfico para salvar o mundo de uma seita maléfica.
Shadow Man tinha fases enormes e sombrias, com comandos e dificuldades ideais. O game ainda continha legendas em português para todas as falas dos personagens. O que facilitava bastante para a compreensão da complexa história de Michael. E se o jogo da Acclaim, na época do seu lançamento, conseguiu seu espaço em meio a tantos outros games de terror que abordavam zumbis e demônios. Imagine com a possibilidade de um remake em 3D?
8- Excitebike 64
Já sabemos que a Nintendo vai lançar pelo eShop 3DS a versão gratuita do excelente clássico de motocross do NES, O Excitebike, este que foi considerado um dos melhores games de corrida de sua época. Então por que a sequela para o N64, não merece também uma atenção especial? Excitebike 64 conseguiu continuar a glória do seu antepassado com uma nova roupagem tridimensional e sons exuberantes, que realmente mostravam o roncar alto das motos. Além disso, o jogo se destacou pela sua excelente jogabilidade que facilitava bastante na hora de arriscar com as manobras radicais e os pegas emocionantes.
Outro destaque de Excitebike 64, era os modos de jogo, finalizar os campeonatos nos possibilitava a abertura de novas pistas e o modo secreto no jogo. E o multiplayer do jogo é um destaque a parte, que permitia horas e mais horas de diversão com os amigos. Enfim, um remake de Excitebike 64 para o Nintendo 3DS seria a possibilidade de ver as manobras radicais exclusivas de cada piloto saltarem pela tela do portátil.
7- ClayFighter 63 ⅓
Quem conhece os bizarros lutadores da série ClayFighter? Os estranhos personagens dessa série tiveram sua primeira aparição no universo Nintendo em 1994 no SNES. E em 1997, ClayFighter 63 ⅓ chegava no Nintendo 64, com seu efeito de técnica de animação com massa de modelar, diferente dos demais jogos que utilizavam de técnicas que assemelhavam a animação computadorizada.
ClayFighter 63 ⅓ satirizava desenhos, filmes e os demais games de luta famosos da época como Street Fighter, Mortal Kombat e Killer Instinct. Os 12 personagens do jogo variavam de aberrações circenses, a cientistas loucos, Papai Noel megalomaníaco, ciborgues coelhos e boneco de neve rabugento. Inclusive dois dos personagens eram Earthworm Jim e Boogerman que já tiveram aventuras solos nos consoles Nintendo. O arsenal de golpes dos personagens era distinto, engraçado e alguns chegavam a serem escrotos.
Houve um relançamento do jogo com personagens exclusivos,conhecido como ClayFighter 63 ⅓: Sculptor's Cut, mas é considerado um dos jogos mais raros do N64, devido a sua pequena distribuição. Existe também o planejamento da Interplay em disponibilizar a série ClayFighter via WiiWare e DSiWare. Contudo, acho que a série merecia um remake digno que trabalhasse com os personagens e suas jogabilidades e principalmente com as sátiras que é o chamativo principal da série.
6- Jet Force Gemini
Lançado no final de 1999, Jet Force Gemini da Rare estreou arrebentando tudo. E se tornou um dos maiores lançamentos para o N64. Com um enredo simples, no qual a equipe Jet Force Gemini formada pelos gêmeos Juno e Vela e o cachorro Lupus deveriam impedir a colonização e escravização da raça Tribals, do grande chefe do exército de formigas conhecido como Mizar.
O diferencial de Jet Force Gemini era a necessidade de jogar com cada um dos personagens com suas habilidades específicas, e somente assim era possível finalizar as fases. Esse padrão adotado pela Rare acabou influenciando diversos outros jogos, principalmente os da própria empresa. Jet Force Gemini é um excelente game de plataforma que apresentava tiros e bombas com armas futuristas em enormes cenários repletos de segredos e chefes gigantescos, e uma jogabilidade vanguardista. E por isso e por todo sucesso feito é um dos jogos que merecia um remake.
5- Banjo-Kazooie
Na primeira vez que o urso Banjo e passarinha Kazzoie apareceram eles foram injustamente julgados por alguns, principalmente porque o jogo parecia ser uma copia barata do clássico Super Mario 64. Contudo, depois que Banjo-Kazooie foi lançado perceberam a infâmia e desrespeito que cometeram com esse exímio jogo. A aventura era repleta de elementos inéditos, e trazia um grande número de inovações para os games de plataformas. Além de vastos mundos que eram abarrotados de itens e minimantes detalhados.
São muitos elementos que tornam Banjo-Kazooie uma grande clássico e que valeriam seu merecido remake no 3DS: personagens carismáticos, enredo divertido e envolvente, movimentação distinta dos personagens, um desafio ideal, excelentes comandos e principalmente muitos segredos – inclusive um final secreto que me fez perder dias e mais dias atrás de todas as peças de quebra-cabeça. A Rare fez um fantástico trabalho com Banjo-Kazooie e este, merecidamente, merecia um remake.
4- Conker’s Bad Fur Day
Quem não se lembra do esquilinho boca suja, safado, beberrão, sacana, violento e sem educação? Pois só pelo simples motivo de que muitos jogadores não conhecem Conker’s Bad Fur Day isso já é um grande motivo para um remake. Conker’s Bad Fur Day foi o jogo que fugiu dos padrões da Nintendo com um atípico personagem politicamente incorreto que foi considerado como o primeiro jogo do N64 desaconselhado para menores de 18 anos.
E Conker’s Bad Fur Day não se destaca apenas por isso. O jogo era extremamente divertido, repleto de segredos e recheado de ação. O enredo era simplesmente hilário, o protagonista dessa distinta história “chutava o balde” com situações hilárias. E ainda com direito a esculacho e referências a grandes filmes como: Matrix, Drácula, O Resgate do Soldado Ryan, Tubarão e outros. E por se tratar de um excelente e distinto jogo do N64, Conker’s Bad Fur Day merecia um remake.
3-Perfect Dark
Perfect Dark primeiramente foi planejado pela Rare como uma sequência de GoldenEye. A Rare acabou deixando essa ideia de lado e conseguiu preparar um jogo de tiro em primeira pessoa, mais denso e desafiador que o próprio GoldenEye. Perfect Dark apresentava a espiã Joana Dark em um enredo digno de uma superprodução cinematográfica, com direito a uma boa história de espionagem em meio a uma guerra de dois povos alienígenas. Durante as 17 fases, super complexas, o jogador cada vez mais ia se imergindo com a trama. Tendo que mostrar as verdadeiras habilidades da espiã para atingir seus objetivos: do disfarce a roubo de arquivos. Isso tudo em canários fenomenais, eram fases abertas no meio da neve, interiores de prédios e casa, dentro de uma nave alien e até mesmo na misteriosa Área 51.
Outro atrativo de Perfect Dark era o arsenal da bela agente, que contava com mais de quarenta tipos diferentes de armas, e todas elas como funções secundárias - fator que influenciava diretamente nas disputas do modo multiplayer. E Perfect Dark não pecava quanto aos seus modos de jogos, apresentando quatro níveis de dificuldade (inclusive um secreto). A principal inovação ficava por conta do multiplayer que permitia desde o confronto com os amigos e simulants (criaturas controlada pela máquina com diferentes personalidades) até mesmo a realização de missões em dupla. Perfect Dark é um game que mostrou várias novidades e que merecia seu remake.
2- Banjo-Tooie
Podem me crucificar por essa colocação, mas essa continuação merecia seu remake no Nintendo 3DS. Banjo-Tooie consegue reunir novamente todos os elementos que fizeram de Banjo-Kazooie um sucesso, acrescentando mais novidades e inovação. Resumindo, Banjo-Tooie supera todas as expectativas e para alguns, consegue ser melhor que o game antecessor. Dessa vez o urso Banjo e a passarinha Kazooie vão ter que explorar os cenários imensos e monstruosos da ilha de Hags, atrás das bruxa Mingulla e Blobbelda, que trouxeram a irmã Gruntilda (a vilã derrotada no 1º game) do mundo dos mortos.
Nessa nova aventura, mais desafiadora que a primeira, Banjo e Kazooie podem fazer todos os movimentos apreendidos no jogo anterior, e irão aprender outros mais. Eles inclusive terão a possibilidade de se separarem e cada um deles aprender distintos movimentos. Mas o destaque é para quando Kazooie assume a forma de uma arma que “atira” ovos, bem no estilo 007 GoldenEye. Além disso, o jogo apresenta novos personagens engraçadíssimos e transformações espirituosas para Banjo. O urso, dessa vez, vira abelha, dinossauro, máquina de lavar e vários outros. E a passarinha pode planar livremente e explorar os céus na busca de todas as peças de quebra-cabeça.
Outro fator de destaque e motivo para o remake é o modo multiplayer de Banjo-Tooie. É difícil expor em palavras toda a diversão que esse jogo pode me proporcionar. Foram horas e mais horas de diversão com os amigos. É impossível esquecer das perseguições e tiros com ovos bombas em um dos mini-games disponíveis. Bem, tanto Banjo-Kazooie quanto Banjo-Tooie fizeram histórias e mereciam dignos remakes condizentes com o jogo.
1- The Legend of Zelda: Majora’s Mask
The Legend of Zelda: Ocarina of Time inovou em diversos aspectos no Nintendo 64 e se tornou um clássico inesquecível. E mais que merecidamente, ganhou seu remake que em breve será lançado para o Nintendo 3DS. E o principal motivo de um remake para The Legend of Zelda: Majora’s Mask é a sua ligação com The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Na verdade Majora’s Mask é a continuação de Ocarina of Time.Majora’s Mask era um game mais denso, com uma história mais complexa e envolvente, com quebra-cabeças intrigantes e um esquema de jogo diferenciado que mistura a interatividade dos personagens e viagens no tempo. E é exatamente essas viagens temporais um dos atrativos da história. Link deve impedir a destruição do mundo pela lua, através de um vai-e-vem temporal, em um período de três dias. Parece estranho o enredo, mas é uma trama super envolvente.
Além disso, The Legend of Zelda: Majora’s Mask apresentava calabouços gigantes e chefes únicos, com altos níveis de dificuldade, que exigiam muitas horas de dedicação até mesmo dos mais “viciados” na série Zelda. Majora’s Mask também se diferenciava nas armas, acessórios e itens utilizados por Link. Enfim, um game com enredo e uma jogabilidade distinta que merecia um remake e a possibilidade de novos jogadores conhecerem essa emocionante saga.
O Nintendo 64 marcou seus 64-bits em uma era que a predominância era apenas dos 32-bits. Seja na excelente história de The Legend of Zelda: Majora’s Mask ou pela diversão do multiplayer de Banjo-Tooie. Cada um de nós tem sua recordação e lembranças próprias referentes ao N64 e seus fabulosos games. E vocês leitores, concordam com esse Top 10 ou existe outros jogos do N64 que gostariam de um remake?