O covil dos vilões principais das séries de video-games sempre é um lugar, asqueroso e assustador, não? O castelo do Bowser cospe lava escaldante a todo o instante, o lar de Ganondorf assusta qualquer um e a nave de Metaknight intimida todos os jogadores. Em Donkey Kong, não é diferente! O covil de King K. Rool e seu exército de Kremlings é o último lugar que você gostaria de passar suas férias de verão, mas é lá que se passam uns dos melhores games do macacão da Nintendo. Bem vindo, ou bem vinda, a Crocodile Island (ou Isle, para os íntimos).
Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!
Não há um único lugar seguro em Crocodile Isle. Se você está acostumado com os paraísos naturais de Donkey Kong Island ou do Northern Kremiphere, melhor pensar duas vezes antes de agendar uma viagem para cá. Mas se você insiste, permita-me mostrar-lhe um guia turístico do local.
- Gangplank Galleon: Aqui é onde você receberá as nossas calorosas saudações. À sua frente está o navio naufragado do King K. Rool, usado na batalha contra Donkey Kong em Donkey Kong Country (SNES), um verdadeiro ponto turístico para um fã da série. Aqui, se você não for saqueado pelas centenas de Kremlings piratas, com certeza morrerá afogado! Se fizer muita bagunça aqui, o capitão pirata Krow te mostrará quem manda no navio!
- Crocodile Cauldron: Supondo que você tenha tido uma ótima estadia em Gangplank Galleon, hora de um passeio pelas águas termais de Crocodile Cauldron. Para te manter aquecido a qualquer hora, a temperatura da lava, digo, água, chega a 2000 ºC! Pelo menos você não reclamará do tempo, pois, faça chuva ou faça sol, dá para se bronzear.
- Krem Quay: Agora vamos para um pouco de beleza natural, arvorismo e contato com o meio ambiente. Na verdade, me refiro a um pântano fantasmagórico onde fantasmas arremessam caixas de madeira e um piso em falso e as águas o engolirão. Isso sem falar nas centenas de mosquitos!
- Hornet Hone: Cansado de tantos mosquitos? Vamos trocar por abelhas, que tal? Abelhas que te levam a um Game Over em um toque e que te intimidam em qualquer fase. Aqui é o lar das abelhas, então lembre-se de não usar roupas muito caras, por que ficarão lambuzadas de mel, muito mel! Pelo menos aqui as três refeições são gratuitas, mas se resumem a mel puro mesmo.
- Krazy Kremland: Depois de tanto convívio com a natureza, vamos para um pouco do mundo tecnológico dos parques de diversão. Bem, sinto muito, mas não nos responsabilizamos por absolutamente nada de sua segurança. Aqui os carrinhos da monta-russa saem dos trilhos a qualquer segundo, outros visitantes querem te matar e muitas outras esquisitices. Sinto de segurança? Acho que seu lugar é na Disneylândia, senhor (a).
- Gloomy Gulch: Vai dizer que você se assustou com o passeio até agora? Assustador mesmo é a Gloomy Gulch, o lar do terror e do horror! As florestas daqui não só parecem se mexer, como realmente se mexem! Se mexem na sua direção e com uma vontade insana de te estrangular! E se você foi mau com Krom em Gangplank Galleon, prepara-se para uma vingança, pois sua versão fantasma, Kreepy Krow, retorna para puxar o seu pé!
- K. Rool's Keep: Muito silêncio agora! Estamos no epicêntro do terremoto, no olho do furacão, no castelo de King K. Rool, um lugar que qualquer Kremling adoraria visitar. Tudo o que puder te matar, irá tentar fazê-lo! Para piorar, algumas fases no gelo também dificultarão o trajeto. Melhor andarmos rápido nessa parte!
- The Flying Krock: Ok, acho que já vimos coisa demais, não? Vamos entrar nessa nave gigante e dar o fora daqui antes que King K. Rool apareça! Espera, essa nave é do próprio King K. Rool. Não sei quanto a você, mas eu começaria a me preocupar! Se conseguir passar pelo líder dos Kremlings, poderemos resgatar Donkey Kong. Mas enfim, acho que já passamos por perigo demais, o pobre DK que se vire!
- Lost World: Não acredito que estejamos vivos para ver esse lugar, mas, caso um milagre aconteça, estaremos de frente para uma área totalmente secreta. Aqui é onde provavelmente os Kremlings nasceram, então devem ter muitos aqui, portanto, tome muito cuidado. Aquele vulcão colorido não só é perfeito para nos torrar, quando é o gerador de energia da ilha toda! Para entrarmos aqui, precisamos pagar umas Kremokoins para o Klubba. Venha com os bolsos cheios, pois ele odeia caloteiros!
E então, ainda interessado em uma viagem só de ida para a Crocodile Isle? Como assim ainda querem!? Muito bem, seus nomes são… Diddy Kong e Dixie Kong! Ah, então querem entrar na ilha para salvar Donkey Kong das garras de King K. Rool? Eu não aconselharia, mas o que poderia acontecer a dois macaquinhos na ilha mais perigosa do mundo?
A Crocodile Isle afunda ao fim de Donkey Kong Country 2, volta à superfície em Donkey Kong Land 2, somente para afunda outra vez quando o game é zerado. Em Donkey Kong 64, ela é reconstruída como uma máquina. Quase tão indestrutível quanto Ridley, em Metroid.
Música para os ouvidos
Abaixo você confere a excelente música tema da ilha. É uma das trilhas mais memoráveis, não só do jogo (Donkey Kong Country 2), como também do mundo dos games. A versão abaixo possui som tridimensional, então é uma boa ouví-la em um aparelho que permita isto (e com fones de ouvido).
O legado
- Donkey Kong Country 2 (SNES) – Crocodile Isle é o lugar onde toda a aventura se passa. Diddy e Dixe Kong vão até a ilha atrás de Donkey Kong, que foi sequestrado pelos Kremlings
- Donkey Kong Land 2 (GB) – Lançado para GameBoy, não se trata de um remake, mas um game com os mesmos personagens, cenários e inimigos. A dupla Diddy e Dixie volta à ilha atrás de DK, novamente sequestrado pelos jacarés.
- Donkey Kong 64 (N64) – Na versão 3D da série, a família de macacos visita uma versão reconstruída (e bem menor, aqui ela é mais uma embarcação) da ilha, recém-construída pelos Kremlings. Único jogo em que ela não é o mapa principal da obra.