Na reunião com investidores que aconteceu na semana passada, o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu algumas declarações bem interessantes sobre as estratégias da Nintendo na geração atual. O presidente, de maneira bem franca, reconheceu que o desempenho fraco dos games vindos de third parties prejudicou sim o desenvolvimento de games para o console, principalmente no Japão
Infelizmente, há poucas histórias bem sucedidas de software de terceiros no Japão para o Wii. Isso reduziu a motivação dos desenvolvedores e no momento em que eles precisaram desenvolver para o console com a maior base instalada, o Wii (apesar de ter a maior base) acabou não sendo o escolhido.
Iwata ainda revelou que espera que as coisa mudem um pouco no próximo console, onde a Big N está trabalhando de forma mais consistente para oferecer facilidades para o desenvolvimento.
É claro que gostaríamos de colaborar com os desenvolvedores de software para o sucessor do Wii, e, como estou dizendo repetidamente, eu não acredito que a Nintendo pode realizar tudo sozinho. Estou dizendo que nós somos responsáveis por construir o mercado, mas eu não acho que a Nintendo pode manter o mercado por si só, mas agora nós estamos apontando para a criação de uma situação em que os desenvolvedores estarão dispostos a cooperar.