Uma screenshot divulgada na revista Nintendo Power revela que o título Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games, o próximo crossover dos maiores rivais dos anos '90 a ser ambientado nas Olimpíadas de Londres e lançado para Wii e 3DS, terá a modalidade de hipismo. Ou isso, ou Luigi decidiu andar a cavalo no meio de uma multidão gigantesca por motivo algum. Preferimos ficar com a primeira teoria. Essa será uma adição interessantíssima à enciclopédia supermariana, não apenas pela modalidade em si — como também, principalmente, por não haver registros decentes de cavalos na série Mario. Depois de 30 anos, essa pode ser a primeira vez em que um equino é mencionado na franquia.
Raciocine comigo: a montaria nos games e subséries do Mario (como Donkey Kong e Yoshi) sempre foram as mais incomuns — dinossauros, rinocerontes, e até mesmo aranhas. Tudo começou em 1990, com o Yoshi, dinossaurinho que preenchia a ideia que Miyamoto sustentava há tempos de ver o protagonista cavalgando em algum tipo de montaria. Dali em diante, o céu é o limite: Yoshi se transformou numa raça completa e num sucesso arrasador em subséries e spin-offs e até mesmo deu as caras e línguas em New Super Mario Bros. Wii e Super Mario Galaxy 2, títulos produzidos em época similares que preencheram de vez a vontade dos jogadores de cavalgar no dinossaurinho como nos velhos tempos.
Vamos recapitular os Animal Buddies sobre os quais os macacos de DK Island eram capazes de montar: Em Donkey Kong Country, fomos apresentados ao rinoceronte Rambi, à rã Winky, ao peixe-espada Enguarde, ao avestruz Expresso e, por fim, ao papagaio Squawks. Praticar hipismo sobre um cavalo do Mundo Real pode ser divertido, mas poderão os personagens do Universo do Cogumelo, nas Olimpíadas, cavalgarem um peixe-espada? Em certo contexto, Enguarde assemelha-se aos Dolphins (golfinhos) de Super Mario World, que também podem ser considerados, ao meu ver, como "Animal Buddies" — animais camaradas. Donkey Kong Country 2: Diddy Kong's Quest nos apresenta a cobra maluca Rattly, a foca Clapper, o peixe abissal Glimmer, o papagaio Flapper, o avestruz Expresso II (apenas no remake do título para Game Boy Advance) e, por último, mas não menos importante — na verdade, o mais impressionante —, uma aranha gigantesca à la histórias em quadrinhos do Conan, o Bárbaro: Squitter.
Pulando Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble!, que deu vida a personagens divertidos (como a elefante Ellie e o peixe carnívoro Nibbla) que infelizmente não eram mais vistos como montaria, temos alguns Animal Buddies de arregaçar em Donkey Kong Jungle Beat, tais como o Hoofer. Similar ao Rambi, o Hoofer é um gnu de arregaçar quarteirões. Donkey Kong também pode "dirigir" Orco, a baleia assassina, cuja jogabilidade assemelha-se à do saudoso Enguarde com o acréscimo da capacidade de dar grandes saltos para fora da água. Há rumores de que Orco seja fêmea, pois ela tem pequenas orcas seguindo-a o tempo todo — ritual que só acontece com as orcas fêmeas do Mundo Real. Isso contraria a versão New Play Control! de Donkey Kong Jungle Beat, que se refere a Orco pelo pronome "ele". Outros personagens também são dignos de menção, mas serão deixados para outra hora pelo bem da síntese.
Em Donkey Kong Country Returns, você pode pegar carona com uma baleia, o que me lembra muito das baleias (quase) inanimadas de Super Mario Bros. 2 (ou Super Mario USA no oriente), sobre as quais você caminha para alcançar outras porções de terra. No novo game em 2.5-D de Donkey e Diddy Kong, a baleia te leva rumo ao fim da fase — embora sem segurança nenhuma!
Falando em Super Mario Bros. 2, existe um avestruz que pode ter sido a base para a equipe criativa por trás do Expresso, criado em Donkey Kong Country: o nome dele é Ostro, e são considerados a montaria principal de Subcon. Ostros são domesticados por Shy Guys, que os utilizam para atropelar o encanador ou qualquer um de seus parceiros de aventuras. Arrancando os "motoristas" do Ostro, você pode passar a cavalgá-lo para passar por obstáculos difíceis. Vários Ostros marcaram retorno nos desenhos animados da série The Super Mario Bros. Super Show!, produzida pela DiC Entertainment, cujos episódios caracterizavam estes avestruzes malucos como a principal montaria de todo o Mundo do Cogumelo.
Exceto por alguns bichos que podem não ter sido mencionados no artigo, isso é basicamente tudo o que há de montaria animal na série Mario. Também, ao contrário de pinguins, porcos ou macacos, os cavalos nunca receberam destaque no Mundo do Cogumelo ou nos títulos da série Mario ambientados em universos diferentes — como é o caso de Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games, que toma como palco o Mundo Real —, exceto pelo microgame Fried Goodness de WarioWare: Touched! (onde, no 2º nível de dificuldade, um cavalo vai aparecer para comer a rosquinha). Estamos cientes do velho uso de cavalos em The Legend of Zelda, mas até então, você nunca viu a turma do Mario (ou do Sonic) montada em cavalos. Por isso, aplaudimos a adição dos equinos como um elemento totalmente novo da franquia-símbolo da Nintendo.
Só esperamos que seja bom!
skip to main |
skip to sidebar
Mario Bits: Fiéis Montarias
Por
Eduardo Jardim
em 06/05/2011
Uma screenshot divulgada na revista Nintendo Power revela que o título Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games , o próximo crosso... (por Eduardo Jardim em 06/05/2011, via Nintendo Blast)
Eduardo Jardim
Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.