Você está morrendo de ansiedade para colocar as suas mãos em The Legend of Zelda: Skyward Sword? Não aguenta mais tanto esperar (até mesmo porque o jogo nem tem data de lançamento)? Então fique tranquilo e pare de xingar toda a geração da família de Miyamoto, pois a espera por grandes jogos também afeta a concorrência. PlayStation 3 e XBOX360 estão no aguardo de dois grandes lançamentos previstos para este ano: Deus Ex: Human Revolution e Duke Nukem Forever.
Deus Ex: Human Revolution
O terceiro episódio de Deus Ex, foi anunciado em 17 de maio de 2007 por Patrick Melchior, diretor da Eidos. Em novembro do mesmo ano, um teaser trailer foi demonstrado mostrando alguns detalhes de mecânicas do jogo. Em 2009, foi divulgado que a parceria com a Square Enix, que seria a Publisher do jogo. Deus Ex apareceu na Game Developers Conference de 2010, recebendo o subtítulo de Human Revolution e foi anunciado para o início de 2011. Mais tarde, a Square Enix anunciou que o jogo seria adiado para o início do ano fiscal, ou seja, depois de 06 de abril. E para aguçar mais um bocado a vontade dos jogadores, o jogo foi adiado para 23 de agosto deste ano.
Human Revolution será um shooter mesclado com RPG de ação. Na história que acontece em 2027, você está na pele de Adam Jensen, um ex-especialista da SWAT, que foi escolhido para acompanhar uma empresa de biotecnologia experimental. No entanto, tudo o que ele pensava que conhecia sobre o trabalho acaba mudando quando é gravemente ferido em um ataque e lhe resta aceitar ser “mecanizado”. Deus Ex envolve modificações no corpo das pessoas, dando-lhes habilidades sobre-humanas e Adam deve usá-las a seu favor para garantir que a evolução humana siga um caminho particular. Um dos focos do jogo é a variedade. Será possível avançar pelo jogo de diversas formas: modo stealth, agressivo ou adaptativo, cada um de acordo com suas características e ações. O game é um First Person Shooter, porém haverá momentos em que será possível jogar em terceira pessoa, além de melhorar armas, habilidades (como por exemplo, a de ficar invisível por um curto período de tempo) e até os inimigos reagirão de acordo com as decisões do jogador, permitindo inúmeros finais.
O mais incrível é que a equipe de desenvolvimento está levando tão a sério que criou um site para a empresa do jogo, a Sarif Industries. Eles divulgam informações reais de implantes de mecanismos, publicam detalhes e para acessar alguns, é preciso “hackear” o site em um mini-game que estará presente no game. Simplesmente genial. Curta um dos vídeos de Deus Ex: Human Revolution:
Duke Nukem Forever
Pare de reclamar da demora de Skyward Sword. Duke Nukem Forever está em desenvolvimento desde 1997! Já são quase 15 anos de desenvolvimento e sempre sendo adiado. Em 2001, a 3D Realms que era a desenvolvedora na época, chegou a declarar que Duke Nukem seria lançado “quando estivesse pronto”. Ela trocou a engine do jogo e chegou a mostrar um trailer, porém, com problemas financeiros, fundiu-se com a Take-Two e as duas empresas entraram em conflito.
A equipe de desenvolvimento chegou a ficar com 18 pessoas e gastou mais de 20 milhões de dólares até 2008. No ano seguinte, houve a suspensão do desenvolvimento, mas mesmo assim, apenas nove ex-funcionários continuaram trabalhando no projeto em suas casas e criaram outra companhia, a Triptych Games. A empresa procurou a Gearbox para levar o game para os consoles.
O enredo se inicia logo após o final de Duke Nukem 3D, com Duke aproveitando do bom e do melhor depois de acabar com alienígenas. O descanso acaba quando os ‘visitantes do espaço’, que diziam que vieram em paz, tentam descobrir as fraquezas do planeta e raptam mulheres para reproduzir um exército. E Duke, que não quer ficar sem garotas, parte para a missão. O game é um FPS focado na diversão, então espere por coisas absurdas que são comuns (!?) na série, como por exemplo, jogar fliperamas e até mesmo usar o banheiro. O arsenal é composto por pistolas, rifles, metralhadora, lança-foguetes e será possível dirigir diversos veículos. O interessante é que não há uma barra de vida ou energia para o personagem, mas sim uma barra de ego. Portanto, quanto mais ele “se sentir”, melhor para o jogador. Será permitido malhar, usar esteróides e até mesmo tomar umas ‘biritas’, mas se você começar a ver as coisas embaçadas é porque isso é a consequência. E depois de tantos atrasos, a data de lançamento (ao menos por enquanto) é dia 10 de junho de 2011. É aquela piadinha ‘old’: Antes tarde “Duke Nukem”… Rá! Entendeu? Tá bem, esqueça isso e veja um vídeo do game:
Infelizmente Deus Ex: Human Revolution e Duke Nukem Forever não estarão no Wii, devido às potencialidades do console (ou seria a falta de potencialidade?). Mas quem sabe eles não aparecem num tal de Project Cafe em um futuro não muito distante, não é mesmo?
----------------------------------------------------------------------------
Off Post: se você olhar mais atentamente para Adam Jensen, de Deus Ex, não te lembra “alguém” da equipe Nintendo Blast? Sim, é exatamente quem você está pensando. Será que ele é um agente da SWAT e não sabemos? Só não vamos publicar o nome para não ficar evidente demais…