Matt Groening ao criar a série animada Os Simpsons em 1989, não esperavam a repercussão e o estrondoso sucesso que ela alcançaria. Os Simpsons é a típica série da TV americana que satiriza a própria televisão e principalmente a sociedade e a cultura norte-americana. Os personagens da família Simpsons viraram símbolos culturais, especialmente Homer Simpsons com suas clássicas frases.
Os Simpsons hoje conta com mais de 450 episódios, 22 temporadas, livros, revistas, 1 longa-metragem animado e vários produtos de merchandising que divulgam ainda mais os personagens e a série. Claro, que a família mais adorada da televisão também ganhou várias adaptações para os games.
A cidade de Springfield serviu de cenário para diversos jogos de diversas plataformas, alguns excelentes jogos outros nem tanto. Os mais recentes games são paródias de outros games com os personagens da família Simpsons. Dessa forma, Os Simpsons além abranger todo o sucesso na TV eles também são sucesso no universo dos games. Contudo, um game especificamente de 1990 conseguiu retratar vários acontecimentos das primeiras temporada dos Simpsons agradando em cheio os fãs e até abrangido novos fãs para a série. The Simpsons - Bart vs The Space Mutants é um game de ação/plataforma que foi produzido pelos estúdios da Acclaim e foi lançado para o NES. Agora você vai saber mais sobre este jogo que é considerado por muitos, tanto fãs da série ou gamers, como um dos melhores games da família Simpsons.
A História do game – um episódio a parte da série
Numa noite qualquer Bart presencia a chegada de uma nave espacial. Ao verificar a situação, o herói da estória descobre que os mutantes do espaço querem dominar a Terra. E para isso precisam construir uma arma com objetos terrestres. Os mutantes do espaço ainda podem se disfarçarem de humanos. Sabendo quais são os objetos e com a possibilidade de identificar os humanos que são mutantes com seu óculos de raio-x, Bart da início a essa aventura em The Simpsons - Bart vs The Space Mutants.
A Acclaim fez um excelente trabalho ao traspor os personagens da série para esse elogiado jogo. Os gráficos do game são bons, com uma colorização forte, semelhante ao da série mesmo. E a som do game também conta com a música tema da série. Além de algumas vozes digitalizadas e uma trilha para cada um dos chefões do jogo. A jogabilidade do game pode parecer confusa no primeiro instante, mas é só uma questão de costume.
Outro grande atrativo de The Simpsons - Bart vs The Space Mutants é a retratação fiel de vários acontecimentos engraçados da primeira temporada da série animada. Bart em determinado momento do jogo precisa passar um trote em Moe o dono do bar, em outro, ele precisa escapar dos choques do Dr. Marvim ou, até mesmo, derrotar o comediante Sideshow Bob, que foi preso graças a investigações do Bart. É claro que vários outros personagens são mostrados no game, inclusive o restante da família Simpsons (Homer, Marge, Lisa e Maggie). Graças a esse enredo divertido de The Simpsons - Bart vs The Space Mutants que o game é quase que um episódio a parte da própria série Os Simpsons.
Na luta contra os mutantes do espaço
Em The Simpsons - Bart vs The Space Mutants, além da ajuda de vários personagens da série animada, Bart pode utilizar alguns itens na luta contra os mutantes do espaço.
Óculos de Raio-X: um dos principais equipamentos de Bart, os óculos de raio-x permite identificar quem são os mutantes se passando por humanos. E se Bart derrotar esses mutantes ele consegue um ícone para completar o nome de alguém da família Simpsons para ajuda-ló na luta contra o chefe.
Lata de Spray: O Spray é usado para pintar os objetos roxos das ruas de Springfield e impedir a construção da arma mutante.
Estilingue: Esse item é utilizado para estourar alguns balões da Krustyland e ajudar em alguns dos mini-jogos dessa fase.
Pistola de dardos: Utilizada na fase do Springfield Natural History Museum para coletar as placas necessárias e paralisar os inimigos.
Chave Inglesa: Ativa os hidrantes da fase 1.
Bombas de Cereja: Assusta os animais e inimigos. Contudo, pode convocar os cães raivosos que causam dano ao personagem.
Rockets: Fogos de artifícios utilizados para alcançar janelas,animais e outros itens que estão em lugares inalcançáveis por Bart.
Chave: Quando utilizada na porta da casa de repouso ela serve como um atalho para o início da fase. Esse atalho serve para ajudar o jogador a completar o objetivo da fase 1.
Apito: O Apito é usado para obter moedas extras do Vovô Simpson, mas também serve para atrair cães raivosos.
Rosquinhas: A caixa de rosquinhas são oferecidas a Homer que pode destruir todos os inimigos da tela. Mas só podem ser encontradas na Usina Nuclear.
Krusty: Os ícones com o rosto do palhaço favorito de Bart dá ao garoto uma vida extra.
Jebadiah Springfield: O ícone com o rosto do fundador da cidade dá a Bart alguns segundos de invencibilidade.
Moedas: As moedas servem para a compra de alguns itens, e para fazer ligações. E a cada 15 moedas coletada uma vida extra era ganha.
Um Passeio por Springfield
Durante a aventura em The Simpsons - Bart vs The Space Mutants o jogador encontra várias referências da cidade de Springfield. A cidade de Springfield do game é muito bem retratada e semelhante a cidade do desenho animado. Confira os detalhes das 5 fases alucinantes do jogo:
- 1-The Streets of Springfield
- 2- Springfield Monstro Mall
- 3 -Krustyland
- 4-Springfield Natural History Museum
- 5-Springfield Nuclear Power Plant
Se por algum imprevisto acontecer um Game Over nessa fase, é revelado a grande arma dos mutantes para conquistarem a Terra: um exercito de clones do Homer.
Dificuldade em alta, diversão em dobro
Mesmo que The Simpsons - Bart vs The Space Mutants seja considerado um game com alto grau de dificuldade. Na qual, o jogador necessitava além da habilidade referente a jogabilidade, era necessário pensar, raciocinar e fazer relação com a série de TV (ou utilizar um detonado para facilitar o processo) para poder finalizar o game. Mas o que fez com que o jogador perseverasse neste game foi a sua diversão. O game foi desafiante na medida certa, e conseguiu proporcionar boas horas de entretenimento. E não é atoa que é considerado um dos melhores games da família Simpsons.