Blast Battle: Revolution VS. Project Cafe

em 26/05/2011

Estamos vivendo uma época bem especial atualmente, presenciando algo que apenas se repete em um intervalo de aproximadamente cinco anos... (por Daniel Moisés em 26/05/2011, via Nintendo Blast)

Blast Battle: Revolution VS. Project Cafe

Estamos vivendo uma época bem especial atualmente, presenciando algo que apenas se repete em um intervalo de aproximadamente cinco anos. É isso mesmo, estou falando nada mais nada menos do que o anúncio do próximo console doméstico da Nintendo! Hoje, a grande expectativa gira em torno do sucessor do Wii, que recebeu o codinome de “Project Cafe" e cuja revelação oficial ao público está prevista para acontecer na E3 2011, que acontece dos dias 7 a 9 de Junho. A data já está bem próxima mas, até então, temos que nos contentar com os rumores e as especulações, tentando filtrar aquilo que pode ser verdade do que não passa de uma invenção absurda. Pois bem, a pouco mais de cinco anos atrás, o mesmo acontecia com o console que então era chamado de Revolution e hoje conhecemos como Wii. Vamos, então, fazer uma comparação entreQue comece a batalh! estes períodos de “pré-revelação” de ambos consoles e ver qual dos dois causou um maior impacto.

1. Codinome

 
Vamos começar com a primeira coisa com que nos deparamos: o nome. Antes que os consoles ganhem os seus nomes oficiais, eles são batizados com um codinome. Este nem sempre quer dizer muita coisa, é simplesmente um “apelido” temporário que é usado para chamar o console enquanto o nome oficial ainda não foi decidido. Entretanto, seja essa a intenção ou não, o codinome acaba influenciando as nossas primeiras imaginações de como será o novo videogame, por mais estranho que isso possa ser. Como não pensar em um console-golfinho, por exemplo, quando o GameCube ainda era chamado de Dolphin? O codinome “Revolution”, por sua vez, nos passava uma ideia empolgante: um console que viria para revolucionar o mercado de games (o que realmente acabou acontecendo). Já “Project Cafe" nos faz pensar em... uma máquina de fazer café? É claro que o produto final não terá nada a ver com café, chá ou qualquer outra bebida quente, mas não há dúvida de qual dos dois codinomes é o melhor, não é?
 
É só imaginar o Shigeru Myiamoto ali em cima, segurando um Wii Remote Vai um cafézinho?
O ponto vai pro Revolution! Mas tudo bem, o codinome não significa muita coisa, até porque logo saberemos o nome oficial do novo console... e veja só: o Revolution tinha um nome legal, que acabou se transformando no nome esquisito “Wii”... então, quem sabe, o nome esquisito “Project Cafe" acabe se tornando um nome legal?
Ponto pro Revolution!

Revolution 1 x 0 Project Cafe

2. Rumores

Não precisa nem começar a correr a informação de que um novo console está sendo desenvolvido, para as pessoas imaginarem o que virá a seguir... quando esse novo console é confirmado, então, aí é que vemos uma verdadeira enxurrada de boatos e rumores. Vamos ver o que é que os rumores do Revolution nos prometiam e compará-los com os atuais, do Project Cafe, para ver qual leva a vantagem. Vou fazer comentários sobre os rumores do Revolution em relação ao que acabou se tornando realidade ou não, entretanto, isso é apenas a título de curiosidade, pois estamos analisando especificamente a época anterior à revelação oficial dos consoles. Portanto, aqui, não interessa o jeito como o Wii acabou saindo, mas sim o que se falava sobre como ele seria. Mesmo assim, isto é um pouco complicado, porque os rumores sofrem muitas alterações com o tempo, à medida que uns são confirmados, outros desmentidos e outros ainda são deixados na dúvida. Então, vou listar aqui os principais rumores, dos quais mais se falou.

Revolution:

  • Gráficos impressionantes em HD; (nem preciso falar né? Os gráficos acabaram se tornando a prioridade menor no Wii, deixando-o bem atrás dos outros consoles da mesma geração, nesse aspecto. O fato do Wii ter deixado o HD de lado é alvo das principais críticas ao console)
  • Compatível com jogos de Game Cube; (sim, senhor! Pode colocar o bom e velho disquinho de Game Cube lá no Wii que ele roda sem problemas!)
  • Reprodução de filmes em DVD; (não, nada de filmes no Wii)
  • Conexão Wi-Fi embutida e serviço online gratuito; (completamente verdade e diferenciou o Wii dos outros consoles, que tem serviços pagos, mas...)
  • Ênfase em jogabilidade on-line; (... pelo contrário, deixou essa ênfase para os adversários)
  • Download de jogos clássicos de consoles anteriores; (agora conhecemos isto pelo nome de “Virtual Console” e ele tem cumprido muito bem o seu papel, surpreendendo-nos com downloads de jogos até para consoles que na época eram rivais da Nintendo, como o Master System e o TurboGrafx)
  • Conexão com o próximo portátil da Nintendo; (a conexão Wii + DS acabou não existindo...)
  • Touchscreen nos controles; (completamente fora... do Wii. Agora, este rumor está de volta no Project Cafe, mais forte do que nunca)
  • Gráficos 3D sem a necessidade de óculos; (este também é bem irônico... o Wii não tem nada disso, mas o 3DS está aí entre nós)
  • Controles sem fio sensíveis ao movimento; (no fim, esta era a “revolução”... e acertaram em cheio!)

Project Cafe:

  • Gráficos HD;
  • Capacidades superiores às do PS3 e Xbox 360;
  • Compatível com jogos de Wii e GameCube;
  • Melhor serviço online;
  • Melhor suporte à Third Parties;
  • Maior foco no público “hardcore”;
  • Controles com tela embutida, com direito a gráficos HD, touchscreen e câmera;
  • Possibilidade de “enviar” informações e jogos do console para o controle;

Neste quesito, devo entregar mais um ponto para o Revolution. No Project Cafe, muitos dos rumores se referem a coisas que já viemos a considerar como necessárias, como a superioridade em relação aos adversários atuais e um melhor serviço online. A principal novidade está no possível controle com tela e touchscreen. O Revolution, por sua vez, deu lugar a mais ideias revolucionárias – provavelmente devido ao próprio nome. Está certo que muita coisa que era especulada acabou nunca vendo a luz do dia, mas como eu disse, isso não vem ao caso neste quesito.

Ponto pro Revolution!

Revolution 2 x 0 Project Cafe

3. Aparência

Em meio aos muitos rumores, vemos também surgir supostas imagens e protótipos de como será o visual do novo console. Algumas são desenhos, outras são reproduções feitas baseadas nos rumores, e outras ainda são fotos que supostamente vazaram.

O Revolution foi mostrado com as mais diversas aparências. Desde algo parecido ao GameCube a um capacete de realidade virtual. A verdade seja dita: nenhuma particularmente atraente.

Quem desenhou isto? Uma criança de 3 anos?

Até que não é feio... mas é esquisito. Uma torradeira? Não! É um capacete de realidade virtual!
É um disco voado? É uma tampa de ralo? Não! É uma suposta imagem do Revolution! Supostos controles do Revolution... não parecem muito funcionais.

As imagens do Project Cafe tem sido mais consitentes, mostrando uma aparência próxima ao do Wii (embora alguns rumores apontem para uma referência visual ao SNES). Mais do que a do que o console em si, é a aparência do controle que tem sido alvo de especulações e imaginações criativas.

Parece um Wii preto, mas não é Um desenho parecido à outra imagem... será verdade?
Não é o novo modelo de DS... é o suposto controle do Project Cafe!

Sem dúvida, o Project Cafe leva o ponto de melhor aparência. Ainda bem que o Wii não ficou parecido a nenhuma dessas concepções iniciais!

Ponto pro Cafe!

Revolution 2 x 1 Project Cafe

4. Credibilidade

Depois de ser bombardeado com tantos rumores, seja das características do console ou do seu visual, precisamos parar, analisar a informação e concluir: isso é plausível ou é uma grande bobagem? Pelo que vimos até agora, os rumores do Project Cafe (ou a maioria deles, pelo menos) tem tido uma credibilidade bastante maior que as que corriam sobre o Revolution. Muito do que está sendo dito supostamente vem de “fontes confiáveis”, incluindo desenvolvedores que já estão trabalhando em jogos para o novo console da Nintendo. Mesmo a ideia de um controle com tela e touchscreen embutidos, que a princípio soava bem absurda, agora parece bem provável, pelo simples fato de tantas fontes repetirem a mesma informação. Neste aspecto, o Revolution sofreu ao dar lugar a tantas ideias revolucionárias, já que muitas delas nunca vieram a existir.

É verdade que existem também rumores um pouco “criativos demais” sobre o Project Cafe (como a tal tela com sensação de textura) e ainda não sabemos se tudo isso garantido pelas fontes confiáveis realmente se tornará realidade... mas ele ganha mais um ponto, por estar envolvido em especulações menos absurdas que o Revolution.

Ponto pro Cafe!

Revolution 2 x 2 Project Cafe

5. Surpresa e Expectativa

Por último, vamos considerar os fatores de surpresa e expectativa. Fomos mais surpreendidos ao saber da existência do Revolution ou do Project Cafe? E qual dos dois nos deixou com uma maior expectativa? Este é um aspecto um pouco mais subjetivo e pessoal, mas vamos tentar analisá-lo mesmo assim. A primeira informação do Revolution veio em uma época em que tal anúncio era esperado, com o GameCube já na sua reta final e as empresas preparando suas cartas para iniciar a disputa pela sétima geração de consoles. E o Project Cafe? Bom, por um lado, todos diziam que era hora da Nintendo anunciar o sucessor do Wii... afinal, os cinco anos costumeiros entre o lançamento de um console e o anúncio do próximo já haviam se passado. Entretanto, alguns fatores conspiravam contra esse possível anúncio: os concorrentes claramente ainda não pretendiam anunciar novos consoles, tendo acabado de lançar novas e importantes tecnologias para os consoles atuais (o PlayStation Move e o Kinect), a Nintendo havia acabado de pôr no mercado o 3DS, ao qual esperava-se que toda a atenção ficaria voltada por um tempo e, talvez acima de tudo, o próprio presidente da Nintendo, Satoru Iwata, disse no começo do ano que o não havia planos para um sucessor do Wii no futuro próximo. Com tudo isso, poucas foram as esperanças que restaram de um novo console da Nintendo dar as caras ainda este ano. Então, de uma hora para outra, rumores sobre o tal “Project Cafe" começaram a correr feito doido e, como se isso não bastasse, a própria Nintendo logo confirmou o boato e – surpresa! – disse que o novo console estaria disponível para ser jogado na E3 2011. Tudo extremamente rápido, bem diferente do Revolution, cuja revelação oficial levou mais de um ano para acontecer, desde que as primeiras informações surgiram, no começo de 2005.

A velocidade com que tudo isso aconteceu foi mais do que suficiente para deixar qualquer fã muito ansioso pela E3 deste ano... mas há um outro aspecto que contribui para a expectativa pela revelação do Project Cafe, em comparação ao Revolution. Antes do surgimento do Wii, a tecnologia da Nintendo era mais ou menos equivalente ao da concorrência, com o GameCube tendo capacidades semelhantes às do PS2 e do XBox. Com o Revolution, acreditava-se que essa equivalência continuaria, mas não foi bem o que aconteceu. Embora o Wii tenha feito um grande sucesso com o seu revolucionário controle sensível a movimentos, ele ficou bem para trás em termos de poder gráfico e outras coisas como jogabilidade online. Agora, portanto, há uma grande expectativa de que a Nintendo finalmente supere os seus adversários nesses aspectos.

E o ponto de desempate vai para o Project Cafe! Mesmo com menos tempo para nos deixar na expectativa, a forma rápida como ele surgiu, somado a todas as esperanças que temos para ele, a espera pelo desmascaramento do Cafe certamente está tirando o sono da noite de muitos fãs.

Ponto pro Cafe!

Revolution 2 x 3 Project Cafe

E o grande vencedor é... Project Cafe! A Nintendo sem dúvida sabe como causar um belo impacto, se superando cada vez mais... e com o novo console não está sendo diferente. Agora, resta esperar mais alguns dias e torcer para que o sucessor do Wii atinja – ou melhor, ultrapasse – todas as nossas expectativas.

O grande vencedor! KO!
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).