World-e é um mundo bônus encontrado apenas em Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3. O mundo é separado da aventura original e conta com um Warp Zone que pode transportar Mario e Luigi para novos níveis através do cartões Level Cards do e-Reader. Na verdade é possível até mesmo jogar nos estágios clássicos do primeiro mundo do Super Mario Bros. do NES com os gráficos do Super Mario Advance 4: Super Mario Bros. 3.
World-e
Ao iniciar o jogo, no “Select a File”, além das opções de jogos salvos em cada file, aparece a opção do Level Card, e é escolhendo esta opção que você será transportado para o World-e. Cada fase é um cartão que você passa no e-Reader conectado ao GBA de um amigo ligado ao seu pelo link. Complicado? Bem, se você for um Mario-maníaco como eu, sim, pois ao todo são mais de 30 cartões! Haja boa vontade para passar um por um e ainda ter um amigo com um GBA pra você fazer o link. Mas, na verdade, se você quiser todos os cartões terá que ir até o Japão, pois fora de lá foram lançados apenas 10 cartões de fases, um cartão de fase clássica (fase 1-1 de SMB) e um cartão extra de uma promoção do Walmart na América do Norte. Isso devido ao suporte limitado para o e-Reader fora do Japão.
Toads Houses
No mapa você pode notar 3 Toads Houses: Vermelha, Azul e Laranja. Elas escondem mini-games, mas estão trancadas, porém podem ser liberadas usando as Advance Coins (moedas com um “A”, assim como em SMA, porém amarelas como as Dragon-Coins de SMW) encontradas nos níveis que você libera com o e-Reader. Os níveis podem possuir de 1 à 5 Advance Coins para você coletar e dão uma vida caso você consiga todas de um único nível. Porém, devido ao cartões limitados fora do Japão, é possível liberar a penas a Toad House Azul, pois não será possível obter Advance Coins suficientes para liberar as outras casas.
Casa Azul – Mini-game 1 – Dig, Dig, Dig: Neste mini-game, você deve escolher onde cavar e ir descendo até o final da caverna para encontrar um baú com algum item. Isso se você tiver sorte, pois são vários caminhos. Para jogar, terá que pagar 30 coins para Toad, assim como em todos os outros mini-games a seguir.
Casa Vermelha – Mini-game 2 – Ball n’ Bubble: Neste mini-game, você lança uma bola para cima e deve acertar o item que está flutuando. Acertando 3 vezes a bolha estoura e você pode pegá-lo. A bola em lançamento lembra muito um ovo de Yoshi lançado em Yoshi’s Island e ela também muda de cor, chegando a azul, você perde as chances.
Casa Laranja – Mini-game 3 – Spikes n’ Flight: No início da fase você recebe um P-Wing, aquele poder de Raccoon infinito. Você deve voar para o topo sem encostar em nenhum dos spikes espalhados pela fase. No final você encontrará um baú com um item.
e-Courses
Segue abaixo a lista de todos os níveis que podem ser liberados com os cartões japoneses do e-Reader:
- ★ 1: Classic W 1-1
- ★ 2: Classic W 1-2
- ★ 3: Classic W 1-3
- ★ 4: Classic W 1-4
- ★ 5: Classic W 2-2
- 01: Wild Ride in the Sky
- 02: Slidin' the Slopes
- 03: Vegetable Volley
- 04: Doors o' Plenty
- 05: Bombarded by Bob-ombs
- 06: Magical Note Blocks
- 07: The ol' Switcheroo
- 08: Piped Full of Plants
- 09: Swinging Bars of Doom
- 10: Para Beetle Challenge
- 11: Onpu Block de Athletic!
- 12: Hikousen wa Tomaranai!
- 13: Koori no Chika de Ooawate!
- 14: Tanuki Suit no Himitsu
- 15: Henshin Mario de Tsukisusume!!
- 16: Kutsu o Haite GO! GO!
- 17: Taa-kun ni Ki o Tsukero
- 18: Koori no Toride
- 19: Sabaku no Pipe Meiro
- 20: Tou no Ue kara Kakenukero!!
- 21: Toride o Kakenukero!!
- 22: Rope o Nobotte Athletic!
- 23: Obake Yashiki wa Nazo Darake!
- 24: Mantle de Oozora o Tobe!
- 25: Hotte! Hotte! Horimakure!!
- 26: Umi no Naka wa Kiken de Ippai!
- 27: Kakushi Kuppa Jou
- 28: Kokuppa ni Damasareru na!
- 29: Kuppa no Hikousen Zenpen
- 30: Kuppa no Hikousen Kouhen
- PR Airship's Revenge
- PR Challenge!! Togetoge Toride
- PR B Dash de Kakenukero
Alguns níveis também escondem e-Coins. Moedas raras e muito bem escondidas, apresentando de um lado o logo “e” do e-Reader e do outro um item ou personagem do Mario. Não servem para nada, a não ser ficarem expostas no e-Castle, o castelo do World-e. Porém fora do Japão, apenas 3 e-Coins podem ser encontradas de um total de 8.
Níveis lançados nas Américas
Apenas 12 Level Cards foram lançados fora do Japão, o que é uma pena. Mas isso só mostra que o e-Reader não fez o sucesso esperado, tanto que no e-Castle é possível ver que há ainda 3 andares no castelo com seus respectivos 8 quadros cada, ou seja, a Nintendo esperava criar ainda mais 16 e-Coins (ou novos itens) para serem encontrados e colocados no e-Castle. Porém nada o impede de conseguir algum Level Card japonês para acessar os níveis restantes. Os níveis que podem ser acessados nas Américas são:
- ★ 1: Classic W 1-1
- 01: Wild Ride in the Sky
- 02: Slidin' the Slopes
- 03: Vegetable Volley
- 04: Doors o' Plenty
- 05: Bombarded by Bob-ombs
- 06: Magical Note Blocks
- 07: The ol' Switcheroo
- 08: Piped Full of Plants
- 09: Swinging Bars of Doom
- 10: Para Beetle Challenge
- PR Airship's Revenge
e-Reader fora do World-e
Ainda era possível conseguir alguns itens do World-e nos mundos normais de Super Mario Bros. 3. Como era o caso da Cape Feather, do Boomerang e dos matinhos de Super Mario Bros 2 onde haviam vegetais. Sim, esses itens podiam ser usados em fases normais de Super Mario Bros. 3 após você acionar os Switches coloridos dos Power-Up Cards. Mas, claro, nem todos foram lançados fora do Japão.
Caso você queira conhecer todos os cartões japoneses, esse site em Inglês mostra uma lista com todos, incluindo a descrição. Aliás, você, já teve a oportunidade de jogar em algum nível do World-e? Já usou algum item do Power-Up Card? Divida essa experiência conosco. Até a próxima!