Para a maioria das pessoas, Abril é o mês da Páscoa, mas, para os fãs da série Banjo-Kazooie, os ovos coloridos parecem nunca chegar. Não falo dos de chocolate, mas dos 6 ovos coloridos e da chave de gelo, cujo brinde jamais saberemos ao certo o que é, ou o que era para ter sido. Essa história te lembrou de algo? Talvez daquela incógnita ao fim de Banjo-Kazooie (N64), cuja continuação, Banjo-Tooie (N64), a nada respondeu? Nesse segundo capítulo da nossa coluna MythBlasters (leia o primeiro na 17ª Edição da Revista Nintendo Blast) vamos desvendar um dos maiores mistérios do mundo dos games. Vamos juntos atrás dos misteriosos ovos coloridos e da enigmática Ice Key em Banjo-Kazooie e em Banjo-Tooie numa viagem no tempo até o saudoso Nintendo 64!
Stop quem?
Não sabe do que estou falando? Antes de detonar (ou ser detonado) por esse mito gamístico, vamos refrescar a memória de alguns e ensinar a outros. O Stop ‘N’ Swop era um extra do jogo Banjo-Kazooie (N64) que liberaria novas funcionalidades em sua continuação Banjo Tooie (N64) ou vice-versa. Através de itens secretos (6 ovos coloridos com uma interrogação no meio e uma chave feita de gelo), esses bônus seriam trocados entre os dois jogos. O que seria uma estratégia de marketing para que os jogadores comprassem os dois games da Rare tornou-se um mistério de muitos anos, pois o Stop ‘N’ Swop nunca foi fielmente aplicado no Nintendo 64.Os ovos e chave em Banjo-Kazooie
Quando o jogador chegava ao fim de Banjo-Kazooie com todas as peças de quebra-cabeça coletadas, o personagem Mumbo Jumbo fala sobre itens secretos que deveriam ser pegos para ajudar no próximo jogo. O xamã mostrava ovos coloridos e uma chave de gelo escondidos em certos locais previamente visitados. No entanto, mesmo que você volte nesses lugares, não há ovo ou chave nenhuma te aguardando. O que muitos fãs especulavam era que esses itens só seriam destravados caso o jogador ligasse o cartucho de Banjo-Tooie (continuação direta de Banjo-Kazooie, também para N64) ao console, o que não aconteceu.E então, para onde foram os benditos itens? Se eles podiam ser destravados, então estão em algum lugar dos arquivos do jogo, certo? Nesse momento, a bola passou para os hackers. Em especial, Alan Pierce (Ice Mario) e Mitchell Kleiman (SubDrag), que decodificaram o game e encontraram códigos capazes de liberar os itens do Stop ‘N’ Swop. O caso é que esses códigos não são modificações do jogo nem nada que mexe na estrutura do game, são meramente códigos feitos propositalmente para serem descobertos, provavelmente assim seriam quando o jogador jogasse Banjo-Tooie. Note como cada código é bem irônico, o que mostra que os próprios desenvolvedores os escreveram. Se você seguir as instruções abaixo, conseguirá os ovos e a chave de gelo, mas eles não têm função nenhuma em Banjo-Kazooie.
Conseguindo os 6 ovos e a chave: Após fechar o jogo, de preferência com todas as peças de quebra-cabeça coletadas, vá até o castelo de areia do mundo Treasure Trove Cove (o mundo da praia) e acerte as letras no chão para formar os códigos abaixo. Cada um libera um ovo/chave de gelo em determinado lugar do jogo. Confira a lista:
- Ovo Azul Claro.
Código: CHEAT DONT YOU GO AND TELL HER ABOUT THE SECRET IN HER CELLAR
Localização: No mundo Mad Monster Mansion, vá até o porão e, no barril 1881 (referência a um dos primeiro games da Rare: Atic Atac), está o ovo secreto. (para não perder caminho, destrave o Ovo Verde que também está em Mad Monster Mansion)
- Chave de Gelo
Código: CHEAT NOW YOU CAN SEE A NICE ICE KEY WHICH YOU CAN HAVE FOR FREE
Localização: Talvez você já tenha visto a Ice Key na casa de Wozza, em Freezeezy Peak, mas somente agora é capaz de pegá-la. Entre pela passagem na parede da casa e pegue-a na câmara de gelo. - Localização dos Ovos/Chave em vídeo aqui
E Banjo-Tooie?
Quando Tooie chegou às lojas, a esperança era de que a verdade por trás do Stop ‘N’ Swop fosse revelada. De fato, aqui a coisa é mais acessível, mas não há nenhum tipo de conectividade entre Tooie e Kazooie. O Stop ‘N’ Swop libera extras em Tooie, como golpes novos e a transformação de Kazooie em Dragon Kazooie. Então, para onde foi a tal “estratégia de marketing”? Falaremos disso depois. Para liberar os extras de Tooie, basta procurar os cartuchos de Banjo-Kazooie (são inimigos no formato de cartuchos mesmo) e destruí-los. Alguns darão ovos que precisam ser chocados, e um em especial libera a Ice Key.
Para chocar os ovos, é necessário ir até a Heggy the Hen, em Woody Hollow. Na casa ovo gigante, fale com Heggy para que ela choque seus misteriosos ovos, no entanto, é preciso obtê-los antes, obviamente. O esquisito é que os 6 ovos coloridos de Kazooie foram reduzidos a 3 em Tooie, um mistério a mais (ou seria a menos?).
- Chave de Gelo: Siga por um caminho secreto na parte arenosa de Jinjo’s Village até chegar a uma caverna de gelo. Lá, destrua um cartucho de Banjo-Kazooie (lembrem-se que não é o cartucho real, por favor!) e a Ice Key cairá dele. Em Glitter Gulch Miney, entre pela caverna da cachoeira (necessário abrir a passagem através de um botão), quando cair na água, use o torpedo de Kazooie para poder entrar pelo túnel submerso. Ao fim dele, um cofre guarda um Mega-Glowbo, usado na tenda de Humba Wumba.
Efeito: Ao dar o Mega-Glowbo para Humba Wumba, a índia transforma Kazooie em Dragon-Kazooie. Nessa transformação, o dragão pode cuspir fogo ao invés das convencionais bicadas.
- Ovo Azul Escuro: Na Spiral Mountain (estágio inicial, onde a casa de Banjo se encontra), entre pela boca da queda d´água . Lá, um portão de ferro indestrutível guarda um cartucho de Banjo-Kazooie. Passe pelo caminho na parede até chegar a outra cachoeira. Entre nela para revelar um caminho secreto, siga por ele até encontrar o cartucho. Destrua o bendito e, quando o fizer, receberá o ovo.
Efeito: Quando Heggy chocar o Ovo Azul Escuro, ela lhe possibilitará escrever a palavra “Homing” no Cheato Code Room (em Mayahem Temple). Quando o fizer, os ovos atirados por Kazooie se tornarão teleguiados.
- Ovo Rosa: Em Spiral Mountain, voe e procure por uma grade na parede (está de frente para a entrada do castelo de Gruntilda). Use os ovos-granada para estourar a barreira de ferro e encontrar o cartucho que contem o ovo.
Efeito: Ao ser chocado por Heggy, o Ovo Rosa dará a Banjo a habilidade de fazer a pobre Kazooie de marreta. Basta apertar o botão B duas vezes para realizar o Breegul Bash.
- Ovo Amarelo: Após pegar os ovos Rosa e Azul Escuro, rume até Heggy the Hen e, no andar de cima, use a habilidade Hatch de Kazooie (é preciso separá-la de Banjo) para chocar o Ovo Amarelo.
Efeito: Quando chocado por Kazooie, o Ovo Amarelo libera o Jinjo como personagem para o multiplayer.
- Tutorial em vídeo aqui
Mito Confirmado?
De certa forma, podemos admitir o mito do Stop ‘N’ Swop como verdadeiro. Os ovos realmente existem, bem como a Ice Key, e é possível adquirí-los, mesmo que, em Banjo-Kazooie, não use métodos tão convencionais. A pergunta é? Para onde foi a conectividade? O Stop ‘N’ Swop não deveria criar uma ligação entre Kazooie e Tooie e liberar novos itens, habilidades e talvez até um estágio novo? Na mente da Rare, sim, mas digamos que a Nintendo pôs um fim nessa história – acidentalmente ou não.A primeira leva do console Nintendo 64 vinha com a capacidade de guardar a memória do jogo por 10 segundos ao ser tirado o cartucho. Quando a Rare viu isso, preparou o Stop ‘N’ Swop, deixando os ovos e a chave de gelo escondidos em Banjo-Kazooie para serem liberados apenas por Tooie, o que requereria trocar os cartuchos dos jogos em menos de 10 segundos. No intervalo de tempo entre o lançamento de Kazooie e Tooie, a Nintendo fez uma revisão no seu console 64-bits e reduziu esse tempo de 10 segundos para 1 segundo. Ou seja, o tempo para o jogador trocar o cartucho de Kazooie por Tooie, e vice-versa, se tornou inviável para o sucesso do Stop ‘N’ Swop.
Resultado? A Rare teve de cancelar a conexão e Tooie não tem qualquer ligação com Kazooie. Os ovos em Kazooie só podem ser liberados por códigos secretos e não tem função nenhuma. Ao passo que, em Tooie, a Rare enrolou a comunidade gamer com três ovos coloridos e uma chave de gelo, cujas recompensas até existem, mas não são tão interessantes quanto um possível estágio novo.
Especulações, mensagens subliminares…
Talvez o Stop ‘N’ Swop seja um dos mistérios mais obscuros dos video-games. Afinal, qual era o plano original? Como ele nunca deu certo e a Rare não deu com a língua nos dentes, só podemos especular. Por exemplo, há um bar em Banjo-Tooie, o Jolly’s (em Jolly Roger’s Lagoon), que mostra quadros com a localização de um dos ovos em Banjo-Kazooie. Para alguns, esse lugar seria responsável pela conexão entre Tooie e Kazooie, afinal, até existem baús no lugar. Seriam eles abertos com a Ice Key?.Há outros que procuram os outros bônus em Banjo-Tooie que corresponderiam aos outros três ovos coloridos tirados do jogo, como a versão demônio de Bootles, que pode ser desbloqueada hackeando o jogo e libera um curioso sistema multiplayer. Não acredita? Pois então clique aqui! Já em Kazooie, há quem diga que a porta trancada na sala de Gruntilda seja o tão falado “estágio extra”.
A questão é que o Stop ‘N’ Swop ter falhado criou um mistério imenso e que cativa muitos fãs assíduos por respostas. Se a Rare dissesse que o Stop ‘N’ Swop será revelado em Banjo-Threeie (terceiro jogo da série, apenas citado no fim de Tooie), boa parte da comunidade compraria o jogo só para tirar a prova. Na verdade, talvez, especulando um pouco, ter feito o Stop ‘N’ Swop uma falha seja o verdadeiro objetivo da Rare: criar um mistério que faria fãs comprarem os jogos só para solucioná-lo. Quem sabe…
O Stop ‘N’ Swop ao longo dos anos
Muitos foram os momentos em que a Rare brincou com os fãs ao mandar mensagens subliminares dos sonhados ovos e a chave de gelo. Aqui vão alguns deles:- No game Banjo Pilot (GBA), o livro Cheato dá uma frustrante dica: “Do you want to know about Stop N Swop, eh? I hope you're ready. Here goes...Why don't you STOP annoying me AND SWAP this game for a nice book or something?”. Além de inútil, a dica custa 999 Cheato Pages
- Em uma brincadeira de primeiro de Abril, um site foi criado (veja imagem ao lado), sugerindo que as respostas viriam num próximo Banjo-Kazooie. A peça foi desfeita quando a Rare se pronunciou alegando não ter nada a ver com o site.
- Mas é Banjo-Kazooie Nuts and Bolts (XBox 360) que traz mais mensagens subliminares. Bottles oferta o segredo do Stop ‘N’ Swop por 6000 notas musicais. O problema é que não existem 6000 notas em lugar algum do jogo. Mesmo que você tente fazer a troca, a toupeira rouba suas notas e diz que teria que te matar caso você soubesse o segredo. Sinistro, não?
- Em Grabbed by the Ghoulies (XBox) da Rare, a empresa coloca a seguinte equação: “Collect Ice Key. Collect 4 eggs. Open Secret Level”. Mas alguém com dúvidas quanto ao estágio secreto de Banjo-Kazooie?
- Em um dos desafios de Thropy Thomas (ainda em Nuts and Bolts para XBox 360), ele acusa você de ter trapaceado usando o segredo do Stop ‘N’ Swop. Ainda que nós soubéssemos o tal segredo…
- Alguns misteriosos ovos coloridos e uma falsa Ice Key podem ser vistos em Banjoland (Em Nuts and Bolts).
- Lord of Games (em Nuts and Bolts), em uma de suas perguntas, questiona qual o nome da falida conexão entre Banjo-Kazooie e Tooie que os fãs não param de falar sobre. A resposta é meio que óbvia, não?
- Ainda em Nuts and Bolts, é possível ver marcas de ovos e da chave de gelo em Showdown Town
- No Xbox 360, é possível criar uma ligação entre Banjo-Kazooie Nuts and Bolts e os games de N64 Banjo-Kazooie e Tooie (baixados pela loja virtual). Esse Stop ‘N’ Swop têm as mesmas funções das versões originais, além de extras como um tema para o Xbox e novas peças para o veículo de Banjo em Nuts and Bolts.