A história, poucos conhecem: Bowser, cansado de investir em exércitos poderosos e obras de arquitetura contraditória que acabariam sendo usadas contra ele, decide sequestrar o Mario e construir um castelo no meio da Antártica, o mais meridional de todos os continentes; frio, seco, com o maior índice de ventos fortes de todo o planeta. Seu objetivo? Derreter a Antártica — notem que acabei de mencionar que foi ali que ele construiu uma fortaleza, na qual está instalado — para inundar a Terra. Certo, ele e seu castelo vão ser os primeiros a ir para o beleléu assim que tal plano se cumprir... mas, tentando ignorar isso, que tipo de artifícios perversos o rei dos Koopas decide utilizar para tal feito? Lasers interestelares? Labaredas ardentes? Não! Na verdade, acredite, Bowser pretende usar secadores de cabelo encomendados por meio da empresa Hafta Havit Mail-Order. Infelizmente, paisanos, tudo isso é oficial. Luigi, o pobre coitado, foi escalado para ser o herói da coisa toda, maculando seu nome para sempre.
Explicado o roteiro maluco, vamos ao ponto: durante a invasão de Bowser e sua tropa ao Mundo Real, vários Koopa Troopas "kleptomaníacos" foram espalhados pelos continentes com a missão de roubar artefatos valiosíssimos que ajudaram a construir a história do nosso mundo. Em sua passagem por Londres, Luigi pode visitar a Torre de Londres, a Abadia de Westminster e, é claro, o Big Ben. Na Torre de Londres, os Koopa Troopas roubaram as joias da coroa; a Abadia de Westminster sofreu com o furto inesperado de um busto de Shakespeare; já no Big Ben, os soldados de Bowser foram bem seletivos: roubaram o ponteiro dos minutos, só para sacanear. Desnecessário dizer a quem coube a tarefa de resgatar todos os artefatos e retorná-los a seus devidos lugares: o Mario verde, é claro — digo, o Luigi!
Para quem se dedicou a entender a mecânica do game, existem cinco tipos de pessoas transitando pelas cidades do Mundo Real as quais você deve consultar para ganhar dicas sobre o lugar em que você está: o menino, o turista, a empresária, o cientista e o policial. Já te preparando para as Olimpíadas de 2012, confira o que os tipos têm a dizer sobre Londres em Mario is Missing!:
- Menino: "Água, água por todos os lados; você está na maior ilha da Europa." / "Se você está onde a Union Jack se desenrola, então você está na 8ª maior cidade do mundo."
- Turista: "É o Reino Unido e a Grã-Bretanha. Tem um terceiro nome também, sem brincadeira." / "Nós chegamos pelo [Aeroporto de] Heathrow. O motorista do ônibus panorâmico tinha um sotaque inglês."
- Empresária: "Consegue sentir o cheiro dos croissants? Você está a 21 milhas da França." / "O Príncipe Charles será rei algum dia. Se você souber que está em Londres, você saberá de tudo."
- Cientista: "Londres tem sido a capital por 2000 anos. Embora esteja na Europa, ouvi dizer que é uma ilha."
- Policial: "Você chegou em Londres bem na hora do chá. Na Inglaterra, sou conhecida como uma 'bobby' feminina."
Com essas informações em mente, já estamos prontos para disputar as Olimpíadas com os personagens mais icônicos dos video games. E, Luigi, bem-vindo de volta.