Dossiê Project Café: Saiba o que esperar do próximo videogame da Nintendo

em 25/04/2011

Nos últimos dias muita coisa tem se falado sobre o próximo console da Nintendo, que até o momento já foi chamado de Project Cafe e Strea... (por Gustavo Assumpção em 25/04/2011, via Nintendo Blast)

Nos últimos dias muita coisa tem se falado sobre o próximo console da Nintendo, que até o momento já foi chamado de Project Cafe e Stream. Sim, eu sei que assim como meio mundo você também está curiosíssimo para saber o que a Nintendo pode nos reservar em junho – quando acontece a E3 e todo esse mistério pode chegar ao fim. Enquanto junho não chega, o Nintendo Blast elaborou um dossiê completo com todos os rumores e muito exercício de futurologia – perfeito para criar aquela expectativa e colocar sua cabeça pra pensar.

Já é hora de um Wii 2?

wii_kotakubr11Depois do grande sucesso do Wii, é muito difícil prever os próximos passos da Nintendo. De uma vez só a Big N recuperou a liderança absoluta do mercado, conseguiu lucros astronômicos e superou toda e qualquer previsão negativa, sendo ela a maior responsável por atrair novos jogadores para uma indústria que parecia saturada. O grande trunfo do Wii foi ser facilmente adaptável e ter conseguido tornar os videogames – sempre vistos como uma atividade individual e alienante – uma interação social como poucas vezes se viu.

A grande questão agora é: já está na hora de se pensar em uma evolução disso tudo? A minha resposta, infelizmente, é sim. Eu sei que você pode achar que o Wii ainda tem muita lenha pra queimar e pode ainda render muito mais do rendeu. Mas, a minha percepção é outra: é impossível olhar um Wii e não perceber que o console parece datado. E essa questão nem está relacionada somente com o aspecto estritamente técnico não. O Wii parece que perdeu a magia de parecer algo único e  inovador, já que seus principais concorrentes já conseguiram elevar sua experiência a um nível acima.

Mesmo que alguns games importantes para o Wii ainda estejam em desenvolvimento, podemos pensar que a Nintendo deve encerrar o ciclo do seu console no próximo ano. Assim, até dezembro, boa parte dos projetos em desenvolvimento para o antigo Wii devem ser lançados, preparando o cenário para um lançamento do seu novo console em 2012. Rumores dizem que o console pode sair ainda esse ano (dizem inclusive que a filial da Foxconn em Taiwan vai começar a produção do novo console em outubro). Difícil acreditar nisso: é provável que o console chegue só em 2012 mesmo.

O mais poderoso console já lançado. E o preço?

Y4lNbMuito tem se falado da parte técnica desse novo console. Duas coisas parecem certas: suporte a alta definição e estereoscopia 3D em TVs específicas para isso – parecido com o que o PS3 já faz. Segundo o IGN, o console usaria uma versão da AMD’s R700 GPU, que pode torná-lo bem mais poderoso que o Playstation 3.  Se essas informações se confirmarem, essa realmente seria uma mudança e tanto para a estratégia de não competir tecnicamente, adotada pela Big N nessa geração.

A questão mais séria sobre isso seria: com um console tão top de linha, qual deverá ser o preço disso tudo? As especulações até o momento colocam a possibilidade de alto entre 349 até 399 dólares. Nosso palpite é que a Nintendo deve lançar por algo um pouco mais baixo (talvez a 299), reduzindo a margem de lucro nesse primeiro momento. Claro, isso tudo não passa de especulação barata.

Blu-ray. Será?

Segundo o site Bluray.com, o novo console pode utilizar a mesma mídia que o Playstation 3. A nossa opinião sobre isso? Bem provável que essa possibilidade se concretize. O Blu-ray tem se mostrado a melhor opção, unindo boa capacidade de armazenamento e bom desempenho. E o mais interessante é que a mídia está se popularizando rápido, inclusive aqui no Brasil, o que pode reduzir os custos para o consumidor final – ou pelo menos impedir que eles aumentem.

A utilização de uma mídia com capacidade de armazenamento grande também permite que as produtoras possam ousar mais, já que não terão a limitação de necessitar utilizar mais de um disco – como vem ocorrendo com certa frequência no X-box 360, por exemplo.

Kits de desenvolvimento mais acessíveis: a chave do sucesso?

Um dos grandes dilemas da geração HD é que o alto custo de desenvolvimento fez com que as produtoras investissem pouco nas exclusividades e muito nas continuações de séries consagradas. Se compararmos a geração atual com as anteriores, é visível o abismo existente no que se refere a criação de novas franquias.

Segundo rumores, o novo console da Nintendo deve utilizar kits de desenvolvimento mais otimizados, que possibilitem uma fácil portabilidade de games produzidos para PC e X360 – além de facilitar também o desenvolvimento de games inéditos. Se isso se comprovar, podemos esperar uma enxurrada de versões de games lançados anteriormente, mas também podemos vislumbrar um futuro onde mais desenvolvedoras possam ter a oportunidade de exibirem suas criações.

Se a Nintendo realmente adotar essa política, será, sem dúvida, um grande atrativo para quem trabalha com o desenvolvimento de games e, mais que isso, um passo na direção para qual a indústria precisa caminhar: o barateamento no desenvolvimento.

Mas e o controle, afinal o que tem?

how-could-the-wii-2-controller-work-20110415053115064Apesar da parte técnica ter ganhado os holofotes nas últimas semanas, é no controle que o novo console da Nintendo parece esconder as maiores surpresas, exatamente como aconteceu cinco anos atrás com o Wii. Por enquanto, os rumores parecem estar caminhando pra uma única direção, o que torna os exercícios de futurologia mais, digamos, precisos.

A principal novidade parece mesmo ser a presença de uma tela/ visor (em alta definição ou não) que será utilizado de uma maneira bem parecida com a tela de toque do DS: exibição de mapas, funcionalidades específicas para alguns games e, até mesmo, pode ser que essa tela seja também sensível ao toque. A questão é que só vamos saber o que isso nos reserva assim que podermos ver isso tudo em funcionamento – por enquanto tudo não passa de especulação.

1303503627-01net-cafe-02Um aspecto interessante disso tudo é que o controle poderia exibir conteúdo enviado pelo console.  Na telinha seria possível jogar games, ver filmes e mais coisas sem que precise ligar a TV. Nesse esquema, o console pode enviar streaming de vídeo/games para vários controles ao mesmo tempo. O mais legal disso tudo é que como cada controle é apenas um terminal, o console cuida de todo o processamento reduzindo o custo do controle e a necessidade de banda (sem lag).

Ainda segundo os rumores, o controle seria uma mistura do que vimos no GameCube com o Wiimote: duas alancas analógicas,  alguns botões, sensores de movimento, um d-pad, L, R, e uma câmera virada para o usuário. Alguns sites ressaltam que além dessas funcionalidades podemos ter alguma outra grande novidade não especificada até o momento. Vindo da Nintendo tudo é possível, então nem vamos tentar especular muito por aqui.

E os games?

Se o anúncio do novo console está assim tão perto, é possível que vários games estejam em desenvolvimento – havendo, inclusive, a chance de que alguns deles aparecem na E3, em junho. Com a confirmação de que o console estará disponível de forma jogável, é possível que a Nintendo nos surpreenda apresentando uma tonelada de demos técnicas - exatamente como fez ano passado com o 3DS.

Entre o que foi levantado até o momento, destaca-se a presença de produtoras que já contam com o kit de desenvolvimento do console. Seriam elas: EA, Activision e Ubisoft – que com certeza vai preparar um número de ports incrível logo pro lançamento.

navAlguns rumores mais interessantes dão conta de que a Retro Studios está trabalhando em um reboot para o console. Depois do bem sucedido trabalho em Metroid e Donkey Kong Country, poderemos ter, dizem por aí, um novo Eternal Darkness. A verdade é que até o momento a linha de títulos é meio que uma incógnita. Certamente muito do que for especulado não vai passar mesmo de especulação.

Também dizem por aí que teríamos uma versão melhorada de Zelda Skyward Sword para o novo console. Fato que parece certo é a retrocompatibilidade com o Wii e o GameCube, apontada por muitos rumores que apareceram por aí. Essa alternativa sempre rende bons frutos, por proporcionar ao console sair de fábrica com uma biblioteca de games bastante numerosa.

Nos vemos na E3

Não tem jeito. Até o início de junho esses rumores vão povoar os sites de notícias mundo afora. A verdade é que só saberemos algo de mais concreto (ou não) na E3, mais precisamente no dia 07 de junho, data em que a Nintendo realiza a sua coletiva para a imprensa.

Até lá, tudo o que for dito ficará no nível da pura e simples especulação. Por isso, só acredite no que for dito oficialmente – apesar de que especular um pouquinho não faz mal a ninguém.

Em se tratando de Nintendo, é preciso ficar sempre muito cauteloso. Em uma reunião com investidores nesse final de semana, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, fez questão de aumentar as expectativas:

"Quanto aos detalhes do que exatamente ela será, nós decidimos que o melhor é deixar que as pessoas experimentam por si só na E3. Então eu não vou falar detalhes sobre ele hoje, mas saibam que ele vai oferecer uma nova forma de jogar dentro de casa. "

E vocês, o que esperam do próximo console da Nintendo?


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.