3DS

Dá para confiar na Friend List do 3DS?

em 28/04/2011

Dentre as várias propostas do 3DS, uma das que mais se sobressaiu foi a sua promessa de trazer uma interatividade online potente e prátic... (por Rafael Neves em 28/04/2011, via Nintendo Blast)

images (2)Dentre as várias propostas do 3DS, uma das que mais se sobressaiu foi a sua promessa de trazer uma interatividade online potente e prática. O aparelho iria agilizar as partidas via Wi-Fi, trazer uma loja online mais eficiente e tornar tudo isso de fácil acesso e navegação – isso sem falar no StreetPass e SpotPass. Colocamos as mãos no 3DS e fomos logo conferir se tudo isso é verdade. Dentre as funcionalidades online implementadas pela Nintendo, há a Friend List (lista de amigo), e é sobre ela que iremos falar aqui.

Códigos pra que te quero!

77lFalamos, reclamamos e todo mundo ficou careca de saber na geração Wii/DS que o sistema de Friend Codes tende a complicar a jogatina online. No entanto, mais uma vez a Nintendo tropeça na mesma pedra. Isso mesmo, há Friend Codes no 3DS também. É preciso ficar escrevendo códigos de 12 dígitos sempre que se quer adicionar amigos à Friend List e eles precisam adicioná-lo de volta, não há um recurso como “pedido de amizade” ou ao menos uma notificação de quem alguém o adicionou. Logo, não espere por uma lista de amigos independente, é preciso manter contato com seus amigos por alguma rede social para conseguir que os dois se adicionem.

FriendCodeFelizmente, estes códigos são únicos por aparelho. Diferentemente de antes, cada jogo não produz seu próprio Friend Code, mas sim cada portátil gera um código que vale para todos os games de 3DS. Jogos de DS, no entanto, continuam com os Friend Codes próprios de cada cartucho e as opções de conexão não são tão abrangentes quanto as do 3DS.

O mesmo Mii (até que o “formatar console” os separe)

Quando for criar seu Mii no 3DS, tome muito cuidado com uma coisa: o primeiro Mii que você fizer será o Mii principal, e não é possível transferir este título para outro personagem. Isso mesmo, caso seu Mii principal não seja exatamente o que você quer que te represente, é preciso alterar a aparência dele, mas nunca escolher outro Mii para receber o título de principal. Se quiser mesmo refazer o Mii principal, só formatando o 3DS mesmo.

Uma verdadeira rede online?

500x_img_0032-w640Não vamos crucificar a Friend List do 3DS por completa. Tudo bem que ela usa ainda Friend Codes, mas tem seus avanços. Além do sistema de códigos únicos por aparelho, ela mantém uma ficha de seus amigos representados por seus Miis. Sempre que um amigo fica online, você poderá ver o que ele está jogando, qual seu jogos preferido e, se estiver offline, poderá saber a quanto tempo atrás esteve conectado. Isso ajuda a saber quando é a hora de mandar aquele convite para uma pancadaria em Super Street Fighter IV 3D Edition.

Uma demonstração da falta de caracteresMas, apesar desse pró, temos um contra. Não há PictoChat ou qualquer sistema de troca de mensagens instantâneas. Confesso que achei que, com a melhor conectividade do 3DS, o PictoChat fosse adquirir uma função significativa nas trocas de mensagens, mas não, ele não existe no 3DS. Em troca dele, é possível colocar uma pequena mensagem para seus amigos verem, mas o adjetivo “pequena” não está ai por nada: ela é realmente pequena e você provavelmente pedirá por mais alguns caracteres.

Online ou Offline?

Friend-ListSe eu fosse julgar a Friend List do 3DS, diria que ela tem seus avanços, mas precisa melhorar ainda mais. Coincidentemente, estou julgando ela agora mesmo, então é exatamente assim que eu a classifico. É possível (e necessário) perceber melhorias significativas em relação ao DS e Wii. O 3DS apresenta um menu próprio para os seus amigos e que realmente ajuda a jogar online de forma fácil. No entanto, peca no uso de Friend Codes e na falta de troca de mensagens, além do transtorno que é precisar adicionar e ser adicionado por ambos os lados.

 

Para alguns o uso de Friend Codes ao invés de “nomes de usário” é uma forma da Nintendo não fazer o mesmo que seus concorrentes fizeram. Por exemplo, no PS3 o jogador dispõe de sua própria conta. Mas, convenhamos, tudo na internet que requer um login usa um sistema de usários e não códigos! Ninguém iria maldizer a Nintendo por fazer isso, não seria nenhuma “cópia” da concorrência. Esperamos que o Project Café (ou Stream) não siga o mesmo caminho que o 3DS, pelo menos não neste aspecto.

Para ajudar a encontrar pessoas com quem jogar, foi criado pelo usuário wharton do Fórum Nintendo Blast um tópico para troca de Friend Codes, basta clicar aqui para acessá-lo. Lembrando que, ao deixar o seu código no tópico, é preciso adicionar os outros e eles precisam de adicionar também para a “mágica” funcionar.


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.