Blast from the Past: Biker Mice from Mars (SNES)

em 20/04/2011

Existem poucas coisas que são absolutas no mundo: o céu é azul, a bola é redonda, e todo jovem brasileiro com seus vinte e poucos anos as... (por Filipe Gatti em 20/04/2011, via Nintendo Blast)

boxartExistem poucas coisas que são absolutas no mundo: o céu é azul, a bola é redonda, e todo jovem brasileiro com seus vinte e poucos anos assistia (ou já assistiu) Esquadrão Marte no programa TV Colosso. Sim, meus amigos, estou falando daqueles três camundongos bad boys: Todd, Brad e Vinnie. Junto com seu curto sucesso na época veio um divertido jogo de corrida para o SNES, que particularmente dizendo, aluguei muitas vezes na locadora que havia perto de casa, o Esquadrão Marte (Biker Mice from Mars).

Let’s Rock & Ride!

Admito que minhas memórias do título não eram assim tão lúcidas, mas a partir do momento que rodei o jogo novamente, as peças do quebra-cabeça se montaram e pude reviver muitas emoções que tive quando criança.

Por exemplo, eu não lembrava que Biker Mice from Mars possui três modos distinto de jogo. São eles o modo de treino, o de batalha – onde os jogadores participam de intensas disputas semelhante ao formato de Mario Kart (só que sem os balões), usando todo o arsenal disponível para aniquilar os inimigos – e o modo principal, aquele que você participa das corridas aumentando o ranking e ganhando dinheiro para adquirir novos equipamentos e turbinar a sua motoca do mal. E cá entre nós, era muito legal detonar os oponentes na corrida.

O título certamente não inova, mas faz muito bem feito o arroz com feijão, o que gera vários momentos de diversão, principalmente se você conseguir reunir alguns amigos para explodir no modo de batalha.

large_001 large_008 large_007

Cenários, trilha sonora, e controles malucos

Quem assistiu Esquadrão Marte lembra que o desenho fala sobre camundongos que vieram de Marte e, consequentemente, a ambientação da história se passava em cenários cibernéticos e futuristas. No game de SNES não é diferente, e apesar dos gráficos não serem os de ponta da época, davam para o gasto, principalmente pela harmonia incomum que o tema proporciona.

A trilha sonora também não foge desse padrão, misturando rocks psicodélicos com batidas eletrônicas. Bem incomum, mas se encaixa muito bem no tema. Mas admito que após poucas horas de jogo todas as músicas se tornam bem parecidas, enjoando um pouquinho.

Junto com essa combinação louca, vêm os controles levemente absurdos. Após pegar o jeito fica tudo bem, mas até lá é difícil entender que, independente da posição da sua moto no cenário, os botões do controle vão sempre para o mesmo lado.

Nem tudo é perfeito, mas Esquadrão Marte marcou a infância de bastante gente tanto no mundo dos videogames como na televisão. Um título de corrida para o SNES bem divertido, e aquilo que falta em questão de inovação, certamente é compensado em questão de charme e personalidade únicos. Sem esquecer do “Let’s Rock & Ride” presos na sua mente para sempre.

large_006 large_002 large_004


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.