Imediatamente após o desastre, várias produtoras anunciaram doações para as vítimas e a reconstrução das áreas atingidas. A Tecmo Koei, anunciou uma doação de 10 milhões de iens para a Cruz Vermelha japonesa. Logo após, Sega Sammy (200 milhões), Yon-sama (73 milhões), Namco Bandai (100 milhões), 5PB e Sony (300 milhões) também anunciaram doações.
A Nintendo publicou uma nota oficial em seu site onde demonstra preocupação com as vítimas e os efeitos do terremoto. A gigante japonesa anunciou uma doação no valor de 300 milhões de ienes para as vítimas.
Além das ajudas humanitárias, algumas produtoras já realizaram anúncios relacionados a suas estratégias de lançamento. A primeira atitude mais ostensiva vem da Irem, que revelou o cancelamento de seu game para PlayStation 3, Disaster Report 4. Tendo como temática justamente catástrofes naturais, a produtora achou por bem não realizar o lançamento nesse momento, em respeito a dor das vítimas. Outro game super esperado a ser adiado é Yakuza of the End, que teve sua data alterada de 17 de março para TBA.
Square Enix e Konami também anunciaram cortes. Ambas as produtoras desligaram os servidores de seus principais games online (Final Fantasy XI/ XIV e Metal Gear Online, respectivamente) como exemplo de redução do gasto de energia, um dos desafios da população japonesa nesse momento.
Uma série de eventos que aconteceriam nos próximos dias também foram cancelados. A lista é grande, como você pode visualizar abaixo:
- Evento de Yakuza of the End em Hiroshima e Osaka (12/3, 13/3) - Nota
- Dragon Ball Zenkai Battle Royal (12/3, 13/3) - Site
- eb! Festa 2011 (12/3, 13/3) - Nota
- Evento de BlazBlue: Continuum Shift II em Osaka (12/3) -Nota
- Evento de Gundam the 3D Demo (13/3) - Nota
- Evento de Dead or Alive: Dimensions (13/3)
- Monster Hunter Festa 2011 em Fukuoka (13/3) - Site
- Evento de Valkyria Chronicles 3 (13/3) - Site
- Evento para garotas de BlazBlue: Continuum Shift II (13/3) -Nota
O Nintendo Blast deseja a todos os japoneses muita força nesse momento difícil e espera, sinceramente, que esse povo nos mostre mais uma vez o poder de superação que sempre foi inspiração para todo o mundo.
Via: Andriasang