Não é preciso dizer o quanto ficamos empolgados com o anúncio oficial - e, especialmente, com a divulgação das primeiras imagens e detalhes - de um novo título da série Super Mario principal a dar as caras no Nintendo 3DS. Em frente ao logotipo provisório do misterioso Super Mario em 3D, Satoru Iwata, presidente da Nintendo original e responsável pela revelação do jogo na Game Developers Conference de 2011, nos convidou a analisar a sombra que assemelha-se a um tipo de cauda de animal felpudo - logo antes de fechar o bico e prometer mais detalhes sobre o mistério em junho, na E3 2011. Todos os fãs de Mario já fizeram a analogia: o Raccoon ou Tanooki Mario, de Super Mario Bros. 3, poderá marcar um triunfante retorno que nos arremeterá às primeiras eras dos video games.
Que tal refrescar a memória com alguns fatos interessantes sobre o famigerado Mario Guaxinim?
Para tomar essa forma, Mario precisa adquirir uma Super Folha (Super Leaf); quando estiver nesta forma, o encanador mostra a habilidade de flutuar levemente pelo ar ao executar uma queda, usando seu rabo. Com a cauda listrada, Mario também pode atacar inimigos e voar se adquirir o nível necessário de velocidade e impulso. Poucos sabem, mas o Raccoon Mario estava nos planos para Super Mario World, sendo retirado do produto final e tornando-se um elemento beta nos tempos posteriores. Os motivos da aposentadoria? A Super Capa, que permitia que Mario não só alcançasse os limites do céu - como também pudesse permanecer nele se o jogador tiver a habilidade ("habilidade", aqui, se resume a pressionar o botão inverso à direção do voo do bigodudo, no tempo certo). Nos desenhos animados The Adventures of Super Mario Bros. 3, Mario não é o único personagem capaz de usar e abusar dos poderes do inventivo guaxinim: a Princesa Toadstool pode se transformar em Raccoon Toadstool quando cai dentro nas aventuras dos Irmãos Mario. Isso também se aplica ao Toad, Luigi e até mesmo ao próprio Rei Koopa - que, no episódio "Super Koopa", usa tanto de suas habilidades de voo quanto da força de seu rabo para derrubar um helicóptero. Bowser foi o único a desprezar a Super Folha, visto que seus poderes eram dados por uma brilhante criação de seu filho, Ludwig von Koopa (ou Cooky, nos desenhos): o Super Pendant, que replicava os poderes dos Power-Ups da série Mario.
E, porque não dizer, também tínhamos em Super Mario Bros. 3 um conceito que, para a alegria de uma legião de fãs, retornou em New Super Mario Bros. Wii de forma bem sucedida: as fantasias de animais. O Tanooki Suit é um item raro encontrado em "Mario 3" e em seus remakes subsequentes. Além de executar todas as habilidades do Racoon Mario, Mario consegue um traje mais do que fofo e ainda ganha o dom de se transformar numa estátua de pedra - assim que o jogador pressionar os botões "B" e direcional inferior ao mesmo tempo. Os Tanookis não são guaxinins normais: eles foram batizados em homenagem aos tanukis, criaturas japonesas que, de acordo com a mitologia nipônica, usam folhas para mudar de forma e provocar o caos.
Resumindo, guaxinins do Mundo Real teriam uma baita inveja.
skip to main |
skip to sidebar
Mario Bits: Guaxinins e Tanookis
Por
Eduardo Jardim
em 03/03/2011
Não é preciso dizer o quanto ficamos empolgados com o anúncio oficial - e, especialmente, com a divulgação das primeiras imagens e detalhes ... (por Eduardo Jardim em 03/03/2011, via Nintendo Blast)
Eduardo Jardim
Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Natural de São Paulo (SP), Eduardo "Pengor" Jardim é um criador de conteúdo, ilustrador e imaginauta. Criou o Reino do Cogumelo em 2007 e desde então administra e atualiza seu conteúdo, conquistando dois prêmios Top Blog e passagens pela saudosa Nintendo World.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.