Discussão: Só queremos mais do mesmo?

em 16/03/2011

Você que acompanhou aqui no Nintendo Blast toda a cobertura do GDC 2011 deve ter notado que houveram apenas dois games realmente citados na ... (por Anônimo em 16/03/2011, via Nintendo Blast)

characters8Você que acompanhou aqui no Nintendo Blast toda a cobertura do GDC 2011 deve ter notado que houveram apenas dois games realmente citados na palestra da Big N: The Legend Of Zelda: Skyward Sword e Super Mario 3DS. O novo trailer da nova aventura de Link foi bastante empolgante e o anúncio oficial de que um game do bigodudo está sendo feito para o novo portátil foi bem bacana.

Mas algo me incomodou.

Enquanto acompanhava o trabalho de meus colegas do Blast, eu prestava atenção nos comentários de nossos amigos leitores. Já era esperado um novo trailer de Skyward Sword, mas notei que a maioria dos comentários eram em relação a anúncios de novos games. Todos queriam um novo Mario, um novo Star Fox, algo sobre o novo Pokémon, talvez um novo Metroid. E foi aí que percebi um problema que está em quase todos os nintendistas e jogadores em geral… Só queremos mais do mesmo.
mario640
Ok, talvez a palavra “problema” tenha sido mal colocada por minha pessoa. Não é um problema os jogadores amarem tanto aquela ou essa franquia, mas talvez seja um “problema”, por assim dizer, que quase sempre SÓ pedimos por esses mesmos games. Quando o 3DS foi anunciado, só se ouvia os jogadores e a própria imprensa falando dos possíveis games de franquias famosas da Big N que podiam aparecer no console. Outro bom exemplo é que em toda E3, os fãs ficam aclamando por novos games de Link, Mario, Donkey Kong, Fox, Samus etc. Assim que The Legend Of Zelda: Twilight Princess saiu para o Wii, os jogadores já começaram a pedir por um “Zelda de verdade” para o console branquinho.

zelda-skyward-sword-release-date-is-2011-artwork
Por um lado, isso é ótimo para a Nintendo, pois mostra que o trabalho dela por todos esses anos foi muito bem feito, mas por outro lado, isso mostra uma certa estagnação de ideias e/ou obrigações. A Big N nos trouxe, nos últimos anos, novas franquias como Pikmin, o revival de Fire Emblem, Professor Layton, Rhythm Heaven, entre outros. Mas mesmo assim, esses games acabam – por melhores que sejam – se tornando apenas games coadjuvantes na atual história da empresa. Isso também pode ser observado nas outras duas grandes fabricantes de consoles, onde certos layton_us_boxart_img_lggames acabaram se tornando um ponto demasiadamente relevante para elas e para os jogadores. Por causa dessas “exigências” dos jogadores e das “obrigações” das empresas é que games fracos como Mario Sports Mix são lançados. Isso é prejudicial para a indústria, pois apenas para cumprir os pedidos, games são lançados sem muito preparo ou estudo.

Eu sempre tento conhecer os novos games da Nintendo. Foi assim que me apaixonei por Pikmin, Chibi Robot e Professor Layton, além disso, me surpreendi de uma forma boa quando fui conhecer Phoenix Wright da Capcom e Ghost Trick da mesma empresa. Dar chances a novas franquias é tão importante quanto continuar apoiando as já bem sucedidas. Dessa forma, daremos ainda mais motivos para as empresas se reinventarem e nos trazerem novidades de verdade.

boxart_us_chibi-roboContinue pedindo mais games de séries que já conhece, mas não vire o nariz para novidades. Jogando tudo o que puder aumentará seu senso crítico, seu nível de exigência ficará cada vez maior, e assim um simples anúncio de um novo game do Mario (convenhamos, não foi nenhuma surpresa) o fará dizer: “Com certeza será um grande game, mas ainda quero o tal do Pikmin 3 ou uma nova franquia de verdade”.

Pense assim: A Nintendo pode e deve nos trazer novidades, pois somos seus maiores e mais apaixonados clientes, e nós devemos nos empolgar e exigir novidades de verdade.

Assim todo mundo sai ganhando!

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.