Yoshio Sakamoto trabalha como game designer na Nintendo desde 1982, é co- criador da série Metroid e produtor da série Wario Ware. No entanto, seu nome e trabalho são pouco conhecidos e reconhecidos, só tendo estado realmente sob os holofotes a partir do anúncio de Metroid: Other M, para Wii. Vamos conhecer um pouco mais da trajetória desse Developer que acompanha a Big N quase há tanto tempo quanto seu ex-mentor, Shigeru Miyamoto.
Desde a época 8-bits
Sakamoto foi contratado pela Nintendo logo após se formar em Artes, época em que a companhia buscava novos talentos para expandir sua divisão de games. Seus primeiros trabalhos envolveram a criação de pixel art (ou seja, os gráficos) para jogos do Game & Watch, entre eles Donkey Kong. Yoshio conta que os barris e guindastes dessa versão foram feitos por ele.
Depois, Sakamoto foi recrutado por Shigeru Miyamoto em pessoa, com quem acabou desenvolvendo uma grande amizade ao longo dos anos, para trabalhar no arcade Donkey Kong Jr, o que foi na época um grande salto em sua carreira como Game Designer. Yoshio Sakamoto relembra as palavras de seu então chefe Gunpei Yokoi: “Se você pode fazer pixel art, você pode criar um jogo”. Assim, Yokoi colocou Sakamoto para desenvolver games para o recém nascido Famicom, o nosso Nintendinho.
Metroid, o queridinho
O trabalho mais expressivo de Yoshio Sakamoto, obviamente, é com a série Metroid. Ele é co-criador da série e trabalhou como diretor, desenvolvedor de cenários e escritor de roteiro em vários dos títulos da franquia. Super Metroid, para Super Nintendo, é considerado por muitos como sua obra prima.
Diz-se que Sakamoto tem uma certa inveja da sub-série Metroid Prime, desenvolvida pela Retro Studios a pedido da própria Nintendo. O “pai” de Metroid não esteve diretamente envolvido no processo de criação dessa trilogia de enorme sucesso, daí sua suposta rixa com a Retro Studios. Esse seria também o motivo para a mais nova entrada na série, Metroid: Other M, não ter sido desenvolvida em parceria com a Retro Studios, como teria parecido “natural”. Em vez disso, foi escolhido o Team Ninja, responsável por Ninja Gaiden.
Yoshio Sakamoto ficou muito satisfeito com o resultado final de Metroid: Other M, sentindo que foi uma expansão bem vinda no universo de Metroid em termos de detalhamento da história da série e da vida da antes enigmática personagem Samus. Ele acredita também que Other M é um ótimo ponto de partida para aqueles que não estão familiarizados com os outros jogos da série Metroid, além de ser um merecido retorno às origens 2D da franquia. O criador de Samus gostou tanto do rumo que o jogo tomou que chegou a chorar ao assistir pela primeira vez uma cena particularmente emocionante da história.
A característica mais marcante de Sakamoto, esse gênio semi-ofuscado da Nintendo, é seu desejo de continuamente criar produtos e experiências os mais inovadores possíveis e sempre buscar testar e ultrapassar seus próprios limites como designer de games, desafiando a si próprio em cada nova proposta. Quanto a Shigeru Miyamoto, Yoshio diz que seu objetivo não é competir com o eterno mestre e sim diferenciar suas idéias ao máximo das dele, pensando em coisas que Miyamoto nunca pensaria.
Lista de jogos em que Yoshio Sakamoto é creditado
- Game & Watch Donkey Kong (1982) – Arte (barris, guindastes)
- Donkey Kong Jr. (1982) - Arte
- Wrecking Crew (1985) - Designer
- Balloon Fight (1985) - Diretor
- Gumshoe (1986) - Designer
- Metroid (1986) - Diretor
- Kid Icarus (1986) - Game Design
- Ginga no Sannin (1986) - Diretor
- Famicom Tantei Club (1988) - Director, Escritor
- Balloon Kid (1990) - Diretor
- X (1992) - Diretor
- Kaeru no tame ni Kane wa Naru (1992) – Escritor
- Hello Kitty World (1992) – Agradecimento Especial
- Super Metroid (1994) - Diretor
- Teleroboxer (1995) - Diretor
- Galactic Pinball (1995) – Agradecimento Especial
- Game & Watch Gallery (1997) - Consultor
- Famicom Tantei Club Part II: Ushiro ni Tatsu Shoujo (1998) – Diretor, Escritor
- Trade & Battle: Card Hero (2000) - Diretor
- Wario Land 4 (2001) – Supervisor
- Super Smash Bros.: Melee (2001)
- Metroid Fusion (2002) – Diretor Chefe
- Metroid Prime (2002)- Agradecimento Especial (Consultor de Conteúdo)
- Wario World (2003) - Consultor
- WarioWare, Inc.: Mega Party Game$! (2003) - Supervisor
- WarioWare: Touched! (2004) - Produtor
- Metroid: Zero Mission (2004) – Diretor Chefe
- Metroid Prime 2: Echoes (2004)- Agradecimento Especial (Consultor de Conteúdo)
- Metroid Prime Pinball (2005) - Agradecimento Especial
- WarioWare: Smooth Moves (2006) - Produtor
- Rhythm Heaven (2006) - Produtor
- Picross DS (2007) – Localização e Supervisão de Testes
- Metroid Prime 3: Corruption (2007) - Agradecimento Especial (Consultor de Conteúdo)
- Super Smash Bros.: Brawl (2008)
- WarioWare D.I.Y. (2008)
- Metroid: Other M (2010) - Diretor