Início da década de 1990, a TV Manchete chamava atenção por sua programação diferenciada nos fins de tarde e início de noite. Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon e Super Campeões eram alguns dos animes de sucesso na época. Black Kamen Rider, Changeman, Jaspion e Jiraya eram alguns dos inúmeros seriados japoneses que encantavam a molecada que hoje tem mais de 22 anos. Mas, entre todas essas atrações, uma chamava atenção dos jovens sonhadores daquela época: o Supercatch!
Me recordo de voltar do colégio e todas as tardes ligar a televisão para acompanhar o programa com a narração dos saudosos Carlos Valadares e Bob Léo. As lutas eram um show a parte e duvido muito que alguém que tenha mais de 22 anos e esteja lendo esse post não lembre delas. Foi a época de ouro das lutas-livres encenadas aqui no Brasil.
Costumava acreditar que todas essas lutas eram reais – tais quais as de boxe, por exemplo. A quantidade de jogos com o selo da WWF também alimentava a minha imaginação infantil. Como gostava muito do que assistia na televisão, comecei a dar uma chance aos jogos do estilo também. As primeiras experiências não foram boas – os jogos, em geral, eram muito ruins e não agradavam – até que um dia resolvi alugar o cartucho do WWF Wrestlemania: The Arcade Game.
“Wrestlemania” se destacava em todos os aspectos de todos os outros jogos que levavam o selo da WWF. Ao contrário dos outros jogos que tentavam modelar os lutadores e obtinham algo parecido com bonecos de massa, em “Wrestlemania” a Midway fez um excelente trabalho, semelhante ao realizado em Mortal Kombat, digitalizando os lutadores. Até o plateia recebeu atenção especial para a época e também foram digitalizada, mas com menos detalhes, claro.
As semelhanças com Mortal Kombat não ficam só na digitalização dos lutadores. Num golpe certeiro, a Midway optou por um jogo mais rápido e com personagens mais “leves”. Isso fez com que as lutas ficassem muito mais atraentes, mais divertidas e menos maçantes. Ao contrário dos seus primos, “Wrestlemania” dividia as lutas em rounds, finalizados quando um dos lutadores tivesse sua barra vital esvaziada ou o tempo chegasse ao fim.
Outra coisa que chama atenção no jogo é sua jogabilidade arcade, tal qual é apontada no título. Percebendo que nenhum outro jogo realmente fez sucesso em tentar simular o que já é simulado por natureza, a Midway encaixou mais um golpe certeiro em adicionar elementos absurdos às lutas. Cada lutador tem um objeto que pode utilizar para bater no oponente, pode soltar poderes especiais e realizar combos insanos que deixam qualquer um de queixo caído.
O jogo oferece modos de jogo tanto para quem for jogar sozinho, quanto para quem for jogar com um amigo. No multiplayer dá para enfrentar o seu amigo no mano a mano ou então tentar vencer todos os lutadores do jogo numa competição 2 contra 2. O modo single player apresenta dois modos de jogo: o Intercontinental Championship e WWF Championship. No primeiro modo o jogador deve enfrenta quatro lutas mano a mano, duas 2 contra 1 e uma 3 contra 1 para se consagrar campeão intercontinental. No segundo modo as coisas são um pouco mais difíceis e o jogador deverá enfrentar quatro lutas 2 contra 1, duas 3 contra 1 e a luta final, chamada “Wrestlemania Challenge”, na qual o jogador deve derrotar todos os lutadores do jogo começando numa luta 2 contra 1 e a medida que um lutador é derrotado, outro entra no ringue.
Falando em lutadores, o “Wrestlemania” original para arcades contava com 8 lutadores: Bam Bam Bigelow, Bret “The Hit Man” Heart, Doink the Clown, Lex Luger, Razor Ramon, Shawn “The Heartbreaker Kid” Michaels, The Undertaker e Yokozuna – todos eles muito famosos na época, e alguns até hoje! Na versão do Super Nintendo, porém, Bam Bam Bigelow e Yokozuna foram retirados. Não só isso, mas alguns outros recursos foram simplesmente capados por questões de espaço no cartucho e performance no console da Big N.
Os comentários inflamados de Vince McMahon e Jerry Lawler também sofreram cortes e foram reduzidos pela metade – sem contar que perderam um pouco a qualidade. Alguns recursos gráficos, como placas animadas que aparecem no meio da luta na versão original, e animações quando se finaliza o jogo também foram omitidas. Tanta economia, no entanto, não foi suficiente para evitar que em certos momentos das lutas 1 contra 3 o jogo apresente lentidão.
Curiosamente WWF Wrestlemania: The Arcade Game foi lançado em 1995, uma época em que a WWF passava por dificuldades financeiras, sofria com escândalos de abusos sexuais e uso de substâncias ilícitas por seus lutadores que, por sua vez, tiveram seus salários cortados em 40%. Justamente nessa época a WWF ganhava cada vez mais popularidade em território nacional com as transmissões do Telecatch pela Manchete e “Wrestlemania” foi um dos melhores, se não o melhor, jogo de luta-livre “marmelada” lançado até hoje.
Nada parecido com os jogos lançados até aquela época, e muito menos com os que são lançados hoje, “Wrestlemania” é um jogo diferente de todos que levam a luta-livre “marmelada” aos videogames. Com gráficos bem trabalhados e estilo de jogo arcade muitíssimo bem adaptado a esse tipo de luta, “Wrestlemania” vale tanto para fãs desse esporte, quanto para apreciadores de um bom jogo antigo e também para os nostálgicos fãs das tardes de Supercatch.