Quanta diferença!
A maior inovação das batalhas de Black & White é, sem dúvida, visual. Cansada das batalhas sem vida das versões anteriores, a Game Freak realizou uma série de alterações estéticas no campo de batalha. Se antes os Pokémon permaneciam estáticos durante as batalhas, agora eles ganharam movimento, adicionando mais vida ao esquema visto outrora.
Além disso, o game faz uso de zoons para focalizar momentos chave dos confrontos, dando um dinamismo muito maior para as disputas. Aliás, é interessante perceber que as batalhas se tornaram muito mais rápidas, sem aquela enrolação de outros tempos. Isso por si só já é algo louvável.
As batalhas triplas
Se a novidade mais aparente das batalhas de Black & White é estética, algumas diferenciações acabam passando despercebidas. Uma dessas novidades é a batalha tripla, disputada (obviamente) em um esquema de três contra três. Quem imagina que o esquema aqui é apenas o mesmo das batalhas duplas está muito enganado.
Pensando num maior dinamismo e exigindo do jogador mais perícia e estratégia, as batalhas triplas acabam se tornando um frescor de novidade em um sistema de batalha que carece de liberdade.
A primeira grande mudança que essa novidade traz é que ninguém pode sair atacando o oponente que quiser. Na imagem ao lado, o jogador escolheu o Pokémon do canto esquerdo para utilizar um ataque normal contra seus oponentes. Você pode observar, destacado em verde, quais Pokémon ele pode atacar. Sentiu o drama?
Na imagem ao lado, outra especificidade desse sistema. O Pokémon no centro (selecionado pelo jogador) pode atacar qualquer um no campo de batalha, enquanto aqueles que estão na lateral só podem atacar o Pokémon que está em sua frente ou adjacente a ele. No esquema, Munna só pode atacar Axew e Oshawott, por exemplo. Da mesma forma que o Pokémon no centro ataca todos os oponentes, ele também pode ser atacado por todos.
Se você começou a batalha com um posicionamento errado e acha que vai pagar caro por isso, não se preocupe. O sistema te oferece a ferramenta Shift, que permite que o jogador altere o posicionamento dos monstrinhos no campo de batalha. Esse esquema será essencial para quem quiser obter sucesso nesse sistema, já que algumas vezes as trocas serão inevitáveis. Já pensou movimentar aquele monstrinho que não pode tomar um ataque super efetivo? Pois é, pensamos também.
Para que o sistema se torne ainda mais complexo, a Nintendo criou Abilities que alteram a lógica das batalhas. Uma delas é a Telepathy, que antecipa ações. Alguns novos moves também realizam alterações parecidas. Tudo para tornar o esquema ainda mais passível de surpresas, exigindo uma grande capacidade para elaborar uma estratégia confiável.
As Rotation Battles
Além das batalhas triplas, Pokémon Black & White ainda oferece as Rotation Battles. Nesses momentos específicos, os jogadores devem escolher três Pokémon cada, mas apenas um deles atacará por turno. Para compensar, é possível trocar de monstrinho sem perder o turno – ou seja, dá pra trocar e atacar de uma vez só! Isso abre uma gama de possibilidades, já que ambos jogadores tem essa opção, tornando as batalhas muito mais imprevisíveis
Ao lado você pode observar o jogador escolhendo o golpe que será desferido no turno. Na lateral, há a opção para trocar o Pokémon (num esquema de rotação, por isso o nome Rotation) – e consequentemente os ataques. Além de deixar as batalhas com um ritmo mais acelerado, o esquema faz com que o jogador procure sempre usar ataques que possam ter efeito positivo contra qualquer Pokémon que o oponente colocar no campo de batalha.
Confira abaixo a batalha em vídeo para que você possa entender melhor como ela funciona:
Com batalhas muito mais dinâmicas, Pokémon Black & White prova que vai ter uma gama de novidades (e possibilidades) além de qualquer outro game dos monstrinhos.Em breve, você confere mais novidades sobre B&W aqui no Nintendo Blast. Não perca!