Plug and Blast é a nova coluna do Nintendo Blast dedicada aos acessórios e periféricos dos consoles da Nintendo. Começaremos falando sobre a Super Scope, a bazuca lançada em 1992 para ser utilizada em certos jogos de tiro do SNES. Existem vários jogos de tiro no SNES. Porém só os gamers mais sortudos ou mais fanáticos já tiveram a oportunidade de jogar algum game de tiro com a Super Scope.
Nintendo Super Scope
Foi lançada pela Nintendo em 1992 nos mercados europeu e norte-americano, com uma edição limitada no Japão, devido à falta de procura dos consumidores. É uma arma sem fio e usa um receptor infravermelho, que é plugado diretamente no console. Confira o comercial de lançamento nos Estados Unidos:
O kit da Super Scope era composto pela bazuca, uma mira para ser acoplada, o cartucho do game Super Scope 6 e um receptor infravermelho que deveria ser colocado na entrada do 2º controle, e mantido em cima da TV ou, no máximo, a 10 cm de distância dela.
A bazuca apresenta alguns botões na sua parte superior (como pode ser visto na imagem ao lado):
- FIRE (para atirar)
- PAUSE (para pausar)
- TURBO (para alguns jogos mais ágeis)
A bazuca é sem fios e alimentada por 6 pilhas AA, que por durarem pouco, foi um dos motivos que levou a Super Scope ao fracasso. Seu design foi projetado para se acomodar em qualquer jogador, razão pela qual o componente da mira é distinto e acoplável à bazuca em ambos os lados. Se você é destro, a mira é anexada aos dois clipes esquerdos na metade da frente da luneta de modo que seu olho direito possa olhar através dela, com a mão esquerda segurando a alça da frente e a mão direita sobre os botões superiores, e vice-versa. Ao lado você pode conferir o modo que o manual recomenda que se segure a bazuca.
Com o receptor infravermelho conectado ao SNES bem como com todo o preparo com as mãos e braços, é hora de jogar! Todos os jogos apresentam uma tela para configurar a mira e evitar problemas ao longo do jogo.
Tela de configuração de mira do jogo Yoshi’s Safari.
Você deve se posicionar a 3 metros de distância da TV e levar sua mira ao centro do alvo. Após acertar a estabilidade, sua Super Scope estará posicionada e você estará pronto para começar a atirar! Só vale lembrar que a bazuca pode não funcionar muito bem em ambientes com luz fluorescente e há uma recomendação no manual de não utilizá-la por mais de 10 minutos, ok? Agora sim, você pode se divertir!
O fracasso...
Embora tenha sido uma ideia muito boa, a Nintendo não obteve o sucesso esperado. Visto que apenas 11 jogos dentre todos que a Nintendo lançou para o SNES eram compatíveis com a Super Scope.
- Battle Clash
- Bazooka Blitzkrieg
- The Hunt for Red October (usada somente em algumas fases bônus)
- Lamborghini American Challenge (utilizando a Super Scope um modo de jogo diferente do original fica disponível)
- Metal Combat: Falcon's Revenge
- Operation Thunderbolt
- Super Scope 6 (jogo que acompanhava a Super Scope)
- T2: The Arcade Game
- Tin Star
- X-Zone
- Yoshi's Safari
Se você já teve a experiência de jogar algum jogo com essa bazuca, deixe nos comentários um pouco da nostalgia de como era usar a Super Scope!