Você provavelmente deve ter visto esse robozinho como um personagem secreto em Mario Kart DS ou Super Smash Bros. Brawl, mas sabe sobre suas origens? R.O.B. (Robotic Operating Buddy), algo como Amigo Operacional Robô, foi um acessório lançado pela Nintendo em 1985 para o NES. Ele foi lançado com a intenção de ser algo inovador para o NES, um amigo jogador em forma de robô, mas se mostrou uma belo tiro na água. Mas mesmo assim, é um acessório diferente e curioso. Quer saber por quê?
Um amigo robô
R.O.B. tem 24cm de altura e foi lançado com o intuito de ser um jogador ajudante. Ele funcionava por meio de flashes de luz emitidos pelo jogo por meio da televisão que atingiam os olhos do robô. Os flashes eram lidos pelos fotossensores e convertidos em comandos para R.O.B. O kit com R.O.B. ainda vinha com a NES Zapper, a pistola para jogos de tiro do NES. Ele também necessita de 4 pilhas AA para funcionar.
Na versão para Famicom, R.O.B. apresentava uma coloração branca e laranja. A Nintendo queria levar seus gamers a uma era futurística, mas não foi bem assim. Por mais que R.O.B. fosse algo inovador, ele funcionava com apenas 2 jogos e era meio lento e muito barulhento, atrapalhando a diversão. Sem dizer que cada jogo ainda precisava de acessórios próprios para R.O.B. poder jogar. Além disso, R.O.B. vinha no pacote de luxo do NES, o mais caro, chegando a US$250,00. O pacote continha dois controles, a Zapper, o robô R.O.B. e três cartuchos: Gyromite (compatível com R.O.B), Super Mario Bros. e Duck Hunt (compatível com a Zapper).
Gyromite
Gyromite é um jogo de plataforma onde você poderia utilizar R.O.B. Eu disse “poderia” pois R.O.B. ficava incumbido de acionar os botões A ou B para liberar a passagem no jogo para você passar ou ajudar com os inimigos, mas R.O.B. é tão lento que muitas vezes era mais fácil você mesmo acionar os botões do outro controle. Ah, sim, o jogo possui tempo! Os flashes vindos da TV acionavam o robô que levava uma espécie de pião para os botões azul ou vermelho (A e B do NES) para acionar os pilares das fases.
Stack-Up
Stack-Up era o outro jogo compatível com o robozinho, vinha com 5 bandejas para encaixar em R.O.B. e 5 blocos coloridos. Era um quebra-cabeças onde você dava comandos para R.O.B. levar os blocos para outros lugares conforme o solicitado em cada fase. Você comanda o Professor Hector e os flashes da TV acionam o robô. Há um jogo de memória onde você deve repetir os comandos e outro modo de jogo onde você deve criar o bloco mostrado na tela (este com inimigos, um faz você perder uma vida, outro dá comandos errados para R.O.B.). Como você pode ver no vídeo, não é nada divertido…
Parecia uma boa ideia
Agora você já sabe os motivos pelos quais R.O.B. não vingou. Pode ter sido uma ideia boa, mas o robozinho só serviu mesmo para hoje ser item de colecionador. Barulhento e lento, este é só para quem é fã mesmo! R.O.B. fez papel de figurante em jogos como Kirby's Dream Land 3, WarioWare, Star Fox 64, F-Zero, StarTropics, e é encontrado como um tesouro em Pikmin 2. Hoje, R.O.B. faz aparições em grandes jogos da Nintendo como Mario Kart DS e Super Smash Bros. Brawl como personagem secreto jogável. Já o viu por aí?