Salvar donzelas em perigo é uma fórmula que sempre funciona no mundo dos games. De tão usada, a Hudson fez um jogo de plataforma side-scrolling em 1990 inspirado neste tipo de história. Adventure Island II é o segundo desta mesma série. Ela conta a história de Master Higgins, salvando sua namorada Tina de monstros que tomaram as ilhas próximas. Dentre diversos níveis, power-ups e fases secundárias não lineares, o game chama a atenção no Nintendinho e porfólio desta empresa. Pegue a sua jangada e vamos viajar por estas ilhas maravilhosas.
Uma aventura bem difícil para salvar sua namorada
Após receber a missão de salvar Tina, Higgins começa a procurá-la em sua jangada pelas ilhas das redondezas. Basicamente, os comandos são pulo e, caso tenha algum item especial, ataque. Ao chegar em cada ilha, elas são compostas de diversas fases, de forma que o trajeto que nosso herói fará é aleatório. Esta não-linearidade dos níveis de cada mundo, eu acho uma sacada muito legal da Hudson. Sempre ao entrar em cada fase, você tem acesso ao seu inventário de power-ups. Nele, pode-se realizar trocas de itens ou guardar algum para um nível seguinte. Isto é muito útil, pois muitas vezes se consegue algum item igual e, logo, pode-se guardar no inventário para uso futuro.
Quando inicia a fase, seu objetivo em todas elas é chegar ao final da mesma. Porém precisa ser rápido, visto que existe uma barra de energia que vai diminuindo ao longo do tempo. Para mantê-la sempre acima de zero, é necessário coletar comidas pelo caminho. Cada uma contribui com uma pontuação e energia diferente. Caso contrário, você perde uma vida e recomeça tudo novamente. Achei um desafio interessante para o jogo. Inclusive percebam o reaproveitamento do painel de energia e pontos (HUD), o mesmo utilizado em Mickey Mousecapade. Viu só como agilizar o desenvolvimento…
Também existe controle de pontuações por inimigos abatidos e comidas que coleta, gerando vidas ao jogador a cada certa contagem. Ao final de cada fase, o jogador vai ao bônus. Nele haverá vários ovos, onde cada um guarda um valor de pontuação e somente um deles uma vida. Eu sempre me dou mal na escolha, mas tudo bem.
Um detalhe importante: a vida de Higgins é um golpe de um inimigo e tchau. Perdeu uma vida. A não ser que você tenha dinossauros ou skate. Assim você terá mais uma chance. Se perder todas as vidas, pode continuar o jogo do mundo onde morreu. Só que prepara-se para passar todas as fases desta ilha novamente.
Artefatos, dinossauros e itens bem escondidos mesmo
Para ajudar o nosso amigo do boné branco, ele conta com alguns artefatos dentro de ovos de dinossauro. O mais básico do jogo é a machadinha para atacar os inimigos. Caso encontre mais um ovo com este artefato, ele vira um skate que te dá mais velocidade. Ele pode ser bom em algumas fases e uma maldição em outras. Cuidado! Use com sabedoria, visto que ele pode te jogar no primeiro buraco que tiver. Se tiver sorte de chegar com ele até o final do nível, ganha pontos extras.
Todavia os itens mais interessantes de Adventure Island II são os dinossauros. Cada um deles têm uma habilidade em específico e, quando chegam em um chefão de fase, eles ajudam e agem sem o Higgins estar montado neles. São os seguintes dinossauros:
- Espada: solta bolas de fogo, além de poder nadar sob a lava. Nos chefões, usa o seu ataque ao mesmo tempo que as machadinhas de Higgins;
- Copas: lança ataques com o rabo e se dá bem em áreas gélidas. Segue o mesmo comportamento do anterior nos chefões;
- Ouro: próprio para usar nas fases de água. No chefão, ele estoura as bolhas que podem trancar nosso herói, este ficando vulnerável a um ataque inimigo;
- Paus: solta pedras pelo ar, podendo também voar. No chefão, lança seu ataque contra ele.
Outra jogada (e que também funciona igual em Mickey Mousecapade) é que existem alguns itens escondidos. Basta dar algum ataque em alguma área que você ouve um barulho diferente. É como se algo invisível estivesse ali. Ao pular na área geradora do fato, aparece um ovo que pode te levar para os seguintes lugares:
- Item novo: Aparece um dinossauro que te dá um item especial (vida ou artefato);
- Bônus no céu: fase especial repleta de comida e artefatos;
- Warp zone: um dinossauro te oferece uma carona para pular para a próxima ilha direto.
Estes recursos com dinossauros e itens secretos é outro ponto que acho muito legal em Adventure Island II. Mas e as fases?
Fases tematizadas e chefões monstruosos
Cada uma das 8 ilhas de Adventure Island II possuem uma temática diferente, desde ambientes mais gélidos, vulcânicos ou um imenso deserto. As fases secundárias de cada ilha seguem a mesma linha.
Conheça cada uma delas em detalhes aqui.
Quando se chega em cada ilha, percebe-se que há um chefão bem à mostra. Aquela será a fase onde o jogador o enfrentará. Você só vai à próxima ilha se vencê-lo. Cada um deles reage de forma diferente e, se você não vencê-lo, ele foge para outra fase. Assim recomeça o trabalho de chegar novamente naquele nível onde o monstro se encontra. É um desafio a mais.
Inclusive veja um jogador enfrentando o último chefão do jogo aqui:
Adventure Island II traz ao NES um mecanismo de jogo bem conhecido para a época. Mas eu gosto particularmente é de algumas pitadas como os power-ups interessantes, coleta de itens para se manter vivo nas fases, além de dinossauros que te ajudam inclusive nos chefões. Dentre as diversas versões deste jogo, considero esta recomendadíssima. As outras caíram em um marasmo muito triste. Esperamos ver um Adventure Island novo e mais interessante como este.