Jogamos

Análise: NyxQuest (WiiWare)

em 09/02/2011

Há muitos games no WiiWare. Poucos são essenciais, alguns são bacanas, e outros são completa e totalmente descartáveis, games que devem ser ... (por Anônimo em 09/02/2011, via Nintendo Blast)

Nyxquest-Kindred-Spirits-Intro-Trailer_2Há muitos games no WiiWare. Poucos são essenciais, alguns são bacanas, e outros são completa e totalmente descartáveis, games que devem ser ignorados. NyxQuest: Kindred Spirits, felizmente, não é nem de longe um game a ser descartado, ele deve ser contemplado por ter conseguido ser um game de nível decente mesmo com o limite infeliz imposto pela Big N, e é por isso que fiz questão de escrever essa análise.

Lançado em Junho de 2009 direto para o serviço de downloads do Nintendo Wii, NyxQuest: Kindred Spirits é um game de plataforma side-scrolling com muitos puzzles e uma história bastante envolvente. O game foi criado pela produtora espanhola Over The Top, e logo chegou ao WiiWare como um dos games que mais chamavam a atenção. Rivalizando com LostWinds e o todo poderoso World of Goo.

Buscando alguém


Você joga como Nyx, uma garota com asas que se tornou amiga de Icarus nas várias viagens dele para o reino dos céus, mas em um certo dia, ele não retorna para rever sua amiga que fica preocupada. Nyx, então, decide procurá-lo na devastada Terra onde residem inúmeros e perigosos inimigos, mas você terá a ajuda dos poderes dos deuses gregos na sua jornada.

screen2-620xLogo de cara, podemos notar a temática do game: amizade e companheirismo. Mesmo que você passe quase que todo o tempo sozinho, a sensação de estar sempre acompanhado é grande. Isso, talvez, por causa da constante necessidade de se usar os poderes que os deuses lhe emprestam, ou talvez por ajudar esses mesmos deuses que lhe agradecem e comprovam a sua necessidade naquele mundo. Há vozes falando com você o tempo todo lhe dando dicas, tudo parece longos sussurros, as frases são curtas e diretas, o que coloca o jogador logo no game, sem longos tutoriais.

Passeando pelas ruínas


nyxquest1A movimentação é dura, isso não é algo necessariamente ruim, pois dá uma sensação de realidade e de impotência. Você quer correr, corre, mas não parece que está fazendo aquela diferença que gostaríamos. A visão do game é sempre lateral, Nyx é quase minúscula na tela fazendo com que todo o ambiente pareça gigantesco. Os inimigos não são apenas criaturas que te atacarão, mas também os inúmeros puzzles que aparecem em cada quadro do game, o fazendo precisar muito raciocinar e manter uma boa coordenação motora.

NyxQuest_screen_01No decorrer do game você ganha poderes dos deuses que devem ser acionados com o Wii Remote. Você poderá mexer na trajetória dos ventos, movimentar pedras, controlar bolas de fogo. Os poderes podem ser usados inúmeras vezes, mas eles possuem um tempo de duração limitado. Há chefes que aparecem de vez em quando para darem aquela demonstração de “fim de fase”. A dificuldade é crescente o que faz cada sucesso ser comemorado. Infelizmente, o game é curto, leva cerca de três horas para ser concluído e, de vez em quando, há uma leve sensação de que o game cai na mesmice, mas com o bom desafio que ele lhe proporciona, essa sensação é logo ignorada.

E o download vai para…


nyxquest-11É bacana darmos chances aos games de WiiWare, é uma pena que há tantos ruins, mas NyxQuest não é um deles. O game não é perfeito, é curto, provavelmente não pega qualquer jogador, mas mesmo assim ele deve ser exaltado pela criatividade e desafio. Sua beleza é única, junte isso a belos e funcionais controles e você terá um grande game.

Em geral NyxQuest: Kindred Spirits faz valer cada um dos 1000 Wii points que você gastou.

NyxQuest: Kindred Spirits – Wii (WiiWare) – Nota Final: 7.5
Gráficos: 7.5 Som: 7.5 Jogabilidade: 8.0 Diversão: 8.0

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.