Discussão: A Nintendo precisa de uma voz?

em 31/01/2011

Dando uma lida nesse artigo na Nintendo Everything , percebi que a Nintendo é uma empresa de protagonistas silenciosos. Exceção da franquia ... (por Alex Sansil em 31/01/2011, via Nintendo Blast)

Fala como meu canhão de plasmaDando uma lida nesse artigo na Nintendo Everything, percebi que a Nintendo é uma empresa de protagonistas silenciosos. Exceção da franquia Star Fox em que a comunicação entre os personagens está presente em toda a dinâmica e carisma que envolve a série.

Esse silêncio começou a mudar quando a mercenária mais fria da Big N começou a falar - e como fala a moça. Diálogos profundos e pensamentos existencialistas sobre sua missão foram um pouco do que Samus tinha a dizer ao jogador. Mostrados em cutscenes que não é possível pular, essa primeira incursão da personagem nesse “mundo falante” agradou a poucos. Ela só queria dizer que não era apenas uma mercenária com um belo corpo, vestindo uma armadura espacial com um canhão de plasma na mão, mas que ela também tinha sentimentos. E se ela tinha sentimentos, ela tinha motivações e são essas motivações que fazem a personagem seguir em frente.

Samus ganhou uma voz em Metroid: Other M, seja ela falando consigo mesma ou com outros personagens, isso foi feito para mostrar o passado da personagem, dar uma história para que possamos entender o que a motiva nessa luta e o que leva uma moça bonita e tão cheia de conteúdo poético a vestir uma armadura e sair por aí como caçadora de recompensas.

Eu concordo com essa mudança. Samus ganhou um passado, motivos que a levaram a ser quem ela é hoje. Eu não quero só texto de fala ou balãozinho flutuante no personagem, eu não quero ter apenas que ler o que ele diz, eu quero ouvir também, eu quero uma voz, uma interação, a emoção do personagem.

Pense na série Metal Gear Solid. Uma coisa é você ler na tela “Snake, what happened? Snaaaaakee?” Outra coisa é ouvir isso.

Entendo que alguns personagens não precisam ter suas motivações, já que são óbvias, explicadas. Mario pode continuar salvando a princesa Peach para comer o seu bolo com seu ligeiro balão de respostas sarcásticas e seus gritos negativos com sotaque italiano e Donkey Kong pode ir atrás de suas bananas (melhor isso que qualquer rap já feito por macacos).

Ocarina-of-Time-Link-and-Zelda-580x464 Eu quero que meus personagens tenham motivações. Eu quero saber o que o Link disse pra Zelda naquele jardim em Ocarina of Time e o que ele fala quando encara Ganondorf. Será que ele pensa “Poxa, você por aqui, de novo?”, ou será que ele tem uma frase dramática, heróica. Afinal de contas, Link é o herói clássico, com escudo, espada e vai à cavalo salvar sua princesa. É possível que ele tenha mais o que falar do que apenas alguns grunhidos. Uma Samus com frases de efeito para entradas dramáticas e saídas explosivas. Interação entre o jogador e o personagem.

O que seria de Snake se não fossem as conversas com o Coronel Roy Campbell sobre filmes clássicos durante sua missão em Shadow Moses? Ou Fox Mccloud sem as piadinhas de Falco Lombardi ou o apoio de Peppy Hare?

Todas essas vozes, essa “falação”, faz com que o jogador participe mais da história, sinta mais as motivações do personagem e o que ele tem realmente a dizer e como dizer.

Será que já não está na hora da Nintendo quebrar o silêncio?
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.