Panel de Pon (mais conhecido aqui no ocidente como Puzzle League) é um tipo de quebra-cabeça com peças que, ao contrário do Tetris, sobem ao invés de descer. Mas o objetivo não é completar uma fileira horizontal como em Tetris, mas sim, ir virando de par em par de peças para obter no mínimo três figuras iguais e assim, marcar pontos. Quantos mais figuras iguais, mais pontos!Não entendeu? Parece complicado, mas não é! E todas as versões apresentam um tutorial ensinando a jogar:
Panel de Pon (SNES)
O primeiro game Panel de Pon saiu para o Super Famicom em 1995 no Japão. Esta versão foi lançada apenas no Oriente, mas foi o primeirão e abriu as portas para os inúmeros jogos estilo Panel de Pon que vieram mais tarde para diferentes consoles da Nintendo.
O jogo possui uma história de fundo. O malvado rei Thanatos lançou um feitiço sobre o mundo das fadas que fez com elas brigassem entre si. Cabe a Lip, a fada das flores, derrotar cada uma de suas amigas para trazer suas personalidades de volta e poder, enfim, enfrentar Thanatos.
No Panel de Pon, o jogador é apresentado a um campo que consiste em uma grade de quadrados. Cada um deles pode ser ocupado por um bloco colorido. Os blocos são empilhados em cima uns dos outros e aumentam de forma constante em direção ao topo do campo do jogo. Novos blocos vão sendo adicionados na parte inferior. O jogador deve arranjar blocos em linhas horizontais ou verticais de três ou mais cores que combinam trocando blocos horizontalmente dois de uma vez. Como linhas correspondentes são formados, os blocos são apuradas a partir da tela e todos os blocos acima delas caem nas lacunas. O jogo termina quando os blocos tocam no topo do campo do jogo. Lendo fica complicado de entender, mas fácil jogando!
Além do modo história, também é possível jogar contra o tempo, bater recordes, eliminar uma quantidade de blocos até uma marca e ainda jogar contra um amigo. Nenhum modo de jogo difere muito na jogabilidade. Mas no modo batalha contra outro jogador e modo história, caso você consiga juntar 4 ou mais peças semelhantes, ou fazer combos, pedras caem no campo adversário e ele precisará fazer pontos para quebrá-las antes que elas atinjam o topo.
Tetris Attack (SNES)
Em 1996 o Ocidente recebeu a sua versão de Panel de Pon intitulada Tetris Attack. Este jogo nada mais é do que o Panel de Pon original porém com os personagens de Super Mario World 2: Yoshi's Island.
A jogabilidade não muda em nada da versão original. E a história também não muda muito. Bowser lançou uma maldição sobre a Ilha dos Yoshi’s e seus amigos. Lutando contra seus amigos, Yoshi libera a maldição e todos vão juntos (você escolhe um) para derrotar Bowser e seus capangas.
Tetris Attack possui chefes mais difíceis que o Panel de Pon original. Por este maior desafio ele foi lançado no Japão com o título Yoshi no Panepon no mesmo ano.
O jogo também apresenta os demais modos do jogo original e as músicas do Panel de Pon original podem ser escutadas no Teste de Som presente no Tetris Attack.
Tetris Attack também teve uma versão para Game Boy no mesmo ano.
Pokémon Puzzle League (N64)
No ano 2000 foi a vez do N64 ganhar uma versão de Panel de Pon. O game intitulado Pokémon Puzzle League, apenas na América e Europa. A jogabilidade e as regras são as mesmas das versões anteriores, porém com os personagens de Pokémon.
A grande novidade desta versão é o modo 3D. Neste modo, o jogo acontece em um cilindro com uma largura de 18 blocos, em comparação com a largura de 6 blocos do campo em 2D.
No modo história desta versão, você deve enfrentar outros treinadores e seus pokémons. No modo Super Hard você enfrenta Mewtwo na grande final.
Pokémon Puzzle Challenge (GBC)
No mesmo ano, 2000, o Game Boy Color recebeu uma versão deste game com o título Pokémon Puzzle Challenge. Esta versão se passa com os Pokémons da geração Gold/Silver.
O modo de jogar também não muda das versões anteriores e era possível jogar em dois jogadores com o uso do cabo-link.
Panel de Pon (GC)
Em 2003 foi a vez do Game Cube ganhar uma versão de Panel de Pon. O jogo apareceu no pack Nintendo Puzzle Collection acompanhado por Dr. Mario e Yoshi’s Cookie. O Pack trazia uma versão reformulada do mesmo Panel de Pon do Famicom, com as mesmas fadinhas e com o modo 3D apresentado em Pokémon Puzzle League e o modo batalha para até 4 jogadores, mas infelizmente este pack foi lançado apenas no Japão.
Puzzle League (GBA)
A versão de Panel de Pon veio para o GBA em 2005 no pack Dr. Mario & Puzzle League. Foi neste game que Panel de Pon ficou conhecido no ocidente como Puzzle League (já que era o segundo game com este título, antes tivemos o Pokémon Puzzle League).
Puzzle League era o mesmo jogo de sempre porém sem os personagens das versões anteriores. Nada de fadas, yoshis ou pokémons! Apresentava todos os modos dos anteriores exceto a versão 3D.
Planet Puzzle League (NDS)
Em 2007 foi a vez do Panel de Pon vir para NDS no game Planet Puzzle League. Este também não apresentava nenhum personagem, porém agora existem novas opções de desenhos na pecinhas. Não apresenta a opção 3D mas é possível jogar utilizando a stylus.
O game é jogado com o DS de lado e você pode tanto controlar pelo cursor do DS quanto pela stylus. O jogo apresenta os mesmo modos que seus antecessores e inclui um modo online.
Em 2009 saiu o Planet Puzzle Express, uma versão mais simples deste game no DSiWare.
Sua vez!
Agora é sua vez de pegar um destes consoles e jogar alguma destas versões de Puzzle League! Afinal tem pra todos os gostos e ainda no Virtual Console do Wii!