Já não é mais novidade que o console PlayStation 3 da Sony foi parcialmente hackeado. Porém, as últimas notícias mostram que as chaves públicas do sistema estão à mercê dos hackers, que finalmente poderão criar seus próprios Custom Firmwares. Para quem não está muito por dentro, os CFs são os responsáveis por permitir a instalação de homebrews (aplicativos caseiros), e isso pode significar facilmente carregar jogos disponibilizados por download de forma ilegal.
O “hacker” KaKaRoTo disponibilizou em seu blog uma série de ferramentas que permitem a criação dos CFs via Linux. No momento não há muito o que pode ser feito com elas, mas este é o primeiro passo para a criação de homebrews que devem variar desde ISO Loaders (responsáveis por rodar jogos “piratas” no console), até emuladores de outros consoles. Afinal, o PlayStation 3 é um console poderosíssimo, portanto é possível esperar emuladores de PS2, N64, GameCube, e por que não Wii?
Pode ser difícil para muitos acreditarem, mas a verdade é que os hackers responsáveis pelos desbloqueios dos consoles não pensam em pirataria. O próprio KaKaRoTo é exemplo disso, como ele diz em seu blog: “…o Custom Firmware servirá somente para instalações futuras de homebrews, e não permitirá pirataria. Pretendo deixá-lo dessa forma.”
Porém sempre há aquelas pessoas que querem ganhar dinheiro com o esforço dos outros, e esse pode ter sido somente mais um passo para a pirataria no PS3.
E como a gente sabe, a pirataria só traz malefícios para a indústria.
Fonte: KaKaRoTo’s Blog