Enquanto Isso: Custom Firmware se torna realidade no PS3

Já não é mais novidade que o console PlayStation 3 da Sony foi parcialmente hackeado . Porém, as últimas notícias mostram que as chaves públ... (por Filipe Gatti em 05/01/2011, via Nintendo Blast)

imagesJá não é mais novidade que o console PlayStation 3 da Sony foi parcialmente hackeado. Porém, as últimas notícias mostram que as chaves públicas do sistema estão à mercê dos hackers, que finalmente poderão criar seus próprios Custom Firmwares. Para quem não está muito por dentro, os CFs são os responsáveis por permitir a instalação de homebrews  (aplicativos caseiros), e isso pode significar facilmente carregar jogos disponibilizados por download de forma ilegal.

O “hacker” KaKaRoTo disponibilizou em seu blog uma série de ferramentas que permitem a criação dos CFs via Linux. No momento não há muito o que pode ser feito com elas, mas este é o primeiro passo para a criação de homebrews que devem variar desde ISO Loaders (responsáveis por rodar jogos “piratas” no console), até emuladores de outros consoles. Afinal, o PlayStation 3 é um console poderosíssimo, portanto é possível esperar emuladores de PS2, N64, GameCube, e por que não Wii?

Pode ser difícil para muitos acreditarem, mas a verdade é que os hackers responsáveis pelos desbloqueios dos consoles não pensam em pirataria. O próprio KaKaRoTo é exemplo disso, como ele diz em seu blog: “…o Custom Firmware servirá somente para instalações futuras de homebrews, e não permitirá pirataria. Pretendo deixá-lo dessa forma.”
Porém sempre há aquelas pessoas que querem ganhar dinheiro com o esforço dos outros, e esse pode ter sido somente mais um passo para a pirataria no PS3.

E como a gente sabe, a pirataria traz malefícios para a indústria.

Fonte: KaKaRoTo’s Blog


Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.


  1. Como se a indústria não se preocupasse apenas com o seu lucro na base da desgraça dos homens, tá aí a indústria de cigarros,bebidas e entre outros. Melhor parar com essa hipocrisia de "vamos ajudar" a indústria, ela não tá nem aí pra você. A realidade da maioria dos brasileiros é outra e pagar 200 reais em um único jogo é bizarro, FORA da nossa realidade. No final são os engravatados que faturam como desejar e o fato de você piratear jogos não vai fazer muita falta, já quem sustenta o mercado dos games são os países desenvolvidos e lá tudo é mais fácil . É contra pirataria? Beleza, mas respeite a realidade dos brasileiros que é completamente outra. Nintendo, Microsoft, Sony...primeiramente eu penso em mim, não me importo com a indústria,me importo comigo. O capitalismo só deseja ver os homens se matando e assim vai continuar.

    ResponderExcluir
  2. @Riodenis nunca vi tanta besteira reunida no mesmo lugar. Seguindo a sua linha de pensamento, já que você acha os preços injustos, você prefere ir contra a lei e piratear os jogos. Sendo assim, eu, considerando os valores cobrados por automóveis nos dias de hoje um absurdo, simplesmente irei contra a lei e vou roubar o carro que quero ter na minha garagem. E está tudo bem assim, e ai de quem falar que eu estou errado, afinal, tem que respeitar a minha realidade.

    Pirataria faz mal para a indústria. Pirataria é contra a lei. E quem vai contra a lei deveria estar na cadeia, pelo simples fato de que você vive num país com leis e deve obedecê-las. Se você não discorda das leis, está na hora de repensar o seu voto nas próximas eleições.

    Att,
    Gerson

    ResponderExcluir
  3. Caras cada um tem um ponto de razão.

    O Riodenis está certo sobre a realidade dos brasileiros e o Gerson sobre as leis.

    É fogo, sempre vai haver discussão sobre isso e a galera vai continuar se matando discutindo isso... =P

    Mas se analisar o que o Kakaroto falou fica legal, ele não vai usar para o lado pirata mas sim para utilizar o potencial que o console tem e não é utilizado.

    ResponderExcluir
  4. Usar como base um comentário pragmático com essa sua verdade absoluta também não é besteira, hein? Vai dizer que a vossa santidade nunca baixou um álbum de música ou um filme pela internet? Muito bonito o discurso de vamos andar na lei (como se as leis impostas na sociedade fossem justas) e blábláblá.
    O exemplo de roubar um carro e piratear jogos é igualzinho, né? Só falta vc dizer que nos olhos de Deus todo crime tem o mesmo peso na nossa ficha de pecado. Com todo respeito, essa é a minha visão e vou continuar votando em você sabe quem. =)

    ResponderExcluir
  5. E os preços absurdos cobrados no Brasil são por conta dos impostos absurdos, não por "ganância" da indústria. O Riodenis está revoltado com os caras errados...

    ResponderExcluir
  6. Da mema forma a bomba atômica não foi detonada pelo ciêntita que a criou. xD

    @Revoltados sem razão
    Quem pesquisa, e não cruza os braços, encontra LANÇAMENTOS por bem menos que R$200,00

    Distorcer a pirataria de "um crime" para "uma alternativa", ou "única saída" é bem mais hipocrisia que adimitir que quer jogar, mas não pagar pelo jogo.

    Sem falar que não da para comprar a taxa abusíva de impostos para games, com outros tipos de industria citados...

    ResponderExcluir
  7. Pois é, os caras que desenvolvem os jogos não têm culpa se o Brasil cobra impostos absurdos e assim encaresse o preço, por isso sempre que posso compro jogos originais. Já imaginaram: Vc cria, passando horas a fio no trampo, passa meses trabalhando pra concretizar um projeto (no caso ,um game) e depois vem alguém e piratea sua criação e vc não ganha um vintém com a venda, muito justo heim... Engraçado como muitas pessoas gastam mais de mil reais ou algo próximo disso em um console de última geração e diz que não tem dinheiro pra comprar sequer um jogo original.

    ResponderExcluir
  8. @Riodenis Eu já baixei música pela internet. E você já pagou alguma coisa que considerava caro de forma correta na sua vida? Poxa vida, somos dois hipócritas então. E é óbvio que os exemplos são idênticos, se você não achou, paciência.

    @Anônimo Aí entra um outro ponto que defendo com unhas e dentes. Acho extremamente injusto nos aproveitarmos dos trabalhos dos outros e não dar um mínimo centavo para os responsáveis. Uma coisa é se o responsável QUER distribuir de graça, outra coisa é a gente ir lá e roubar o trabalho dele, usufruir tudo que oferece e depois jogar fora (ou reclamar, como muitos fazem).

    @Bruno DS E como você mesmo disse, quem realmente se importa procura o jogo original mais barato. Eu mesmo acabo comprando de lojas internacionais online, e apesar disso não ajudar com dinheiro no Brasil, tenho certeza que uma parte do dinheiro é repassado para os responsáveis pelo produto, que é o que importa no caso.

    ResponderExcluir
  9. Okay, mano, não vamos sair da linha do respeito e deixar para que cada um julgue a sua verdade. Eu discordo de você e você discorda de mim, faz parte, os nossos pontos de vista estão aí.

    ResponderExcluir
  10. @Morello na conta do primo re

    Legal ver que o pessoal tá com a cabeça mais no lugar e apresentando argumentos fortes numa discussão que sempre é interessante. Não estou me referindo a vocês especificamente, mas qualquer um que costuma ler discussões em fóruns da net deve sempre ver os argumentos "mimimi não pago 200 em jogo a indústria que se dane mimimi". Bom saber que tem mais gente que pensa diferente por aqui.

    Como o Bruno bem falou, existem vários métodos para obter jogos por um preço justo. Podemos citar a aquisição de jogos após o hype de lançamento (onde o preço SEMPRE é mais alto, obviamente), importação (lançamentos costumam sair por, no máximo, 100 reais) ou mesmo comprar jogos usados (já vi jogo de DS original custando menos de 20 reais por serem usados).

    Bom, não é de meu interesse forçar ninguém a usar só originais ou algo do tipo. Apenas quero deixar claro (como alguns já fizeram) que existem métodos de pagar mais barato pelos jogos e que alguém que gasta R$1000,00 num PS3/360 pode sim pegar originais. Veja só, eu costumo usar originais de PC, plataforma mais pirateada de todas. E acreditem, depois de comprar Assassin's Creed por 35 reais (já com frete incluso), posso dizer que usar originais é a melhor coisa que faço. O feeling é outro, totalmente diferente de um torrent.

    ResponderExcluir
  11. Gerson Faria você é um hipócrita, um sem noção exibido! Claro que todos prefeririam comprar o jogo original se o preço fosse justo, ninguém gosta de ter que baixar o jogo! Mas para alguns é a única opção. Quem nunca baixou algum conteúdo ilegal na internet que atire a primeira pedra! Todos já baixaram algum tipo de música, vídeo ou jogo... e é ilegal do mesmo jeito.

    Concordo que o problema não é a indústria de jogos em si, mas a indústria dos impostos no Brasil... tenho primos que moram nos EUA e só compram jogos originais, eles tem vários e não são ricos, pelo contrário.

    Agora parem de ficar fazendo tipinho dizendo que nunca baixou um jogo ou comprou pirata. O papel dos blogs e sites como a nintendoblast é realmente prezar pelos originais e combater a pirataria, porque eles dependem disso, mas por favor não me venha com demagogia!

    ResponderExcluir
  12. Eu sou a favor de disponibilizarem jogos online que destruam os consoles de quem tentar joga-lo. E cabe a nós denunciar os sites que colocam a disposição. Eu só compro jogos originais e nunca paguei mais do que 50 dólares. Engraçado que enquanto o PS3 é bloqueado todos estão comprando e trocando jogos originais, muitos pesquisando os melhores preços, porque só um vagabundo nerd que não tira a bunda da cadeira do computador para não entender que existem diversos preços para um mesmo jogo original.....Desculpa de gente safada....

    ResponderExcluir
  13. Gabriel, o preço é injusto, isso é verdade, mas é principalmente causado pelo imposto, e se não gosta disso mude a lei ou não compre o produto, e no caso de usar produto pirata pelo menos não fique contando pra todo mundo fingindo fazer o certo... E nem começa com o argumento "Vai me dizer que você nunca pirateou", porque é ridículo.

    Enfim...
    Finalmente alguma matéria no blast que não trata Homebrew como crime :S

    ResponderExcluir
  14. PedreirodoHawaii05/01/2011, 22:23

    Ihhhhhh... tá ficando muito chato esses comentis Original Versus Pirataria.
    O que temos que torcer é que as Indústrias comecem a ter uma visão melhor da FERRAMENTA CHAMADA INTERNET. Disponibilizando
    seus produtos via Download (isso funciona muito bem no Reino Unido, baixe uma música lá e não paga, pra vcs verem o que acontece!)REDUZINDO DRASTICAMENE CUSTOS DE PRODUÇÃO, SÓ UM CEGO NÃO VÊ ISSO!!!
    Cada país tb deve fazer sua parte, exemplo a China tem controle total na rede de Internet (tá não foi um bom exemplo, mas por favor entendam a minha linha de raciocínio, ok? rsrsr)... Enquanto a HIPOCRISIA CAPITALISTA IMPERA, EU SOU A FAVOR DOS VAGABUNDOS NERDS QUE NÃO TIRAM A BUNDA DA CADEIRA.Enquanto as indústrias de Games,Música etc... não RESPEITAREM MEU PAÍS, NÃO DER A MÍNIMA PRO CONSUMIDOR BRASILEIRO EU CONTINUAREI COM A MINHA POSIÇAO NA SENA DARKSIDE... Comprar um produto pirata eu não compro, mas baixar eu baixo mesmo. Pirataria é CRIME, ORIGINAL é um ROUBO!!!

    ResponderExcluir
  15. Traz meleficios para meu bolso,não sou hipocrita quando tiver como piratear vou usar sim,não vou pagar mais 200 reais por um lançamento Pirataria é CRIME, ORIGINAL é um ROUBO!!! escolha seu lado e seja feliz!

    ResponderExcluir
  16. Meu windows eh pirata, e só tenho jogos piratas e programas piratas. Baixo filme, clipes pela internet de graça. Ou é isso ou é não ter... se eu não fosse ter não compraria nem dvd nem computador, e eles não levariam nada de mim mesmo. Mas fui forçado a comprar o computador o video game, então de qualquer forma os caras tão no lucro...

    ResponderExcluir
  17. Se o original fosse 10 reais eu comprava.

    ResponderExcluir
  18. ME desculpem. Mas vcs viram quanto Call of Duty Black OPS vendeu?

    Viram o tamanho dos LUCROS que a actvision teve? Mesmo sendo o Jogo mais pirateado da história?

    Então. Mesmo com a pirataria, a Activision encheu os cestos de dinheiro. A pirataria não quebrou a empresa. E vou ser sincero, acho que ela não precisa do meu dinheiro. Baixei mesmo. Aliás baixei mais de 150 Jogos de wii via torrente, e tudo guardadinho no HD do meu Wii, não preciso nem ficar trocando HD.

    Se a nintendo, sony e microsoft tiverem VISÂO DE MERCADO, ela começa a fazer distribuição on-line de "Retail Games" no proximo video game e coloca um HD parrudo no mesmo. Os custos de produção abaixam, o preço pode cair, (se a ganância deixar)o mercado EXPLODE no mundo inteiro.Eu não pagaria 50 dolares num jogo. Mas 20-25 com certeza. Assim como ja comprei no Steam

    Ta ai o Steam e On Live provando que dá. E iniciativas como a da Blizzard com starcraftII. Embora seja um pirateiro, faço questão de comprar o jogo original, pois a empresa caprichou dessa vez.

    ResponderExcluir
  19. Daniel diz:
    Carai de novo essa história? Então pro gerson faria tenho a dizer que a indústria de carro é mais ampla e oferece mais produtos para seu consumidor (mais modelos de marcas e carros) e se todos os carros fossem importados seriam muito mais caros sim. Riodenis, a solução que sempre proponho é a construção, na zona franca, de uma empresa, que gere, ao menos os jogos dos três consoles juntos (como a fábrica instalada aqui no país que produz os três modelos dos carros franceses), no Brasil, pois não incidiriam impostos estrangeiros e imposto sobre imposto. Mas ai são outros 500 e outros interesses.
    Agora pro pessoal anti pirataria, só tenho a perguntar, será que a sony não sabia do destravamento do video game, já que para a empresa japonese o que interessa, até hoje é a venda de hardware ao invés de software e não me venham com a psicologia reversa e barata de alguem, como presidente, que disse que há prejuízos quando são vendidos ps3... a cinta outra!

    ResponderExcluir
  20. Ai,ai... ainda tem gente que acha que os culpados pelos preços absurdos aqui no Brasil são as empresas de games, acorda pessoal, o cupaldo é o Governo que coloca os videogames na mesma categoria das máquinas caça-níqueis, cobrando com isso taxas abusivas.
    Agora só porque um game vendeu bem é desculpa pra piratear?
    Se vc comprou qualquer vg de última geração, tem dinheiro pra comprar jogo original, não compra porque não quer como bem disse o Bruno DS, é tão dificil admitir?
    Cmo já disseram o único meio de diminuir a pirataria é por meio da distribuição digital, infelizmente, porque prefiro as mídias físicas.

    ResponderExcluir
  21. Bem, eu só queria dizer que estou muito feliz com todas essas notícias que sem dúvida vai melhorar "o acesso" aos jogos desta nova geração. O problema da pirataria não é quem baixa um conteúdo da internet e grava para si, mas sim quem faz disso um meio de vida.

    Eu vejo dessa forma: A porcentagem esmagadora de pessoas que utilizam um backup no lugar da mídia original, não comprariam a original de qualquer forma(seja jogos, cds, dvds etc) Ou seja, não seriam consumidores do produto, e portanto, não entrariam nas margens de lucro, índices de venda da empresa.

    Ou seja, a sony vai vender mais videogames, lucro de uma pequena faixa de mercado que nem existia antes - afinal, ela nasceu pela possibilidade de usar backup dos jogos.

    Se eu falei besteira, economistas, empresários, analistas... por favor, à vontade...

    ResponderExcluir
  22. Quem defende a industria de games é um bando playboy, ou no mínimo mal informado, vivemos o monopólio de três empresas de video-game, mais uma meia duzia de produtora de jogos, que faz com que um jogo no Brasil custe meio salario mínimo, pirataria é o caralho, as grandes empresas já trabalham com essa margem de perdas, e mesmo assim lucram a rodo, a sony não veio pro brasil recentemente, porque se controlou a pirataria, mas porque houve uma melhora relativa no padrão de consumo, vamos largar de ser nerds que não se interessam pelo mundo real galera, olhem a sua volta ta tudo subindo absurdamente. E respondendo ao segundo post, as empresas de carro ganham lucros absurdos encima dos trabalhadores destas empresas, e eu não acharia um absurdo se eles tomassem a empresa para si, já que na verdade ela é um expólio de seu trabalho, agora a merda das leis só existem para regulamentar quem vai roubar com todos os direitos, as industrias que vc está defendendo.

    ResponderExcluir
  23. Mais um que não entendeu que culpa dos preços no Brasil é do Governo e não das produtoras, ô povo dificil de entender!
    Aliás, um dos motivos para Governo não retirar impostos dos jogos seria a defesa da indústria nacional de games, mas que indústria!? A Tec Toy e seus vgs "ultramodernos" ? Por isso que os polystations e os dynavisions da vida são populares por aqui, sem contar um que eu vi copiando descaradamente o design do Wii e do wiiremote.

    ResponderExcluir
  24. A analogia do carro não é igual, seria igual, se as pessoas roubassem os jogos originais das pessoas. :P

    Ou se você tivesse dito que alguém clonasse carros idênticos aos das montadoras e depois vendessem mais barato.

    Pelo seu grau de analogia eu poderia dizer que derrubar o sorvete no chão é igual a cometer um assassinato, porque os dois são coisas ruins. É óbvio que os exemplos são idênticos, se você não achou, paciência.

    ResponderExcluir
  25. O foda são esses filhinhos de papai que acabam com o dinheiro dos pais comprando jogos originais, só pra se gabarem, e acham que é barato pois se tiveram dinheiro pra comprar um vídeo game também tem dinheiro para comprar o jogo!

    Ou pior ainda são aqueles que dizem que é só esperar o jogo ficar mais barato! Ah tá... sentá lá e espera então... já comprou o seu jogo do Mario Sunshine? Porque só passando uns 10 anos para abaixar o preço mesmo...

    É um absurdo pagar 200 reais em um jogo no Brasil com o salário mínimo em 600. Nos EUA um jogo novo custa 50 dólares, mas qualquer latino pobre e explorado ganha uns 2 mil dólares por mês! Olha a diferença!

    O original é muito melhor, mais legal, não da problema, dura mais... ok, ok... mas não é a nossa realidade...

    Agora vai querer me dizer que o Ps2 venderia tão bem no Brasil se não fosse desbloqueado? O Game Cube não vingou por isso, foram desbloquear bem depois...

    E parem de puxar o saco das empresas, porque quem sai perdendo somos nós gamers... temos que pressionar, porque se não eles fazem o que quiser com o mercado... preços absurdos, jogos medíocres...

    ResponderExcluir
  26. Nossa Gabriel! Me assustei agora, com seu conhecimento de salários no exterior, e sua visão de "pressão" à industria de games, para melhorar a situação dos gamers no brasil.

    Sem palavras...

    Tirei o chapéu meu de Tiririca, da cabeça, para você.
    Parabéns, cara.

    ResponderExcluir
  27. Eu n to nem aí... gasto 200 reais e compro 200 jogos... e vc só compra 1...

    Eles q façam um sistema anti pirataria decente...

    ResponderExcluir
  28. Quem tem dinheiro tem ferrari, fazendas, aviões, ilhas...

    Se você ñ tem conforme-se e viva sem as coisas que o dinheiro pode comprar...

    ResponderExcluir
  29. Pirataria é crime, MAS BACKUP NÃO.
    Nao comprem produtos piratas e sim façam o download de um Backup e pronto. Vc nao esta fora da lei nem contribuindo com a pirataria pois vc nao esta pagando nada.
    E assim acaba a discussão.

    Quanto ao homebrew tenho certeza que sera muito interessante os que futuramente virao, pois o ps3 tem um bom hardware para rodar muita coisa.

    ResponderExcluir
  30. Não creio que o backup não seja contra a lei... na verdade acho que conta como pirataria também...

    Bruno DS posso não ser nenhum especialista, tenho amigos "latinos" que moram nos EUA. Um é pintor e sua esposa é baba, ele tem um play 3 e ela um Wii, o filho tem um Ds... só compram jogos originais... e estão na escala mais baixa de empregos, ganham os menores salários, mas mesmo assim só compram original porque é barato e viável apesar do salário.

    Agora, quero ver uma empregada doméstica que ganha 600 reais comprar um jogo de 200 para o filho! Acorda! Se você tem dinheiro bom pra você, mas todos deveriam ter o direito de jogar também...

    é caro e pronto... mas não me revolto apenas com o governo e seus altos impostos, os quais as empresas de games pouco podem fazer, mas me revolto também com esses puxa sacos de merda que acham um absurdo baixar jogos...

    Repito: DUVIDO QUE ESSAS PESSOAS QUE SÃO CONTRA A PIRATARIA NÃO BAIXEM PELO MENOS MÚSICAS NA INTERNET! DUVIDO!

    Todo mundo faz isso, e eu não estou afirmando que é legal ou correto! É a realidade...

    Agora pro trouxa que escreveu "Se você ñ tem conforme-se e viva sem as coisas que o dinheiro pode comprar..."

    Não vou nem comentar, porque pessoas egoístas assim não merecem nem atenção...

    ResponderExcluir
  31. Agora pro trouxa que escreveu "Se você ñ tem conforme-se e viva sem as coisas que o dinheiro pode comprar..."

    na verdade eu escrevi ironizando, só q não deixei claro...

    ironia a parte e um pensamento por de trás com relação ao nosso contexto...

    t+

    ResponderExcluir
  32. Ô Gabriel Tierre me explica como uma empregada que ganha 600 reais vai poder dar um wii que em média custa 900 reais pro filho? Não sei se vc sabe amigão mas quem é assalariado não pode se dar ao luxo de comprar um vg de última geração pro filho, pois exixtem contas, comida e roupa que consomem praticamente todo o salário, então não vem com essa de como uma empregada vai comprar um jogo original pro filho. É cada um que aparece... Continuo achando que se a pessoa pode gastar 1000 reais em um vg então pode comprar ao menos um jogo original.

    ResponderExcluir
  33. Com certeza alguém que tem dinheiro para comprar o Wii tem dinheiro para comprar algum jogo original... mas não 10, 15... imagina gastar 1600 reais em apenas 10 jogos?

    Não é nada legal comprar um video game e ficar preso em apenas meia dúzia de títulos porque você não pode comprar outros. Uma alternativa legal seria que as locadoras de game voltassem com tudo. Seria uma ótima forma de jogar jogos originais, combater a pirataria, e aproveitar o potencial dos consoles...

    Na época do snes e do n64 eu jogava um montão de jogos e nem precisava comprar... era só alugar.. justo e barato!

    ResponderExcluir
  34. Aaah desbloqueia logo... lança logo ps4... ja enjoei desse...

    ResponderExcluir
  35. eu acho q de alguma forma a pirataria ajuda empresas de Hardware, os dois consoles mais vendidos são o PS2 e o DS. Ambos totalmente hackeados

    ResponderExcluir

Disqus
Facebook
Google