2010 está dizendo adeus. Eu sei, você deve estar com aquele sentimento de que tudo passou rápido demais e nem deu pra aproveitar todas as emoções que os 365 dias desse ano proporcionaram. Pois bem, pra evitar que você esqueça qualquer coisa, faremos agora uma retrospectiva de tudo o que rolou em 2010 no universo Nintendo e, como não poderia deixar de ser, aqui no Nintendo Blast
Um ano movimentado
O ano de 2010 começou não muito diferente do que 2009 havia acabado. New Super Mario Bros. Wii alcançava números excelentes de vendas pelo mundo, mostrando que o bigodudo ainda tinha muita lenha pra queimar. Em janeiro, o game alcançou o surpreendente número de 10 milhões de unidades vendidas em questão de meses. O ano também começou com anúncio de NBA Jam (um prato cheio para os saudosistas), e rumores sobre um possível lançamento de uma nova versão do Nintendo DS. O início do ano também foi marcado por uma verdadeira cruzada da Nintendo contra fabricantes de software ilegal, principalmente o R4. Foi um momento importante que deu resultados consideráveis no desempenho do portátil.No início de fevereiro, foi a vez da aparição pela primeira vez o teaser do que viria a ser Pokémon Black & White, os novos games dos monstrinhos. Tivemos também a confirmação do desenvolvimento de Sonic the Hedgehog 4, considerado o verdadeiro retorno da franquia depois de anos de espera. No fim de fevereiro, o primeiro evento do ano, o Nintendo Media Summit. Na pauta, os grandes lançamentos do Wii/ DS para o primeiro semestre, incluindo novos trailers de Metroid Other M, Mario Galaxy 2 e o anúncio oficial do lançamento americano do DSi XL para o dia 28 de março.
Em março, foi a vez do Wii atingir a surpreendente marca de 10 milhões de unidades vendidas no Japão – números excelentes para um mercado que cada vez se apequena mais. Março também marcou mais uma edição da Game Developers Conference, apesar da Nintendo e seus consoles terem permanecido o evento todo no completo ostracismo, semelhante ao que já havia acontecido em 2009. Março também marcou a vinda do sempre simpático Charles Martinet (sim, o dublador do
Mario) ao Brasil.
No final do mês, uma bomba: em um release a Nintendo anunciava o desenvolvimento do Nintendo 3DS, um portátil com tecnologia 3D sem a necessidade do uso de óculos. A estreia também já tinha data para acontecer: E3 2010, em julho.
Ainda no primeiro semestre, tivemos um pouco da força do fenômeno Just Dance, que colocou todo mundo pra dançar no Wii, o lançamento do DSi XL no Brasil em abril, o anúncio pela Level 5 do primeiro game do 3D, Time Travelers; o primeiro trailer de Call of Duty Black Ops, a revelação de Wii Party, o anúncio dos iniciais e lendários de Pokémon Black & White (que deixou os fãs ouriçados) e o novo recorde da série Monster Hunter no ocidente, alcançado por Tri.
Na metade de junho, foi a vez do mundo voltar os olhos para Los Angeles. Era lá que acontecia a E3, maior evento do tipo no mundo. E a feira não decepcionou: logo no primeiro dia teve a divulgação de novas informações sobre o Natal – incluindo o novo nome, Kinect; o anúncio do X360 Slim e um batalhão de games.
Mas a surpresa real estava marcada para o dia seguinte. Durante a coletiva, a Nintendo anunciou verdadeiras hecatombes, como Donkey Kong Country Returns, o esperado Zelda Skyward Sword, Mario Sports Mix, Kirby’s Epic Yarn e um retorno triunfante de Epic Mickey (só pra citar alguns)
Mas, esse era apenas um aperitivo para o que viria na sequencia: O anúncio oficial do Nintendo 3D com um batalhão de jogos respeitáveis das principais franquias como Paper Mario, Kingdom Hearts, Metal Gear Solid, Resident Evil, Street Fighter – até culminar no impactante anúncio de um remake de Zelda Ocarina of Time. Nos meses seguintes não se falou em outra coisa: o portátil da Nintendo dominou as discussões e se tornou o grande objeto de desejo para praticamente todos os gamers. A apresentação surpreendente só serviu para aumentar ainda mais as expectativas depositadas sobre ele.
2010 ainda nos reservou o aumento da expectativa em cima de The Last Story após a divulgado do primeiro trailer em agosto. No mesmo mês, gamers, políticos e jornalistas se uniram no projeto Jogo Justo, que pretende conseguir a redução dos impostos dos games. Fez barulho, conseguiu atenção e o apoio de grandes redes de lojas do país. No ano, ainda tivemos o lançamento das respostas de Sony (Playstation Move) e Microsoft (Kinect e toda a polêmica) para o domínio de mercado da Big N.
Quase no fim do ano, a Nintendo ainda nos presenteou com mais uma coletiva onde anunciou a data de lançamento do 3DS e uma porrada de novidades. E como as surpresas não poderiam parar, ainda teríamos o anúncio do crossover entre as séries Professor Layton e Ace Attorney.
E a Nintendo não para de crescer…
2010 foi o ano onde, de maneira geral, bastante complicado. Primeiro porque a crise mundial afetou diversos setores do entretenimento mundial, deixando todo mundo com um pé atrás. Curiosamente, os games não foram tão afetados quanto se esperava. No fim, o único console a ter queda em seu número total de vendas foi o Wii – apesar de que mesmo assim o console da Nintendo ainda permanecer como o grande líder.
Entre os softwares, a Nintendo mostrou que o domínio de suas principais franquias ainda é absoluto. Embora Call of Duty Black Ops tenha sido o game mais vendido e rentável de 2010, a Big N não fez feio e conseguiu rechear a lista dos mais vendidos – e olha que alguns games presentes no ranking nem foram lançados em 2010. A força das grandes franquias fez com a Nintendo conseguisse manter os bons números e encerrasse 2010 com mais de 82 milhões de Wii e 143 milhões de DS vendidos ao redor do globo
- Wii Sports – Nintendo – Wii - 14,532,357
- Wii Sports Resort – Nintendo – Wii – 10.532.357
- New Super Mario Bros. Wii – Wii – 9.964.962
- Call of Duty Black Ops – Activision – X360 – 9.078.667
- Wii Fit Plus – Nintendo – Wii - 7.853.983
- Halo: Reach – Microsoft – X360 – 7.088.110
- Call of Duty Black Ops – Actvision – PS3 – 7.069.916
- Pokémon Heart Gold/ Soul Silver – Nintendo – DS – 6.228.929
- Super Mario Galaxy 2 – Nintendo – Wii – 5.524.938
- Pokémon Black & White – Nintendo – DS – 4.800.169
- Kinect Adventures – Microsoft – X360 – 4.457.949
- Mario Kart Wii – Nintendo – Wii – 4.266.580
- Just Dance – Ubisoft – Wii – 4.190.765
- Gran Turismo 5 – Sony – PS3 – 4.111.903
- Wii Party – Nintendo – Wii – 3.835.104
- Red Dead Redemption – Take 2 – X360 – 3.795.501
- Just Dance 2 – Ubisoft – Wii – 3.460.419
- God of War III – Sony – PS3 – 3.423.365
- Mario Kart DS – Nintendo – DS – 3.348.714
- FIFA Soccer 11 – EA – PS3 – 3.306.338
E o Nintendo Blast não para de crescer…
Esse foi o ano em que o Nintendo Blast mais cresceu. Pensando nisso, resolvemos enumerar o tamanho do nosso trabalho – e de certa forma o tamanho do respaldo que você leitor deu ao nosso trabalho:- 1.532.344 pageviews (+208,56% em relação a 2009)
- 654.971 visitas (+235,31% em relação a 2009)
- 3.322 seguidores no Twitter
- 2.242 posts publicados ao longo de 2010
- 1.169 usuários registrados no Fórum Nintendo Blast
- 950 leitores de Feed
- 59 games relembrados no Blast from the Past
- 57 games analisados
- 25 novos personagens ganharam Perfis exclusivos
- 20 prévias publicadas
- 15 Top 10 diferentes, que semearam a discórdia nos comentários
- 12 edições da Revista Nintendo Blast
- 11 itens foram detalhados em matérias especiais na coluna Item Box
- 6 fases cabeludas foram relembradas no Stage Select
- 5,5 - a pior nota dada em um review; feito de Splinter Cell Double Agent (Wii)
- 2 novos games ganharam nota máxima do Nintendo Blast, Super Smash Bros. Brawl e Super Mario Galaxy 2
- Top 10: Jogos que marcaram o Nintendo 64
- Top 10: Melhores games do Super Nintendo
- Prévia: Pokémon Black & White
- Muitas novas fotos do 3DS
- Nintendo 3DS enfim ganha data de lançamento e preço
- Inazuma Eleven 3: Challenge to the World usará cartão 4-Gigabit do DS
- Top 10: Jogos inesquecíveis da Disney no NES
- [Atualizado] Pokémon Black e Pokémon White são anunciados, lançamento no fim do ano no Japão
- Guitar Hero: Warriors of Rock tem novas guitarras e músicas anunciadas
- Nintendo 3DS: potencialmente prejudicial para crianças
2010 é um ano que marca o início de um novo futuro para o Nintendo Blast. Em pouco mais de dois anos de idade, conseguimos conquistar o respeito de você leitor, oferecendo conteúdo de qualidade e introduzindo inovações. – Tudo isso sempre com empenho, uma característica sempre muito marcante da equipe que produz o site e a Revista Nintendo Blast.
Aliás, a Revista Nintendo Blast se consolidou como uma das principais publicações digitais do gênero, oferecendo mensalmente um volume grande de conteúdo de qualidade, rivalizando com nossas “concorrentes” impressas. Em 2010 ainda estreamos um novo layout, consolidamos um dos fóruns de discussão mais movimentados do país quando o assunto é Nintendo e firmamos uma parceria de conteúdo com a Nintendo World, simplesmente a revista oficial da Nintendo no país.
O ano ainda foi marcado pela presença da equipe Nintendo Blast em vários eventos, como o lançamento oficial de Donkey Kong Country Returns no Zoológico de São Paulo, a Brasil Game Show no Rio de Janeiro e o Ressaca Friends, onde a equipe fez bonito nos torneios de Wii e DS.
Foi um ano importante, onde só temos a agradecer a vocês que diariamente acompanham o nosso trabalho. Esperamos que nossos laços só se estreitem em 2011. Que venha o ano novo e que ele seja repleto de bons games, boas surpresas e felicidades para todos nós!